5 principais pontos turísticos da França fora de Paris
Quando pensamos em pontos turísticos da França é muito comum logo imaginarmos a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame, ambos monumentos de Paris. Entretanto, as atrações da França não estão restritas à sua capital, há muitos outros monumentos espalhados pelo país que merecem sua visita. A seguir, listamos os 5 pontos turísticos da França importantes e algumas informações sobre eles :
1. Palácio de Versalhes, Versailles – França
Versalhes é uma cidade histórica, foi sede do poder político francês durante um século, de 1682 até a Revolução francesa em 1789. A maior atração da cidade é o Château de Versailles, um castelo imponente que abrigou a monarquia francesa durante esse período.
Inicialmente criado para ser um pavilhão de caça do Rei Luís XIII, o Palácio de Versalhes foi sendo ampliado a partir da ocupação da família real do rei Luís XIV (o Rei Sol), mas até os dias atuais conserva a história da monarquia absolutista da França através dos móveis da época, obras de arte, arquitetura barroca e dos seus imensos jardins, ornamentados com estátuas, fontes e vasos de flores.
O Palácio é um monumento espetacular, visita obrigatória a todos aqueles que estão a passear pela França. Versalhes possui mais de 700 quartos e 352 lareiras. Os ambientes mais famosos do palácio são a Capela Real e a Galeria dos Espelhos, local onde eram realizados os bailes reais e onde, em 1919, o Tratado de Versailles foi assinado pondo um fim à Primeira Guerra Mundial.
2. Castelo de Chambord, o gigante de pedra – Vale do Loire, França:
Localizado no Vale do Loire, França, o Castelo de Chambord impressiona a todos por sua beleza. Chambord foi construído no século XVI para servir como um pavilhão de caça ao Rei Francisco I, por esse motivo, o seu interior não possui tanto esplendor nem mobiliários, mas ainda assim impressiona pelos seus 426 quartos, 282 lareiras e 83 escadarias.
Uma das principais atrações do Castelo de Chambord é a escada de dupla hélice, cujo planejamento atribui-se a Leonardo Da Vinci. O gigante de pedra é listado como patrimônio mundial da Unesco desde 1981 e atualmente possui um hotel quatro estrelas em seu pátio, o Hotel Relais de Chambord, que possui 55 quartos e suítes majestosas para receber os visitantes do castelo.
3. Catedral de Notre-Dame de Estrasburgo, França:
Construída entre os anos de 1176 – 1439, a Catedral de Estrasburgo é considerada a atração mais icônica da cidade de Strasbourg, na França. Também conhecida como Catedral da Nossa Senhora de Estrasburgo, a igreja já foi considerada o prédio mais alto do mundo entre os anos de 1625 a 1874, mas perdeu seu posto em 1880 para a Catedral de Colônia, na Alemanha. Ainda assim, ocupa o 4º lugar entre as igrejas mais altas do mundo.
Localizada no Centro Histórico de Estrasburgo, na França, a Catedral de Notre-Dame de Estrasburgo possui uma arquitetura predominantemente gótica, mas com vestígios do estilo romântico. Depois da maravilhosa arquitetura, a atração mais visitada no interior da igreja é o relógio astronômico, cuja construção data de 1570 e ainda funciona perfeitamente até os dias de hoje.
A Catedral de Estrasburgo é considerada um dos mais bonitos museus de arte sacra do mundo, vale a pena uma ou mais visitas.
4. Museu Picasso – Antibes, Riviera Francesa
Antibes é uma das cidades mais visitadas da Riviera Francesa, seja por sua beleza natural ou por abrigar o Museu Picasso. Inaugurado no ano de 1946, o museu fica localizado em um antigo castelo, o Château Grimaldi, construído sobre as fundações da antiga cidade grega de Antipolis.
Pablo Picasso morou no castelo cerca de seis meses, durante o ano de 1946. O artista doou obras notáveis para o museu, como as pinturas “A Cabra” e “La Joie de Vivre”. Atualmente o museu abriga 245 obras do artista e foi o primeiro museu do mundo dedicado a Picasso.
5. O Parque Arqueológico de Lyon, na França
Lyon é a segunda maior cidade da França e possui um rico patrimônio arquitetônico, cultural e histórico. Fundada no ano 43 a.C, Lyon já foi capital da antiga Gália Romana e possui várias ruínas desta época e medievais. Os tradicionais bairros de Lyon (Vieux-Lyon, Fourvière, Presqu’ile e Croix-Rousse) são listados como Patrimônio Mundial pela Unesco, pois cada um conserva um período da história.
Entre as atrações medievais mais expressivas de Lyon podemos destacar as ruínas de um teatro romano, descoberto há pouco mais de sessenta anos, após escavações. O teatro romano (Theatre Antique) fica localizado no Parque Arqueológico de Lyon, do qual fazem parte o museu da civilização galo-romana e o Odeon. O Museu Galo-Romano possui um rico acervo composto por objetos que retratam o passado Romano de Lyon.
Em Lyon, conheça nossa guia brasileira residente e visite a cidade e região.
E você, gostou de conhecer alguns pontos turísticos da França além da capital?
Conte conosco e com nosso parceiro GIMtravel para organizar sua visita.
Entre em contato !