La Tour d’argent tem agora o Chef Philippe Labbé que toma as rédeas da cozinha colocando o LTA (La Tour d’Argent) entre os meus top 10 restaurantes de Paris. Eleito chef do ano em 2013 pelo Gault e Millau, Labbé trabalhou no famoso restaurante L’Arnsbourg à Baerenthal (Moselle), Plaza Athénée e no Shangri-La em Paris.
O legendário restaurante
Hoje, com toda essa bagagem, ele incorpora ao legendário restaurante um cardápio contemporâneo onde a “goumandise” se esbalda.
( Essa foto foi tirada por mim da vista da nossa mesa :- )
La Tour d’Argent e sua vista
La Tour d’Argent é o mais antigo e famoso restaurante de Paris foi fundado em 1582, já teve como clientes vários Reis e outras tantas famosas personalidades do mundo como o rei Henri IV, o imperador japonês Hirohito, Winston Churchill, Theodore Roosevelt, Mikhail Gorbachev, John Kennedy, Charles Chaplin.
Ficou famoso devido a vista panorâmica do rio Sena e Catedral de Notre Dame e a famosa receita do pato numerado em francês Caneton Frédéric Delair, feito com seu próprio sangue e servido em duas etapas. O seu preparo final é realizado na frente do cliente, no meio do salão chiquérrimo do restaurante, com direito no final do jantar a um cartão com o número do pato. Todo esse espetáculo virou um mito da culinária mundial.
Semana passada, aproveitando a ocasião de estar com a minha amada avó em Paris resolvi levá-la para passar um momento de sonhos, sim de sonhos, salões decorados com velas e flores e mesas perfeitamente postas, como uma peça de teatro, garçons que circulavam rapidamente com toda a elegância francesa isso sem contar uma das vistas mais lindas do mundo.
Confesso que fiquei surpreendida com a cozinha de Labbé, as receitas em perfeito equilíbrio, explosão de sabores e perfumes, pratos bem apresentados e refinados, foi realmente INCRÍVEL, tenho certeza que em 2017 obterá 2 estrelas. Vale lembrar que o LTA já teve 3 estrelas perdeu duas de suas estrelas, mantendo apenas uma.
O menu
Optamos pelo menu “déjeuner” a 105 euros por pessoa (super recomendo), nos deu a oportunidade de conhecer de A a Z os sabores do chef.
*** Muito importante: Para todos aqueles que desejam degustar o pato emblemático da casa deverão pedir com antecipação no momento da reserva, mínimo dois dias antes ***
Os vinhos
Com uma carta de vinhos com mais de 350.000 garrafas, La Tour d’Aregnt tem uma das maiores adegas do mundo e com todo uma história em torno dela. Laurent Jotteur, sommelier nos ajudou a escolher um bom vinho para acompanhar nosso almoço.
Começamos a descobrir o talento do chef com os deliciosos “miches en bouches”,
O restaurante gastronômico
Primeira entrada, um velouté de cenouras coloridas, girolles, molho de pato ao curry e tâmaras.
Deliciosa lagosta em minestrone com massa garganelli ao açafrão.
Quenelles do 21e século, um prato que faz parte à mais 50 anos que esta no cardápio do LTA, Labbé revisitou a receita guardando a tradição e os sabores mudando a apresentação bem mais refinada.
Filé de Saint-Pierre ao molho de citronela, gengibre, girolles, tomatinhos e rabanete, muito saboroso e leve.
Uma opção para degustar o maravilhoso pato é pedir este prato. Filé de pato com especiarias, legumes do outono e emulsão de vinagre alcaçuz.
Fique encantada com a pré-sobremessa, um creme de queijo branco, merengue e molho ao azeite de oliva.
Mais gourmandises, merengue, macarrons, chocolates, tortas de framboesas e yuzu.
Chocolate ao leite, sorvete de caramelo e mousse de chocolate branco.
Outra dica é conhecer a boutique do restaurante, o querido Dominique REICHNANN que poderá explicar com detalhes todos os produtos da loja em especial o mel de abelhas que é produzido em cima do restaurante.
Não deixem de reservar com antecedência e pergunte a recepcionista se ela poderia reservar uma mesa no salão de baixo de preferência ao lado da parede de vidro.