O que Che Ghevara, Carla Bruni, Pablo Picasso e a princesa Charlene de Mônaco têm em comum? Todos são ou foram adeptos da boina como acessório. E a boina de uma marca em especial, a Laulhère. Esse tipo de boné sem aba que tem a forma chata e redonda e que normalmente é feito de lã de ovelha.
As boinas francesas
A boina está para a França como a baguete ou a camiseta de listrada. Faz parte de uma lista de clichês que simbolizam o savoir-vivre dos franceses. “A boina não deixa a pessoa mais ou menos na moda. Ela funciona como um underline para a personalidade da pessoa. Pablo Picasso era mais Picasso com a boina e Che Ghevara, também”, diz, Rosabelle Forzy, proprietária da tradicional marca francesa, Laulhère. Rosabelle, aos 33 anos e vinda do universo da tecnologia, resolveu investir na marca que corria risco de ir à falência.
A Laulhère é uma marca que resiste ao tempo e é a última com as máquinas funcionamento em toda a França. Fundada em 1840, com uma fábrica localizada ao pé dos Pirineus, no sudoeste do país, ela até hoje fornece as boinas oficiais do exército francês e muitos outros pelo mundo afora. Toda feita artesanalmente na fábrica, da produção dos fios, passando pela coloração ao acabamento, uma boina de lã merino ou mohair (lã feita com os pelos da cabra angorá) da Laulhère pode levar até dois dias para ser confeccionada. Uma preciosidade que ainda é a prova d’água e tem propriedades antibacterianas. Com o tempo, perdeu terreno para as boinas fabricadas na China, que invadiram as lojinhas dos turistas à preços incomparavelmente mais baixos.
Agora, seguindo a tendência de um mercado da moda que começa a valorizar o artesanal, o feito à mão com história e savoir-faire, Rosabelle, reuniu uma equipe de estilistas para dar um toque de juventude e renovar, com atitude e graça, as boinas da marca.
Num estúdio montado em Belleville, em Paris, acompanhamos o foto shooting da coleção inverno 2017, que vem cheia de pérolas bordadas, paetês, pinturas feitas à mão, apliques de pompons e até corações. Um luxo que dá vontade de usar. Provei uma boina de mohair em tom de rosa delicado e entrei no clima. Ressaltando que ela não pinica e nem coça a cabeça como as vendidas nas lojinhas de turistas. E se você é fashionista de plantão, saiba que a boina além de clássica está super na moda. É um acessório que pode ressaltar sua personalidade em looks de festa ou dia-a-dia, como fez o estilista Karl Lagerfeld, para o desfile Cruise Collection da Chanel, para 2017. Nada mais chique e francês!
Mais informações: www.laulhere-france.com
Nova loja: 83 Rue des Moines, 75017 Paris
História inspiradora!!