A Pigalle descolada, frequentada por parisienses bacana é a região chamada de SoPi, que é o diminutivo para South Pigalle. A nova área bacana de Paris, foodie e bobo. Fica em torno da rue des Martyrs até a Notre -Dame de Lorette, passando pela place St Georges ou pela charmosa place Toudouzé, cheia de bistrôts.
Inclui uma parte da outra área conhecida que é a “Nouvelle Athènes”, nome dado em função de sua arquitetura néo-classica, que foi muito frequentada na época do Romantismo em inicio do séc. XIX. por escritores, artistas e atores como Eugène Delacroix, Gustave Moreau, George Sand, Alexandre Dumas, Frederic Chopin, Victor Hugo, Pissarro, Paul Gauguin, etc. Essa micro-bairro tem algumas ruas com hôtels-particuliers que a tornam a aréa mais cara para os imóveis do 9ème arrondissement.
Alguns exemplos, o square Orléans e o “hotel particulier” da cortesã La Païva na Place St Georges:
E é uma excelente oportunidade de visitar o Musée de la Vie Romantique (16, Rue Chaptal) e seu salão de chá. Confira nosso artigo, clique aqui.
Alguns dizem até que em alguns anos vai ficar hype como o Alto Marais… Se olharmos os restaurantes que se instalaram por ali, já não deve nada. Aqui vão nossas dicas dos novos chefs e seus bistrôts: Restaurant et Cave Le Miroir (94, rue des Martyrs), Pantruche (3, Rue Victor Massé), Les Affranchis (5, Rue Henry Monnier, na place Gustave Toudouzé), Casa Olympe (48 Rue Saint-Georges), Les Canailles (25, rue la Bruyère), La Maison Mère (4 Rue de Navarin), La Pizetta (22 rue Trudaine) e, a referência dos restaurantes orgânicos o The Rose Bakery (46, rue de Martyrs)… sinal derradeiro que o lugar é bacana !
Para uns drinks ir no L’Embouscade que é o spot da equipe do Baron (47 rue de la Rouchefoucault) ou no Le Mansart (1 rue Mansart), no estilo anos 50 QG do pessoal “arty”. Para um after o Le Lautrec é uma opção bacana, com uma mix de música eletrônica numa cave …
E, claro, não podemos deixar de falar do Hotel Amour (www.hotelamourparis.fr), que pertence a Thierry Costes, o boutique hotel dessa região. Num dia de verão, o terraço deles é bem procurado !
Nessa região agora tem também um Chef pâtissier muito bom, o Sébastien Gaudard, com sua Pâtisserie des Martyrs (22, rue des Martyrs). Para uma parada bem gourmande…