O mercado das Pulgas e de Antiquários de Saint-Ouen, do lado de Paris, ou seja, o Marché aux Puces de St. Ouen ocupa 7 hectares e é hoje o maior do mundo. Tem o mercado de rua com venda de roupas ou de barraquinhas de produtos e badulaques diversos. Mas o mais interessante, são os mercados de antiquidades contando com cerca de 400 stands de antiquários, galerias de arte, lojas de design e “brocantes”. Desses mercados, recomendamos a visita do mercado Paul Bert Serpette que é o mais qualitativo e frequetado por experts em antiguidades.
Visita do Mercado das Pulgas
Os melhores dias para ir são: na sexta-feira de manhã para cruzar os profissionais de arte, no sábado de manhã para “chiner” e flanar. Sábado à tarde é gostoso, mas tem muita gente e é mais para passear … No domingo é dia para comprar, porque no meio de tanta gente estão todos os experts procurando boas oportunidades. No entanto, fique prevenido, é bom ser u conhecedor para saber avaliar as peças e sua autenticidade e, sobretudo, a adequação do preço ao estilo e época.
Os diferentes mercados de antiquários
Existem vários mercados e os mais bacanas são o Paul Bert & Serpette.
Criados por Alain Serpette são, sem dúvida, os mais seletivos e uma referência internacional onde você encontra peças de primeira qualidade, que sejam peças de antiquários ou mais recentes, anos 20/30 ou pós-guerra. Veja o site deles para mais informação: www.paulbert-serpette.com e, sobretudo, o instagram deles que mostra bem a variedade de objetos: www.instagram.com/paulbertserpette
Outro mercado que vale a visita é o Biron. Foi criado em 1925 e tem 220 stands. Muito conhecido por aqueles que gostam de Art Déco.
No mercado Mallassis, no Stand 76, fica os “Établissements Lefaucheux”, uma caverna de Ali Baba onde se encontra uma escolha enorme de produtos para conservar ou restaurar todo tipo de material: bronzes, cobres, couro, pisos, móveis, etc. Poderá salvar a vida de um objeto que você adora !
Mercado das pulgas de roupas
Existe, claro, o mercado mais popular com roupas de todos os tipos, este fica perto do metrô Porte de Clignancourt, pelo qual as pessoas normalmente chegam. No entanto, aqui fica a maior dica: evite esse metrô e essa região que é bem popular, suja e feia !
Como chegar em Saint-Ouen
Prefira chegar pelo metrô Garibaldi, andar 5 minutos a pé em ruas praticamente vazias (andar até a rue des Rosiers), e voce se depara rapidamente com o Marché Paul Bert / Serpette, do bom lado. Muda toda a impresso inicial …
Informações práticas
O Marché aux Puces abre nos seguintes dias:
– sábado, das 9h as 18h
– domingo, das 10h as 18h
– segunda-feira, das 11h as 17h
Marché Paul Bert
96, rue des Rosiers ou 18 rue Paul Bert em St. Ouen 93400
Marché Serpette
110, rue des Rosiers em St Ouen 93400
www.paulbert-serpette.com
Marché Biron
85, rue des Rosiers em St Ouen 93400
www.marchebiron.com
Marché Malassis
142, rue des Rosiers em St. Ouen 93400
Restaurantes no Marché aux Puces
Depois de “chiner” (garimpar) nas lojas de antiguidades, pense em almoçar no charmoso bistrôt Le Petit Landais (96, Rue des Rosiers), no gastronômico La Puce (17, Rue Ernest Renan), no clássico e rústico Le Relais des Broc’s (24 Rue Jules Vallès), no Gastropodes (17 Allée des Rosiers), um pequeno bistrôt informal e gostoso no marche Dauphine ou no Le Voltaire (1 rue Voltaire).
O restaurante mais badalado do Marché, mais pela gente bonita do que pela comida (apesar que o hamburger é bom ..), é o fashionista Ma Cocotte, decorado por Philippe Starck (106, rue des rosiers – sem reserva, fazer fila, deixar o nr de telefone e te chamam).
Outra opção simpática, descontraída e com boa cozinha é o café Paul Bert (20 Rue Paul Bert), sempre concorrido e cheio …
Saindo do restaurante e se dirigindo para a rue des rosiers, tem umas 3 casas com lojas de decoração, o que é bacana destas casas é na primavera pois ficam cheias de glicinas. Um charme.
Recentemente foi aberto MOB Hotel no 4-6 Rue Gambetta, com um restaurante e terraço muitos gostosos (e pizzas excelentes…). você o descobre abrindo esta porta laranja:
Um novo espaço descolado.
Vai anotando, a rue dos Rosiers e o mercado das pulgas de Saint-Ouen vão se transformar num spot concorrido, no estilo dos londrinos, só falta saber se mais para o estilo Shoreditch ou o de Portobello. A diferença vai ser certamente a gastronomia, que não devera ser internacional, afinal estamos na França … só esperemos que guarde a autenticidade.
E, para os que gostam de um restaurante das antigas, com musica típica francesa e espirito “bonne franquette”, sempre tem a tradicional “guinguette” dos anos 30, o Chez Luisette (130, av Michelet), um pouco “bastante” para turista nostálgico de outras épocas, mas vale dar uma olhada, já que fica no mercado Vernaison, que na realidade é o verdadeiro Mercado das Pulgas, com lojinhas de todo o tipo vendendo objetos de todos os estilos, claro, bem mais baratos do que os dos outros mercados que mencionamos acima …
Mapa do mercados
Abaixo um mapa para você se localizar:
Hotel
A mais recente novidade de Saint-Ouen é a abertura do Hôtel MOB, por Cyril Aouizerate, que optou por um projeto clean e apurado, quase monástico, sem televisão e privilegiando a leitura, com uma imensa livraria à disposição dos clientes. O restaurante que vai se transformar em um novo hit do March de St Ouen, é locavore et vegan. Um pouco fora de mão, a nao ser que seja um aficcionado de mercados de pulgas ou um colecionador de antiguidades e design. Veja mais aqui: www.mobhotel.com/paris (4-6 rue gambetta 93400 SAINT OUEN)
Adorei as dicas sempre que posso vou a Paris adoro o mercado mas nunca fui a nenhum.se puder mande dicas.obrigado.
Vivo no Rio de Janeiro-Brasil, mas sempre que posso, viajo para a Europa, e Paris é a
minha “Estrela Guia”, e essa é a razão de poder receber notícias da “Cidade-Luz” que ficarei muito contente.
Estou em Paris e com certeza vou até lá para conhecer o mercado de pulgas. Ótima informação