Não é preciso ir muito longe para saber que a grande maioria dos ateliers de bordados franceses fecharam suas portas nas últimas décadas. Alguns poucos, adquiridos pelos grandes conglomerados, preservam a tradição como um luxo feito para poucos.
A designer de bordados Olivia Dar
Há 17 anos, a parisiense Olivia Dar, resolveu ir em busca do bordado perdido, da arte ancestral feita à mão. Na Índia, ela resolveu abrir uma marca homônima de acessórios confeccionados manualmente. Na bagagem, levou anos de experiência na alta costura francesa, bordando vestidos para o estilista Christian Lacroix . A paixão pelo novo país, que valoriza técnicas ancestrais de bordados e a arte dos tecidos feitos à mão, fez Olivia se estabelecer rapidamente no novo continente. No atelier, localizado na pequena comunidade de Shadpur Jat, em Nova Delhi, Olivia se mostra à vontade e confortável num labirinto de mais de 200 ateliers de designers de jóias, alfaiates e ateliers de noivas que produzem luxuosos vestidos para os casamentos indianos.
Com ela e o marido, o simpático Indiano Rikki Kher, também estilista de uma grife de roupas masculina, tive o prazer de descobrir uma India artesanal, enigmática, paradoxal, moderna e caótica, ao mesmo tempo. O mais incrível foi passar 24 horas com esse casal apaixonado pela moda feita com arte e propósito, em todas as etapas.
Na coleção Olivia Dar é possível encontrar bolsas tramadas com miçangas e franjas, clutches, maxi colares e braceletes. Tudo bordado com uma impressionante riqueza de detalhes.
Sua mais recente sua paixão é retrabalhar vestidos vintage, com bordados preciosos, provenientes do Afeganistão e Ásia Central. “Eu fiquei fascinada por essas peças tão tradicionais e que tem uma riqueza impressionante de bordados. O que faço agora é manter o bordado como está. Nós retiramos todo o restante do tecido da peça e criamos um novo, normalmente em seda. Essa seda é tingida na cor exata da base do bordado e através de um trabalho manual precioso nós reaplicamos os bordados, criando uma peça nova, dentro de uma modelagem mais usável, contemporânea e com um toque mais luxuoso”, diz a estilista.
Os bordados antigos se transformam em vestidos curtos e longos ou em jaquetinhas que são puro charme. Uma delas conquistou o guarda-roupa da atriz americana Demi Moore, fã do trabalho de Olivia. Incrível é ver o trabalho em ação. São 12 meticulosos bordadeiros, 3 alfaiates e duas mulheres que fazem os acabamentos e são responsáveis pelo trabalho precioso das jóias artesanais. Cada peça é única e exclusiva.
Bordadeiros em ação
O trabalho de Olivia pode ser visto também em Paris, nas coleções e projetos em parceria com a arquiteta e designer de interiores iraniana, radicada na França, India Mahdavi. A arquiteta conquistou fama internacional com seus projetos para nomes de prestígio como a tradicional marca de macarrons francesa, a Ladurée, a Maison Valentino e os restaurantes e hotéis do grupo Beaumarly. Todas as almofadas de lã bordadas à mão e trabalhos artesanais são criados e confeccionados na Índia, por Olivia Dar.
Onde encontrar Olivia Dar na França
Boutique India Mahdavi
3 rue las cases 75007 Paris
Talisman Boutique
3 rue Joseph Quaranta, 83990 – Saint Tropez – França
Website : www.oliviadar.com
Linda matéria ! Adorei as fotos e os bordados. Parabéns!
Adorei a matéria!! Show!!