Conques fica ao norte do departamento do Aveyron, onde as altas escarpas do vale do Lot escondem uma das mais belas aldeias da França.
O vilarejo foi um centro do cristianismo. Situada em um anfiteatro natural, com vegetação exuberante, esta aldeia é, desde o século XI, uma das etapas principais no caminho de Santiago de Compostela.
Conques
Sua importância na peregrinação fez com que se tornasse Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO por dois edifícios: a abadia de Sainte-Foy, famosa por seu tímpano do Juízo Final, e da Ponte dos peregrinos atravessa o rio Dourdou.
Intacta ainda hoje desde o Ano Mil, Conques vive em uma harmonia de azul acinzentado de xisto, de calcário ocre e arenito avermelhado;
História da cidade
A história de Conques começa no século XI. Naquela época, monges empreendedores construíram, sob as bases de um antigo eremitério, uma grande abadia. Esta se tornou o depósito das relíquias de Sante-Foy, uma jovem mártir cristã que, durante dois séculos, constantemente, atraiu multidões de peregrinos para Conques devido a seus milagres.
A fama do vilarejo atingiu o seu apogeu nos séculos XI e XII. Sua riqueza seguiu a mesma tendência de crescimento, consubstanciado nos “Tesouros de Sainte- Foy”: um tesouro da ourivesaria único na Europa, que você poderá admirar em uma ala do claustro.