O atelier da L’École Van Cleef & Arpels é um espaço para explorar o universo criativo da joalheria, mergulhar no coração de gemas preciosas, manusear ferramentas tradicionais e conhecer a história da joalheria.
Atelier da L’École Van Cleef & Arpels
A proposta da “L’École Van Cleef & Arpels”, a primeira escola de iniciação no universo do design de joias e gemeologia voltada para o público em geral, que fica anexa ao prédio da joalheria da Maison, no universo luxuoso da Place Vendôme.
Inaugurado em 2012, o projeto foi a maneira encontrada pela marca para transmitir conhecimento e também a cultura do savoir-faire ao público, auxiliando na preservação das técnicas da joalheria, um trabalho artístico mantido e aperfeiçoado através de muitas gerações.
Nos últimos 15 anos, o segmento de joias tomou consciência da necessidade de preservar esses saberes, colocando em prática uma série de iniciativas para incentivar o estudo das expertises deste ofício.
Por trás de cada joia criada, existe uma série de técnicas complementares: temos o joalheiro que trabalha com metais, o lapidador, o cravejador de pedras, o cravejador de ouro, o maquetista e também o desenhista, para nomear as expertises mais básicas. Cada processo envolve detalhes minuciosos e alguns deles, menos tradicionais, já foram considerados extintos, pois pararam de ser transmitidos ao longo dos séculos.
A diretora Marie Vallenet, que me guiou na visita pelo atelier, falou sobre o caso das minaudières, pequenas bolsas para a noite, feitas em metais preciosos e cravejadas com pedras e diamantes.
A técnica empregada na sua criação fazia parte do trabalho dos “joaillier-boîtier”, um métier muito popular nos séculos XVII e XVIII, que trabalhava cada bolsa como se fosse uma pequena obra de arte, com cenas de países distantes, paisagens naturais e flores.
Minaudières da Van Cleef & Arpels
Essa técnica foi perdida com o passar do tempo, mas com iniciativas como a da “L’École Van Cleef & Arpels” pode ser retomada em breve, já que cada vez mais jovens demonstram interesse pelos ofícios tradicionais como o da joalheria, com suas heranças culturais e a beleza única do savoir-faire manual. Através do trabalho da escola, a Maison percebeu que as novas gerações estão cada vez mais interessadas em redescobrir esses elos com o passado e que estão aprendendo a utilizar a tecnologia para preservar e disseminar as tradições, trazendo uma mensagem de esperança para o futuro das artes manuais.
Além dos jovens, o segundo público principal dos cursos são as pessoas em busca de reposicionamento profissional, que desejam mudar de carreira ou mesmo descobrir e aperfeiçoar suas paixões pessoais, saindo da ideia de um percurso profissional único e linear para buscar a satisfação pessoal.
O atelier da L’Ècole Van Cleef & Arpels
A escola traz ao público 6 cursos distintos sobre o savoir-faire da joalheria, indicados para pessoas que se interessam pela criação de joias e querem conhecer um pouco mais sobre esse universo. Eu fiz o atelier chamado “Da joalheria francesa à laca japonesa”, com duração de 4 horas. Partindo da história da técnica até chegar ao processo final, temos muitas etapas bastante minuciosas, que envolvem paciência, dedicação e também uma boa dose de talento para as artes manuais.
O processo é uma imersão total no mundo da joias. Cada aluno recebe um jaleco exclusivo da Maison e o atelier começa com uma aula de história sobre o método escolhido. Aprendi sobre a laca, uma técnica ancestral de mais de 7 mil anos, considerada uma das mais antigas da arte da joalheria e que tem um processo de criação fascinante. As etapas do atelier envolvem desenho, escultura, polimento e até a incrustação de gemas, uma combinação de habilidades que exigem a união perfeita entre força e delicadeza, além de muita concentração.
Para quem quer realizar o atelier, as aulas acontecem uma vez por mês no prédio anexo à joalheria da Place Vendôme e são ministradas em francês e inglês, com módulos de cerca de 4 horas de duração, pelo valor de 200€. Mais informações estão disponíveis aqui.
Além da escola, a Van Clef & Arpels também mantém outras iniciativas importantes na preservação da história e do ofício da joalheria.
A maison é mecenas da Galeria de Joias do Museu de Artes Decorativas do Louvre, reconhecida como a segunda coleção mais importante da Europa, com mais de 5 mil jóias em seu acervo. As peças remontam a história da joalheria desde a Idade Média até a época contemporânea, mostrando um panorama geral da evolução das técnicas de ourivesaria e a sua importância ao longo dos séculos.
Como nem todas as joias ficam expostas, a maison também se dedica a editar e publicar livros pedagógicos, que levem ao público um pouquinho mais dessa cultura tão importante. O primeiro lançado foi o livro Flore, reunindo peças inspiradas pela delicadeza das flores e repleto de belíssimas fotografias que mostram todos os detalhes de cada joia, como frente, verso e laterais.
Também serão lançados outros dois livros importantes: um sobre a influência da fauna e outro sobre a interpretação da figura humana na joalheria.
A joalheria Van Cleef and Arpels sempre apresenta conferências sobre a representação da flora na história das joias, uma oportunidade imperdível para os amantes dessa arte tão rica e singular.
Imagens do livro Flore, da Van Cleef & Arpels
L’Ecole des Arts Joailliers
22, place Vendôme
75001 Paris, France
Entrada para estudantes: 31, rue Danielle Casanova
Telefone para contato: +33 1 70 70 36 00
Site: www.lecolevancleefarpels.com