Inspiradas pelo boom dos produtos feitos à mão, as bolsas de ráfia e outras fibras naturais ganharam espaço no street style e estão dominando as principais vitrines de Paris. Elas surgiram timidamente nas passarelas, em formato de cesta e fazendo referência ao estilo da musa Jane Birkin, mas logo conquistaram as ruas e o material foi reinventado, com ainda mais versatilidade. As palhas e fibras de bambu coloridas marcam presença na estação, mas o destaque principal fica mesmo para a ráfia. Retirada de uma palmeira que leva o mesmo nome, essa fibra de aspecto rústico traz um toque despojado para os looks e vai da praia à cidade sem maiores preocupações. Para o Verão 2018, as fibras naturais ganham cores vibrantes, bordados divertidos em linha e uma infinidade de tassels e pompons, garantindo um visual vibrante com toque artesanal.
Conheça as bolsas de ráfia que estão dominando as ruas de Paris
A marca francesa Des Petits Hauts foi até a ilha de Madagascar para desvendar os segredos da arte de criar bolsas de ráfia. Criadas em um workshop sustentável, as peças são feitas pelas mãos talentosas dos artesãos locais, que as produzem seguindo a sabedoria popular passada de pai para filho. Cada bolsa é única e as pequenas variações de cor na ráfia são a garantia de procedência e autenticidade.
Misturando o estilo moderno das garotas californianas com as técnicas de artesanato ancestrais do Sudeste Asiático, a Kayu traz bolsas de ráfia com franjas e detalhes de tirar o fôlego. Os produtos são feitos à mão, usando conhecimentos indígenas que foram passados de geração para geração. Cada bolsa leva dias para ficar pronta e traz toda a expertise do artista que a confeccionou, tornando a peça ainda mais especial.
A coleção da marca italiana Antonello Tedde é rica em detalhes e feita a partir de materiais eco-friendly, ressignificando séculos da tradição estética e das raízes artesanais da Sardenha. Cada bolsa leva o nome de um local histórico da ilha, com ênfase ao estilo linear inspirado pela arquitetura tradicional. Através das linhas e fibras naturais, as peças são confeccionadas à mão em fábricas gerenciadas eticamente, tudo com selo Made In Italy.
Atemporal, elegante e versátil são as três palavras que definem a marca francesa ba&sh, criada pelas amigas Barbara Boccara e Sharon Krief. Feitas com tricô de fibra de ráfia, as bolsas trazem um mix entre o rústico e o moderno, realçado pelas alças em couro e a paleta de cores quentes.
Gerard Darel também apostou nas fibras naturais para a sua coleção de verão. Até mesmo o clássico modelo 24 Hour foi repaginado, ganhando uma versão em ráfia com mini pompons. Os tons crus predominam, garantindo um charme despojado perfeito para os looks da estação.