As flores estão são inspirações recorrentes no mundo da moda. Nas últimas temporadas, a relação de amor com o tema estreitou seus laços e o Flower Power se consagrou como a principal aposta da Semana de Alta Costura Inverno 2017. Dessa vez, a inspiração aparece revigorada e com força total. Tanto nas passarelas quanto na decoração, a tendência é levada ao extremo, em maxi florais que se unem à motivos botânicos em estampas vibrantes e opulentas, cheias de personalidade.
Flower Power nas passarelas de Paris
Em sua estreia na semana de Haute Couture Inverno 2017 de Paris, a marca norte-americana Rodarte apostou pesado nos motivos florais. Eles apareceram na decoração, nos acessórios e na beleza, além de fazerem parte dos looks em forma de bordados suntuosos e rendas preciosíssimas.
As coroas de flores foram um show à parte. Criadas pelo hairstylist Oldie Gilbert em parceria com o florista Joseph Free, elas foram feitas a partir de flores naturais de gysophilia branca. Combinadas com arcos de metal e laços de seda, as coroas trouxeram o mix perfeito entre opulência e delicadeza, os pontos-chave para entender a tendência da temporada.
Nas mãos do italiano Giambattista Vali, o tema Flower Power ganhou reinterpretações majestosas. Dos curtinhos aos longos, os vestidos foram enriquecidos com bordados e aplicações florais minuciosas. Nos modelos em tule transparente, as aplicações são repetidas ao longo da peça, transformando o corpo em um jardim repleto de cores e texturas interessantes.
Na passarela da Armani Privê, os vestidos pretos recebem flores em tons de rosa, verde e azul. Tanto nos bordados quanto na estampa digital, o fundo escuro ajuda a realçar o tema floral, que ganha ainda mais personalidade através das rosas estilizadas com pegada pop.
Design de interiores se rende ao Flower Power
Mosaico floral moderno do designer Carlo Dal Bianco Bisazza
O ‘Festival de jardins de Chaumont-sur-Loire é um evento realizado anualmente no parque do Castelo de Chaumont-sur-Loire em Chaumont-sur-Loire, França. Cada ano artistas de todo mundo idealizam jardins, inspirando-se no tema escolhido que para esse ano foi o Flower Power. A influência das flores também chegou ao design de interiores, criando ambientes vibrantes e repletos de releituras botânicas. Vincent Gregoire, arquiteto e diretor criativo do departamento de interiores da agência NellyRodi, apontou que a tendência da vez são os motivos opulentos, muitas vezes com fundos escuros e detalhes inspirados no período Barroco.
Papéis de parede com inspiração na flora são aposta forte para o design de interiores.
Com fundo escuro, o tema Flower Power se sobressai ainda mais no ambiente.
Seja nos papéis de parede ou ainda nos objetos decorativos, as flores se apresentam como uma colagem melhorada da própria natureza. Os motivos são vibrantes, com folhas em verdes profundos e muitos tons de vermelho, amarelo e turquesa para as flores. Em um híbrido de fantasia, a flora e a botânica se unem, entrelaçando frutas, flores, folhas e pétalas.
Aparador Moissonnier
Sofá Canapé Kartell