Um acessório cheio de charme e história está fazendo a cabeça das mulheres no verão europeu. Estamos falando do Chapéu Panamá, um clássico da moda, cujo processo de confecção tradicional foi declarado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Apesar do nome, o chapéu Panamá é, na verdade, original do Equador, produzido principalmente nas cidades de Cuenca e Montecristi. Ele recebeu esse nome porque o presidente estadunidense Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao canal do Panamá, em 1906. Como os trabalhadores do canal usavam esses chapéus para proteger-se do calor, eles acabaram sendo conhecidos como “panama hats” e assim conquistaram sua fama mundial.
Explorando Cuenca e a tradição dos chapéus Panamá
Uma das principais atividades econômicas da cidade andina de Cuenca é a produção dos sombreros de palha toquilla. Os panamás genuínos são feitos completamente à mão, com finas fibras de palha branca trançada, resultando em um chapéu maleável e flexível, ideal para os dias mais quentes. Dependendo da qualidade da fibra, o valor de cada peça pode chegar aos US$ 3 mil, cerca de R$ 7 mil.
Na cidade, visitamos o Museo del Sombrero de Paja Toquilla para conhecer melhor o processo de confecção dos chapeus Panamá. Juan Fernando Paredes gerencia o museu e também comanda a marca Juan Paredes S. e Hijos. Ele foi o nosso guia, demonstrando todo o passo a passo da confecção dos tradicionais acessórios.
O Museo del Sombrero de Paja Toquilla fica na Calle Larga 10-41 e está aberto para visitação de segunda a sexta das 9h às 18h, sábados das 9h30 às 16h e domingos das 9h30 às 13h. A entrada é gratuita e o contato pode ser feito através do email gerencia@sombrerosecuatorianos.com. Aproveite para conhecer o espaço e garantir um lindo chapéu Panamá feito sob medida!
Chapéu Panamá é o acessório perfeito para os dias de calor
As peças em palha e ráfia são uma tendência forte para as estações mais quentes, transformando o chapéu Panamá em uma aposta certa para o verão. Apesar do seu material mais rústico, ele é perfeito tanto para a praia quanto para a cidade, criando looks leves e cheios de frescor.
Em Paris, você pode visitar o ateliê da marca La Cerise Sur le Chapeau e encomendar seu chapéu Panamá personalizado, em uma experiência bastante intimista, que já mostramos aqui no Paris Mania. Para quem estiver fora da cidade, há também a opção de criar o acessório pelo site da marca, escolhendo as cores, detalhes e materiais.
La Cerise Sur Le Chapeau
La Cerise Sur Le Chapeau