Uma das inúmeras coisas que tornam Paris incrível é a arte de rua, o street art. Em todos os cantos dessa cidade de beleza e arquitetura predominantemente clássica, a gente encontra intervenções urbanas. Sejam nas paredes, seja no chão, nas placas de rua, nos bueiros. É contrastante e ao mesmo tempo super harmonioso.
Street Art em Paris
A arte de rua de Paris tem uma característica bastante própria. Ao contrário dos grafites populares em todo o mundo, os artistas franceses trabalham mais em transformar lugares ou inserir uma peça que sirva como um segmento fundamental de um local. Isso levou os primeiros artistas de rua franceses a se serem percursores em instalações de arte urbana , indo além do grafiti.
A arte urbana começou a aparecer em Paris em 1968 mas realmente despontou na década de 80 com grandes nomes como Bleck Le Rat.
O Francês Blek Le Rat deu a luz a muitos dos artistas de rua mais famosos do mundo hoje. Um dos pioneiros mais influentes da arte de rua, ele dominou e originou a arte do estêncil graffiti muito antes de qualquer outra pessoa, e passou a influenciar artistas contemporâneos bem conhecidos, como Space Invader, Shepard Fairey , Banksy e muitos outros que despontam em todo o mundo todos os dias.
<
O que eu mais adoro na arte de rua da região mais central de Paris é que ela é discreta. Ele se insere no ambiente sem se transpor a ele na maioria das vezes. Se você está desatento, nem nota. Mas quando para para olhar tudo em detalhe, dificilmente você não encontra uma intervenção bacana para se divertir.
A arte de rua é na maioria das vezes entrelaçada com a cultura e a história de um lugar, uma maneira de transmitir ideias importantes para a população, contar uma história. O artista de rua usualmente não é apenas um artista, mas também um crítico da sociedade que usa a sua obra como um mensagem ao mundo. Como um grito. Por isso olhar uma cidade através de sua arte urbana significa entendê-la por um outro ponto de vista.
É incrível a quantidade de artista que atua nas ruas de Paris e depois de um tempo na cidade você já vai reconhecendo as obras e entendendo a personalidade e o discurso de cada artista.
Existem algumas sugestões de passeio para ver street arte em Paris mas eu acho que você não precisa mudar sua rota para ver arte de rua por aqui. Basta andar de olhos atentos que em qualquer caminho a gente se depara com esses segredos da cidade.
E o que é mais legal é que é mutante. O que eu vi hoje talvez você não veja amanhã e o que você verá daqui há um mês talvez eu nunca veja, mesmo morando por aqui.
Em 2016, Paris inaugurou o primeiro museu dedicado a street arte no mundo. É super bacana a proposta de valorizar a arte de rua. Mas eu confesso que street arte eu prefiro ver nas ruas, principalmente em Paris onde caminhar é tão delicioso e seguro.
Nessas fotos coloquei um pouco do que a gente encontra por aqui hoje. Mas tem muito mais. Se você estiver por aqui, enriqueça nossa matéria compartilhe com a gente suas fotos nos comentários, vamos adorar.