Onde comer o melhor macaron de Paris ? Essa pergunta tem várias repostas …
Este doce existe desde a Idade Média em versões diferentes na Itália e em outros países, mas foi na corte de Versalhes que os Dalloyau, responsáveis da gastronomia da realeza, introduziram os macarons em 1682 ao Rei Louis XVI et à Rainha Marie-Antoinette. Na época, os macarrons não tinham o recheio.
Foi em 1880 que surgiu o macaron parisiense, com suas duas camadas redondas e crocantes e o crème au beurre no interior, como ganache (recheio). Atribui-se a sua criação na versão atual a Pierre Desfontaines, o confeiteiro da famosa Ladurée.
Desde então, a inovação somente ocorreu nos anos 2000, quando o coração dos macarons deixou de ser do mesmo sabor do que o corpo, e até surgiram os macarons salgados …
O macaron atual é um doce de textura crocante por fora, granulada, e fofa por dentro, feito à base de amêndoas com uma ganache no meio, com uma variedade enorme de sabores.
Onde comer o melhor macaron de Paris
Fiz uma seleção dos salões de chá e lojas de macarons que são os que considero os melhores de Paris.
Dalloyau – O meu macaron preferido e de muitos parisienses
Dalloyau é uma das patîsseries mais refinadas de Paris, além de terem excelentes chocolates. O que gosto é que mantêm a receita tradicional e não misturam gostos, somente para serem originais. Assim, são os melhores macarons com sabores básicos da cidade e com ingredientes de alta qualidade: macarons de chocolate, baunilha, pistache, caramelo au beurre salé, café, praliné, framboesa, limão… Todos deliciosos !
E claro, fazem a pièce montée de macarons, tão utilizada nos casamentos franceses, em particular para os que são mais originais e deixam de lado a pièce montée original de bolos sobrepostos ou as de choux à la crème (com crème pâtissière como recheio).
5, Boulevard Beaumarchais, 75004
2, Place Edmond Rostand, 75006
63, Rue de la Grenelle, 75007
101, Rue du Faubourg Saint-Honoré, 75008
Carette – Um lugar para comidinhas (e macaron), que é um ponto de encontro e tem vista para a Torre Eiffel
Carette é o salão de chá mais parisiense impossível. Foi aberto em 1927 e seu salão tem o charme dessa época. É frequentado o dia todo, especialmente o do Trocadéro, que é ponto de encontro de amigas … O club sandwich é um dos melhores de Paris e pode-se pedir um macaron de tamanho grande para sobremesa ou uma seleção de pequenos macarons. Têm de chocolate, rosas, café, caramelo, cereja, framboesa, pistache, baunilha, cassis… Para muitos o melhor de Paris … para mim, séria concorrência do Dalloyau !
25, Place des Vosges, 75003
4, Place du Trocadéro, 75016
Ladurée – O presente ideal para agradecer um convite de um francês
Ladurée é a maison mais tradicional e elegante de Paris, desde 1862. Na época, ao fusionar seu restaurante-café com a criação de uma loja de doces, inventaram o conceito de salão de chá, onde mulheres podiam se encontrar (contrariamente aos cafés, na época).
Têm uma enorme variedade de sabores, são todos divinos. Deve-se notar que é um dos presentes mais chics e refinados a se oferecer a alguém que nos convida a jantar e, pessoalmente, sempre levo de presente quando vou passar um fim de semana na casa de amigos. As lindas versões de suas caixas fazem todo o efeito …
Além disso, as boutiques estão dentro de salões de chá onde pode-se fazer uma refeição leve ou um lanche e, claro, sempre acompanhados de um macaron.
21, Rue Bonaparte 75006
16-18, Rue Royale /75, Avenue des Champs Elysées / 13, Rue Lincoln 75008
Pierre Hermé – O preferido dos turistas, em particular dos japoneses
Pierre Hermé foi considerado em 2016, o melhor pâtissier do mundo. Trouxe originalidade aos macarons devido à mistura inusitada de sabores. Mas, para ser sincera, não sou fã de tanta mistura, perde a essência. Mas essa é minha opinião, gosto não se discute …
Deu nomes exóticos aos seus macarons e doces com macarons. O meu favorito é o Ispahan feito com rosas, lichia e framboesa e que tem a versão em um bolo grande também. Sabores bem harmoniosos !
4, Rue Cambon, 75001
39, Avenue de l’Opéra, 75002
18, Rue Ste-Croix-de-la-Bretonnerie, 75004
72, Rue Bonaparte, 75006
89, Boulevard Malesherbes, 75008
58, Avenue Paul Doumer, 75016
Jean Paul-Hévin – O artista dos doces
Jean Paul Hévin foi considerado o melhor ouvrier da França. Ele é especialista em chocolates, mas também faz deliciosos macarons.
231, Rue Saint-Honoré 75001
41, Rue de Bretagne 75003
3, Rue Vavin 75006
23 bis, Avenue de la Motte Picquet 75007
Sadaharu Aoki – Macaron à japonesa
Sadaharu Aoki propõe uma versão asiática, combinando os sabores da cozinha japonesa com a pâtisserie francesa. Os macarons são fusion, em sabores orientais diferentes como yuzu, gergelim, wasabi e chá verde (matcha). Os sabores e cores se integram muito com seus chocolates coloridos e seus doces elaborados. Nesse caso, a originalidade é intensa para os olhos e vale a pena experimentar para o gosto.
56, Boulevard de Port Royal 75005 e 35, Rue de Vaugirard 75006
La Grande Épicerie de Paris – uma paradinha gourmande durante as compras
A La Grand Epicerie de Paris do Le Bon Marché tem um canto com excelentes pâtisseries, das quais os macarons. Além dos sabores clássicos, têm as opções nos dois tamanhos, para uma paradinha gourmet, para presente ou para a sua sobremesa !
38, Rue de Sèvres, 75007 e 80 Rue de Passy, 75016 Paris