A França possui paisagens naturais lindíssimas e, para quem procura uma viagem com cenários deslumbrantes não pode deixar de incluir no roteiro da Provença, as Gorges du Verdon.
O rio Verdon é localizado no sul da Franca, nos Alpes-de-Haute-Provence. O local é famoso por possuir vários desfiladeiros, denominados de Gorges du Verdon (gargantas do Verdon), onde a água é pura e cristalina e possui uma impressionante cor turquesa, fruto do degelo dos Alpes (e sim muito muito fria).
As margens do lago são envoltas pelas montanhas de calcário, dando origem a uma paisagem única e uma das minhas preferidas, a combinação do lago com as montanhas que a cercam.
E o mais legal sobre o passeio é que além do ponto final ser incrível, o caminho para chegar la se torna ainda mais memorável, com a ajuda do visual da estrada e os extensos campos de lavanda.
O Parque Natural Regional do Verdon
O parque possui cerca de 30.000 habitantes e as maiores cidades raramente ultrapassam os 3 000 (Valensole 2 600 habitantes, Gréoux-les-Bains: 2455, Aups 1903 Castellane: 1500 …)
O Parque Natural Regional do Verdon possui várias diferentes paisagens turísticas, e por isso para conseguir circular e explorar a região é quase que essencial o aluguel de um carro. As estradas são pequenas e confusas e por isso é recomendável a utilização de GPS ou Google Maps para a localização.
Nosa primeira dica é o planalto de Valensole que está espalhado por 800 km2, por la a paisagem são de extensas plantações: de cereais, trufas e lavandas. Dependendo da época do ano que você for visitar os campos de lavanda se tornam uma das vistas mais inesquecíveis do passeio. (vamos contar mais sobre as lavandas abaixo)
A segunda paisagem inesquecível é o Lago St. Croix, que foi construído em 1974, englobando uma área gigante de 2.200 hectares. Hoje em dia, este lago tornou-se um importante ponto turístico, com lugares para se banhar e locais para alugar barquinhos elétricos, pranchas de stand up e pedalinhos para curtir um passeio pelo grande lago.
Uma das principais cidades desta região montanhosa é Castellane, localizada na margem esquerda do Verdon. Nós optamos por passar a noite lá para aproveitar dois dias completos na região do parque.
O ponto mais visitado e mais importante da região são com certeza os desfiladeiros de Verdon (Gorges du Verdon) localizados entre o Moustiers-Sainte-Marie e a cidade de Castellane. Vamos contar um pouco de como aproveitar o passeio pelo local.
O passeio pelas Gorges du Verdon
As gargantas do Verdon têm aproximadamente 20 km de comprimento e em alguns pontos chega a ter até 700 m de profundidade, sendo os desfiladeiros mais profundos da Europa.
Existem vários pontos da estrada antes da chegada na cidade de Castellane onde é possível observar a magnifica e panorâmica vista dos Gorges. Os pontos mais lindos na minha opinião são pela estrada D952 ou na Pont du Galetas (se quiser passar pela ponte vale a pena colocar direto no GPS). A ponte fica localizada exatamente onde começam os desfiladeiros e na estrada basta escolher um local no acostamento para apreciar a vista. As estradas são sinuosas, e por isso é preciso ter calma e cuidado na hora de estacionar.
Para passear pelos desfiladeiros é necessário pegar uma pequena rodovia saindo da estrada D952, e descer até a pontinha do lago de Sainte-Croix. Exatamente no ponto onde o lago encontra os desfiladeiros. No local existem duas grande empresas de aluguel de pedalinhos e barcos elétricos (Base de l’Etoile e MYC Plage).
A mais conhecida maneira de passear pelas Gorges du Verdon é o aluguel de um pedalinho. (Custa 15€ por hora para até 5 pessoas, independente do número de pessoas). Para fazer o passeio completo de ida e volta eles aconselham o aluguel para 2 horas. Para quem prefere um passeio mais confortável existe a opção de alugar um barquinho elétrico (Custa 35€ para até 5 pessoas por uma hora).
Nós preferimos nos aventurar no pedal, e seguimos rio acima, até o ponto onde a navegação é autorizada. O passeio é inesquecível, com certeza um dos mais lindos que já fiz na vida. Além da cor da água ser absurdamente turquesa, as cachoeiras pelo caminho e as montanhas que cercam tornam a paisagem ainda mais impressionante.
Mas cuidado para quem quiser se aventurar em um mergulho pelo caminho: as águas, fruto do degelo dos Alpes, podem chegar até 9 graus!
O lago de Saint-Croix du Verdon
Os desfiladeiros do Verdon alimentam o belo Lago de Sainte-Croix. (A partir de Aix-en-Provence a distância é de 100km até o início do lago)
Ao chegar em qualquer uma das margens é possível aproveitar para um mergulho. Existem vários pontos onde também é possível fazer passeios de Caiaque, pedalinhos ou o aluguel de barquinho elétrico, onde não é preciso ter carteira de barco para dirigir.
O passeio no lago não tem um roteiro certo como o dos desfiladeiros, se você tiver tempo , vale e pena passar o dia aproveitando o lago. Existem diferentes locais para tomar sol e áreas verdes com bancos para fazer um pique-nique e descansar ao sol.
Apesar de serem águas serem provenientes do degelo, durante o dia, com a ajuda do sol podem chegar aos 27°. Um local perfeito para quem procura um ambiente de “praia” e descanso nesta viagem.
As Lavandas de Valensole
Um dos principais locais para observar os campos de lavanda é o planalto de Valensole, espalhado por 800 km2 de paisagem de extensas plantações.
Escolhemos fazer o trajeto até o parque nacional passando por esta região, um dos maiores locais de cultivo de lavanda e onde é possível observar os campos da própria estrada. O passeio é perfeito para quem quer sair de Marseille ou Aix-en-Provence em direção ao Gorges du Verdon.
Não existe um local específico, assim que você chega de carro no local, as paisagens dos campos de lavanda começam a dominar a paisagem. O acesso é livre e super fácil, basta encontrar um lugar seguro para estacionar e aproveitar o perfume delicioso e o visual inesquecível dos campos.
A lavandas florescem entre o meio/final de junho até o final do mês de julho, nessa época as flores estao bem roxinhas. A colheita geralmente é feita entre 15 de julho e 15 de agosto, dependendo das temperaturas no período de primavera e verão.
Para garantir belas fotos do mar violeta dos campos de lavanda, (flor tão apreciada na perfumaria e no mercado de cosméticos) o ideal é programar a sua viagem para o mês de Julho.
A cidadezinha de Valensole também é bem charmosa, com aquela arquitetura provençal e as várias lojinhas de produtos locais feitos à base de lavanda.
Para quem deseja fazer mais uma parada no caminho entre os campos de lavanda e o Gorges du Verdon, nossa sugestão é conhecer a cidadezinha de Moustiers-Saint-Marie. Um vilarejo super simpático, listado como um dos mais belos da França. O local é conhecido pela fabricação de faiança, uma espécie de cerâmica branca.
Para quem quer se hospedar no meio do caminho, perto dos campos de lavanda existem algumas cidadezinha, com o charme dos pequenos vilarejos provençais. As cidades de: Manosque (Conhecida por hospedar a fábrica da L’Occitane), Gréoux-les-Bains, Valensole, Riez, e o Moustiers-Saint-Marie mencionado acima.
Para saber mais sobre a região da Provença e outros roteiros de viagem consulte nossa página: