Uma ode ao feminino se destacou entre os highlights PFW Inverno 2019 / 2020. Nessa temporada, diversos estilistas trabalharam com coleções mais comerciais, todas elas com um ponto em comum: a exaltação à mulher. Na Dior, chamou atenção a rebeldia das Teddy Girls, enquanto Valentino traduziu o romantismo na leveza de tules e organzas com babados e bordados primorosos. Veja mais tendências e desfiles que se destacaram:
Adeus ao Kaiser – Highlights PFW Inverno 2019 / 2020
O desfile da Chanel começou com um minuto de silêncio. Então, a voz de Karl Lagerfeld ecoou pelo local, refletindo sobre como ele renovou provocou o desejo das consumidoras e compartilhando as primeiras memórias de seu tempo na marca.
Para apresentar a última coleção do Kaiser à frente da Chanel, o Grand Palais foi transformado em uma vila dos Alpes. Com direito à neve e até casinhas charmosas em madeira.
Projetada com a colaboração da sucessora de Lagerfeld, Virginie Viard, a coleção Inverno 2019 / 2020 trouxe para as passarelas as grandes assinaturas da marca. Os looks feitos em tweeds elegantes e a clássica estampa houndstooth (ícone da Chanel dos anos 80) foram completados por chapéus fedora e acessórios em pérola.
Teddy girls na passarela da Dior
A atmosfera londrina da década de 1950 foi ponto de partida para a estilista Maria Grazia Chiuri. Inspirada pela estética das teddy girls, a coleção da Dior trouxe símbolos de sororidade e rebeldia, trazendo um efeito impactante para a coleção.
Diferentes colorações do xadrez búfalo marcaram a temporada. Saias rodadas e cinturas bem marcadas por cintos são lembrete à típica silhueta da década. Afinal, os anos 50 foram marcados pela divisão entre o bom comportamento das donas de casa e a ousadia das jovens que buscavam quebrar os papéis de gêneros repetidos por suas mães. As teddy girls, portanto, fizeram história na ala das rebeldes!
O utilitarismo boho da Chloé
Sob comando de Natacha Ramsay-Levi, a Chloé também prestou homenagem à Karl Lagerfeld. Ele foi diretor criativo da marca por 25 anos entre 1963 e 1988. Assim, para o Inverno 2019 / 2020, a estilista revisitou os arquivos da marca. Com efeito, o resultado foi uma fusão interessante entre a estética dosa nos 60 e 70.
A princípio, trata-se de uma coleção que dialoga com um público jovem e contemporâneo. Natacha explorou vestidos, minissaias, camisas e suéteres com toque utilitário. No ar, um perfume bem boho. Por fim, destaque para a beleza da estamparia inspirada em cerâmicas vintage, uma tendência que promete bombar nas próximas temporadas.
Romantismo e feminilidade na moda festa
Se, por um lado, a atitude rebelde feminina é louvada, por outro a delicadeza romântica permanece em alta. Mas não se engane: a feminilidade por aqui é cheia de atitude e nada bobinha.
Valentino Fall 2019 / 2020
Valentino explorou vestidos levíssimos em tule e organza, que ganham camadas e mais camadas de babados, mas mantém uma transparência com efeito delicado.
Rendas e bordados tridimensionais surgem para enriquecer as superfícies, como visto na Lanvin e também na coleção do estilista Giambattista Valli.
Lanvin e Giambattista Valli