Melhor que aprender sobre história dos perfumes é sentir os perfumes que construíram a história. Agora imagine que isso acontece num local pouco conhecido, quase secreto, o tipo de luxo raro na Paris que recebe mais de 14 milhões de turistas anualmente. A Osmothèque é esse lugar.
Osmothèque
Não pense nos frascos dos perfumes, que são uma parte muito pequena do acervo — pense em sentir os perfumes em si.
São mais de 3200 fragrâncias no acervo, sendo 400 fora de fabricação. Estes reproduzidos em suas fórmulas originais, com matérias primas há muito proibidas de serem utilizadas na perfumaria comercial.
Quer saber e sentir como se perfumava a burguesia francesa em 1890? É possível.
É um grande passeio para curiosos, amantes da perfumaria e profissionais. Para um país conhecido mundialmente pela criação de perfumes e obcecado com o próprio patrimônio cultural, é surpreendente que a Osmothèque seja quase um segredo.
Conferências sobre Perfumes
Para conhecer os perfumes é preciso participar de uma das conferências temáticas, como uma sobre rosas ou focadas numa época específica.
Elas são ministradas por perfumistas com grande experiência, que colocam os perfumes em contexto, gente como Francis Kurkdjian, de Le Mâle (Jean Paul Gaultier) e Narciso Rodriguez For Her, por exemplo.
Visita ao acervo de Perfumes
Também é possível marcar uma visita privada a cave onde fica o acervo, e aí você pode conhecer qualquer perfume da coleção.
Em junho deste ano a Osmothèque comemora 25 anos de existência com uma programação especial ainda a ser divulgada no site. Também vale a pena prestar atenção na programação das Journées du Patrimoine, em setembro de cada ano.
Livros sobre perfumes
Não deixe de visitar a loja com uma ótima curadoria de livros no assunto (e leve dinheiro: eles não aceitam cartão).
A Osmothéque fica em Versalhes e é um ótimo passeio de um dia para quem está em Paris, com fácil acesso pelo RER a partir da Gare de Saint Lazare.
Pra quem é fã de arquitetura ou pretende seguir carreira na área, um bônus: a Osmothèque fica no mesmo local da ISIPCA, a mais famosa escola de perfumaria, num belo edifício moderno.
Faltaram dados adicionais, como valor do ingresso, dias e horarios de funcionamento, a visita privada à cave é paga? Quanto custa? Como se agenda?
Bom dia Augusto,
Você tera todas as informaçoes no seguinte site:
http://www.osmotheque.fr/en/
Boa viagem
Equipe ParisMania