Caviar em Paris
Maison Petrossian
A maison Petrossian é uma instituição na França, tendo sido criada por uma família de origem armênia em 1920 que já tinha concessões de pesca da caviar no Mar Caspio. Ou seja, são 200 anos de tradição, história e de conhecimento do caviar, que transformou a maison no maior comprador do mundo.
Tive a oportunidade de ter duas degustações na Maison Petrossian. A primeira foi no restaurante que fica na Rive Gauche (18, Boulevard de la Tour Maubourg 75007 Paris), com um almoço variado, onde experimentei vários tipos diferentes de Caviar:
Degustação de Caviar
Aqui a degustação de Caviar Baeri Imperial, Ossetra Imperial e Shasshetra Imperial:
E diferentes pratos com salmão e seus acompanhamentos:
Um polvo em pedra quente…
Loja da Petrossian
Minha segunda experiência foi na tradicional loja do 17ème (106, Boulevard de Courcelles 75017) e experimentei os caviares tradicionais como o raro Beluga e o Ociêtre (Ossetra), o lançamento do caviar Daurenki da China e o Baeri (Baika) Imperial .
Um dos lançamentos 2016 da Maison Petrossian é a Fleur d’Or, que é uma manteiga ao caviar realmente muito deliciosa com um gosto refinado, e um creme de trufas … Perfeitos para canapés !
Vendem, também, o pão preto ideal para consumir o tarama, assim como os blinis pequenos para as ovas de salmão :
Encontrei no cocktail o Presidente da Petrossian, Armen Petrossian, que é herdeiro dessa saga familiar de especialistas de Caviar.
Perguntei se o Baeri francês já é bom o suficiente quando comparado aos da China ou de Israel, seu comentário não deixa duvidas : estão melhorando muito e alguns raros produtores começam a ter produtos de qualidade, mas a opção dos franceses tem sido de dar prioridade para o volume. Para bom entendedor …
Caviar Petrossian
www.petrossian.fr