Belcastel no início do século 20, tinha o acesso ao vilarejo por difíceis caminhos, para descobrir em cima de uma íngreme rocha que dominava sobre modestas casas, os vestígios de um formidável castelo do século XI.
Belcastel
Em 1974 Fernand Pouillon, um dos maiores arquitetos do seu tempo, comprou o castelo em ruinas e imediatamente empreendeu sua renovação.
Através da dedicação e boa vontade de todos os seus colaboradores assim como de população da vila, que o viam como um dos gênios capazes de transformar do nada um palácio, o castelo recuperou sua gloria do passado.
Esta iniciativa incentivou os moradores a restaurarem suas habitações e instituições coletivas, sem falar do trabalho dos artistas, a exemplo de uma apresentação extraordinária da cruz na igreja, e as exposições realizadas.
O castelo
O castelo, onde se penetra por uma ponte levadiça, é ao mesmo tempo um monumento histórico e uma galeria de arte. O resultado foi a transformação em das mais belas aldeias da França no departamento do Aveyron ( região Midi-Pyrénees ) perto de Rodez.