A “Bûche de Noël”, o bolo de Natal francês, que é uma sobremesa em forma de rocambole sofisticado em forma de tronco de árvore, com recheio de « crème au beurre » (creme de manteiga).
No Brasil, seria um rocambole de pão de ló, mas na França existem duas opções de massa: a mais simples é a “Biscuit de Savoie” (o pão de ló) e a mais tradicional e sofisticada (mas também mais complicada) é a «Pâte Génoise », as duas criadas na Renascença e trazidas por Catherine de Médicis. Qual a diferença ? Na Génoise, os ovos são batidos inteiros e não tem fermento e na “Biscuit de Savoie” as claras são separadas das gemas e tem fermento…
Bolo de Natal francês : Bûche de Noël
Esta é uma receita de família, passada por minha mãe francesa e corrigida ao longo dos anos, foi feita por meu irmão um “expert” em sobremesas e em “Bûches”, anotei o passo a passo que partilho com vocês !
Receita de bûche de Noël
Ingredientes para 8 pessoas. A “bûche” deve ser feita 2 ou 3 dias antes de servir :
Pâte Génoise
250 gramas de açúcar extrafino ou glacé
200 gramas de farinha
150 gramas de manteiga
8 ovos
Essência de Baunilha
Crème au Beurre
A ser feito 12 horas antes da massa pois deve estar frio
450 gramas de Manteiga
400 gramas de açúcar normal
4 gemas de ovos (algumas receitas colocam somente 2 gemas)
Extrato de café (ou um concentrado de café) ou creme de castanhas (250 gramas) ou chocolate (250 gramas), ou outros sabores a gosto !
Para quem procura um bom creme de castanhas, a melhor marca é “Crème de Marrons de l’Ardèche”.
Passo 1 : Crème au Beurre
– Comece pela calda de açúcar, colocando uma pouco de água e deixando-a cozinhar. Paralelamente, com uma batedeira de mão, bater a manteiga e colocar as gemas de ovo aos poucos para transformar a mistura em uma espécie de “pomada”.
– Adicionar a calda quando estiver ao ponto de fio grosso (quase ao ponto de bala) e morna, derramando-a muito lentamente e misturando ao mesmo tempo
– Adicione o extrato que você prefere, um dos melhores é de café, ou use café de verdade bem concentrado, creme de castanhas ou simplesmente derreta em banho maria o chocolate.
– Bata bem até que a consistência seja cremosa e bem firme e coloque na geladeira por 12 horas.
Passo 2 : Pâte Génoise
– Untar a forma retangular grande com manteiga e polvilhar de açúcar
– Preaquecer o forno a temperatura média (entre 160 e 180°, quanto maior o forno, mais moderada a temperatura )
– Derreter a manteiga, sem queimar, e deixar esfriar antes de incorporar
– Numa panela grande adequada para banho Maria ou uma cumbuca grande de cerâmica, coloque os 8 ovos com o açúcar e bata à mão em banho maria (a água não pode estar fervendo) até ter uma mistura leve e com “espuma” . Normalmente dobra o volume.
– Quando cresce ao máximo, tirar do banho maria e incorporar a farinha lentamente em forma de “chuva”, continuando a mexer com a espátula. A massa não deve estar muito quente, pois o ponto crítico é a incorporação da manteiga fria, para que misture bem.
– Misturar delicadamente, para que a massa não fique pesada, até ter uma mistura homogênea e adicione um pouco de extrato de baunilha.
– Coloque no forno já preaquecido. A massa está pronta quando se coloca uma faca e que, quando sai, está seca e não adere à massa. Cuidado com o ponto da massa, não pode ser muito cozida, senão endurece muito e enrolar fica difícil ! O tempo depende do forno, variando de 30 a 40 minutos, mas o que interessa é o ponto da faca …
Passo 3: Recheio e enfeites
– Ao tirar a massa do forno, tirar da forma deixando-a em cima de um pano de prato, sem deixar esfriar, enrolar a massa e deixá-la enrolada até esfriar, mas não deixe a massa endurecer
– Desenrolar, colocar o recheio delicadamente, enrolar de novo, cortar as pontas, que em geral ficam duras e não muito bonitas. Usar as pontas cortadas para o enfeite de um tronco cortado da árvore. Para variar, o recheio pode ser diferente da cobertura, ex. recheio de chocolate e cobertura de café … Ou colocar o creme de castanhas (“marrons”) no recheio e o “crème au beurre” de marrons na cobertura …
– Espalhar o “Crème au Beurre” em todo o comprimento, finalizar com um garfo para parecer um tronco, adicionar enfeites a gosto.
– Colocar na geladeira para que o “Crème au Beurre” endureça. Somente servir 2 ou 3 dias depois, pois ela fica melhor. Tirar da geladeira um pouco antes para ficar em temperatura ambiente.
Depois, é somente enfeitar o bolo e já tem a sua Bûche de Noel bem francesa !
Aproveitamos a ocasião para sugerir que confiram o site Eu Como Sim, da chef Karen Goldman, que dá uma excelente receita de biscoitos de Natal, divertidos e deliciosos ! Clique aqui para ver a receita.
1 comentário