Os vinhedos da Champagne e da Bourgogne: a Unesco aprovou a entrada dos vinhedos destas duas regiões na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, Patrimônio da Humanidade, reconhecendo que o conjunto dos vinhedos, das adegas, dos prédios históricos e do “savoir-faire”, representam paisagens culturais únicas no mundo.
Patrimônio cultural da Unesco : Champagne e Bourgogne
A escolha da Champagne para integrar o Patrimônio cultural da UNESCO premiou 3 lugares : 1º o morro Saint Nicaise em Reims com sua abadia em Hautvillers ( onde Dom Pérignon teria inventado as seleções de uvas, a dupla fermentação, a rolha de cortiça e a taça flauta ) ; 2º vinhedos que incluem as adegas da Bollinger; 3º é a avenida da Champagne em Epernay, onde ficam as mais prestigiosas casas de negociantes e adegas.
Na Bourgogne, a Unesco homenageou os vinhedos das Côtes de Nuits” e Côtes de Beaune”. A cada uma das 1247 propriedades corresponde um tipo de solo, uma uva e um savoir-faire. A 1º parte lista os vinhedos, os centros de vinificação, 40 vilarejos, bem como a cidade de Beaune. A 2º parte é o centro histórico de Dijon, onde foram tomadas as decisões políticas, que desde a época de glória dos Ducados da Bourgogne, levaram a formação do sistema dos vinhedos cuidadosamente delimitados.