Anne Valérie Hash é uma das raras designers cuja “Maison” tem o label da Haute Couture francesa. O seu universo e o vocabulário que utiliza definem seu estilo e caracterizam seu processo criativo. O conceito de “Décrayonner” mostra que a criação de Anne Valerie não passa pelo lápis de pastel, mas pela tesoura e pela agulha.
Assim, não é mais uma questão de desenhos, croquis ou de esboços, de telas ou de patrons. Se houver um traço na suas criações, será o do traço do giz que fazem os alfaiates, diretamente no modelo. Voltar para tràs, para simplificar.
Grand Prix du Livre Mode 2017
O livro consacrado a suas criações e a seu conceito de “Décrayonner” ganhou o grande prêmio de livro de moda de Lyon, neste ano. Como traduzir “Décrayonner”, palavra que foi criada por Anne Valérie para conceitualizar sua obra ? Seria algo com “Despastelizar”, já que o crayon é o lápis de cor, o pastel …
Mas o que importa mesmo, é o conceito que engloba esta palavra, que começa pelo prefixo “Dé” (em português de : Movimento de cima para baixo, separação, negação):
A exposição de suas criações na Cité de la Dentelle et de la Mode
A Cité de la Dentelle et de la Mode (Renda e Moda) de Calais expôs pela primeira vez, um conjunto de 100 peças de Anne Valérie Hash, com seus desenhos, criações e modelos dos últimos 13 anos, sob o tema “Drécrayonner“. Além disso, mostrou uma análise do seu contínuo processo de criação, sempre “in progress” … Alguns exemplos de seus modelos abaixo, dos quais alguns foram emprestados do acervo do Palais Galiera – Musée de la Mode de la Ville de Paris:
Maison Anne Valerie Hash
Décrayonner
Autógrafos do seu Livro em 24 de maio
Chez Tomo
11 rue chabannais 75002 Paris