Semana de Alta Costura de Paris 2018
Preto e branco, geometrismo, plumas, franjas e babados marcaram as passarelas da Semana de Alta Costura de Paris, prometendo uma temporada que vai do luxo delicado ao surrealismo pop.
As principais tendências
Dior
No Musée Rodin, em Paris, todos os olhares se voltaram para as estonteantes criações da estilista Maria Grazia Chiuri. À frente da Maison Dior, ela buscou inspiração no movimento Surrealista para compor a coleção de Alta-Costura Primavera Verão 2018 da grife. Centenas de espelhos e uma passarela montada em cima do piso quadriculado em preto e branco criaram o cenário, que remete ao excepcional Baile de Máscaras de Truman Capote, no século XX. No corpo das modelos, foram rabiscadas frases de Andre Breton, escritor francês e precursor do Surrealismo.
No embalo do movimento artístico, as criações mostradas na passarela trouxeram destaque total para o Trompe L’oeil, uma técnica artística que utiliza truques de perspectiva para confundir o olhar e criar ilusões de ótica surreais. Muito usado na arquitetura e na pintura, foi nos vestidos da Maison Dior que o efeito mostrou toda sua pompa e elegância.
Maison Dior Haute Couture Spring Summer 2018
Destaques Semana de Alta Costura de Paris 2018 – O surrealismo de Maria Grazia Chiuri
Jean Paul Gaultier
Jean Paul Gaultier também utilizou a técnica em seu desfile. Homenageando Pierre Cardin, o estilista apostou em uma coleção com pegada futurista e muitas referências pop, trazendo releituras impactantes das principais criações de Cardin, mestre do qual foi assistente no início dos anos 70.
Jean Paul Gaultier – Haute Couture Spring Summer 2018
Givenchy, Valentino e Giambattista Valli
A elegante dobradinha P&B foi o clássico mais revisitado pelos estilistas. Com ou sem elementos geométricos, a dupla também mostrou o seu potencial luxuoso nas passarelas da Givenchy, Valentino e Giambattista Valli, provando que virá com força total para a próxima temporada. Compondo a ala vibrante das cartelas cromáticas, variações de roxo, verde menta, azul céu, amarelo e muitos tons de rosa tingiram looks de feitio delicado e estética que esbanja personalidade.
Destaques Semana de Alta Costura de Paris 2018 – Givenchy, Valentino e Giambattista Valli mostraram a elegância do clássico P&B.
Valentino explorou com maestria o mix das cores mais fortes da estação.
Destaques Semana de Alta Costura de Paris 2018 – Viktor & Rolf, Eliee Saab, Chanel e Zuhair Murad
Giorgio Armani e Valentino
Uma feminilidade repleta de atitude tomou conta das passarelas através da exuberância de plumas e babados. Laçarotes em versão oversized foram destaque nas produções de Giorgio Armani e Valentino, completando o imaginário ideal da mulher da temporada que é segura, ousada e não tem medo de explorar novas formas e volumes.