No sul da França, seu perfume é sinônimo de verão. A lavanda da Provença nos remete a fragrâncias importantes da perfumaria.
Lavanda e perfumes
Lavanda : Do Latin lavare , lavar, “to wash”,
A lavanda é um importante e controverso ingrediente da perfumaria. Percebida por alguns como simples demais, para outros ela é afetiva e familiar. A verdade é que é democrática e transita muito bem entre os produtos de limpeza, aromatizadores de ambientes e colônias.
Na França, um país que tem toda uma cultura da lavanda, ela pode ser encontrada em sabonetes, detergentes, sachês e colônias centenárias. Já no Brasil, ela dominava o mercado de perfumaria nos anos 80, tornando-se uma referência da perfumaria brasileira, com produtos para uso diário, como as colônias e os “after-shaves”. Seiva de Alfazema – Phebo (1946) é considerada a primeira Eau de Cologne brasileira, enquanto Thaty (O Boticário) e Giovanna Baby são outros clássicos que marcaram uma geração de consumidores. Uma outra particularidade no Brasil é que ela é principalmente utilizada na perfumaria feminina.
Três lavandas elegantes
A perfumaria de nicho reserva boas surpresas para os apreciadores e vem contribuindo com a construção de uma impressão mais elegante e, ao mesmo tempo, leve.
Brin de Réglisse / Jean-Claude Ellena. Perfumista Hermès
Um perfume que joga com o contraste entre a Lavanda e o Reglisse (alcaçuz), entre o doce e o salgado.
Jersey, Les Exclusifs
Jacques Polge, Perfumista Chanel.
Nesta fragrância, é envolvida em uma elegante vanilla.
Eau Parfumée au The Bleu I Bvlgari
Daniela Andrier. Perfumista Givaudan
Um perfume aromático: chá, lavanda e íris.
Mas ainda não terminou…
Nem todas as lavandas são iguais
O óleo Essencial de lavanda tem perfume mais floral, elegante e herbal, enquanto o LAVANDIN, que é o híbrido com a lavanda aspic, é mais aromático, canforado e quase medicinal.
A foto principal do post é da Alessandra Tucci no Lavandário de Cunha, em São Paulo. Um projeto da empresária Fernanda Freire que se apaixonou pela Provence e resolveu trazer um pouco dela para o Brasil. À bientôt !