Os ateliers de cosméticos em Paris são uma experiência única. Que tal aprender a fazer em casa o seu próprio perfume, batom, rímel, shampoo ou até mesmo um creme anti-rugas para os olhos com a cor, o cheiro e os ingredientes hidratantes que você deseja?
Cosméticos em Paris
A onda de customizar, criar o produto de acordo com as suas necessidades pessoais, tem lotado os ateliês de criação de cosméticos de uma das lojas mais interessantes e inovadoras de Paris, a Aroma-Zone. Nas prateleiras da loja você encontra quase todos os óleos essenciais do planeta, óleos vegetais, argilas, bases para criação de produtos e uma infinidade de tubos e potes para acondicionar sua criação.
Ateliers de cosméticos
A empresária brasileira, Soraia Zonta, resolveu se inscrever em um desses ateliês de cosméticos. Um dos poucos que ainda tinha vaga, para uma brasileira chegada em cima da hora, era o ateliê para aprender a criar maquiagem. “Todos os outros ateliês já estavam praticamente lotados até o final do ano”, diz a empresária. Em 3 horas de duração Soraia aprendeu a fazer cosméticos com ingredientes orgânicos e naturais como um batom vermelho, um delineador verde com água floral e uma máscara de cílios com cera de candelila, uma cera extraída de um arbusto mexicano que forma um filme protetor e impede que o rímel escorra.
A aula é ministrada em francês e numa linguagem rápida, para francesas mesmo, que são as maiores frequentadoras. A profissional da beleza segue protocolos rígidos de elaboração do produto orientando para a quantidade correta de cada ingrediente. Tudo para que o produto funcione adequadamente e não provoque alergias ou até mesmo queimaduras na pele.
Aroma-Zone
A Aroma-Zone é uma das precursoras mundias no Do It Yorself de cosméticos, detectando um filão de mercado que cresce a cada dia. E você deve perguntar, os cosméticos customizados tem a mesma qualidade e eficácia das marcas caras e reconhecidas do mercado? Há vantagens e desvantagens. A maior desvantagem é que os cosméticos DIY – feitos artesanalmente, tem uma durabilidade menor, em função de não possuírem conservantes químicos. No mais, eles podem ter muita qualidade e serem muito eficazes no ritual da beleza.
“Acho as francesas muito antenadas. Elas querem saber a procedência de tudo e tem uma preocupação enorme com o que estão colocando na pele e com o planeta. Acho que é por isso que esses ateliês têm feito tanto sucesso. É como fazer um prato de comida com ingredientes que você sabe a procedência. Há um desejo de saber a origem dos ingredientes utilizados, uma preocupação cada vez maior com o uso de ingredientes orgânicos e principalmente ecologicamente sustentáveis. Fatores que tem revolucionado o mundo da beleza”, completa Soraia.
Soraia Zonta é empresária da marca catarinense Bioart Cosméticos e recebeu em 2015 o prêmio Vogue ECOERA.
Aroma- Zone
25 Rue de l’École de Médecine, 75006 – Paris, França
Simplesmente demais!! Precisamos disso aqui no Brasil também!
Linda matéria sobre cosméticos! No mundo de hoje que estamos voltando a cuidados mais artesanais, saber fazer seus próprios produtos seria incrivel! <3
Parabéns Samira, linda coluna!
Espetacular, conhecimento é liberdade! Amei a dica e vou compartilhar!
Que máximo amiga!!!!! Amei, quero fazer também, vamos agitar um em São Paulo? Besos <3
Soraia Zonta é referência em cosméticos naturais, orgânicos e sustentáveis no Brasil e não é à toa. Está sempre pesquisando e descobrindo o que há de melhor nesse universo delicioso da beleza saudável e consciente <3
Que matéria maravilhosa , esse sim é um luxo necessário, produtos que além de maquiar tratam a pele, sem conservantes, totalmente naturais!!!! Bioart cada dia crescendo mais , orgulho de ter uma marca assim,brasileira !!!!!!