Lyon e a gastronomia francesa
Uma verdadeira atração em Lyon é a gastronomia. Conhecida como capital da gastronomia francesa; Como se come bem nesta cidade! E como a população dá valor ao comer bem.
Quando falamos em gastronomia, falamos é claro da alta gastronomia francesa, tão bem representada na grande Lyon por 18 chefs estrelados no guia Michelin, dentre os quais se destacam PAUL BOCUSE (o papa da gastronomia francesa, único a possuir 3 estrelas no famoso guia, há mais de 50 anos), SOPHIE PIC, GEORGES BLANC (e sua cidade gastronômica : Vonnas), etc..
–
Mas falamos também da cozinha tradicional da região, os famosos BOUCHONS, cozinha a base de tripas, os frios (charcuterie), os queijos e tudo mais.
O príncipe dos gastrônomos : Curnonsky, já dizia no século 19 que Lyon era a capital da gastronomia.
Tudo tem uma justificativa, Lyon está muito bem localizada na França, entre as regiões produtoras de bons vinhos : Beaujolais e Vale do Rhône, está entre regiões produtoras de frangos (Vollaile de Bresse), de frutas e legumes, o que garante frescor e qualidade às receitas.
O mercado gastronômico de Lyon (Halles Paul Bocuse) veio reunir desde 1971 estes produtos e produtores de excelente qualidade em um só lugar, facilitando aos chefs (e moradores de Lyon) o acesso aos bons produtos, em um ambiente convivial.
Existe também uma feira internacional da gastronomia : Sirha, que atrai visitantes de todo planeta atrás de conhecimento e novos produtos. Ela acontece a cada 2 anos, e é onde ocorre o concurso mais famoso de gastronomia do mundo : O BOCUSE D’OR.
Toda esta imagem de capital da gastronomia, será reforçada ainda mais pela CIDADE INTERNACIONAL DA GASTRONOMIA (Cité Internationalle de la Gastronomie), que está em fase de construção e prevista para ficar pronta no início de 2018. Serão 15.000m2, divididos entre museus, ateliers culinários, hotel, restaurantes, cafés, lojas e um percurso único no gênero : percurso gastronômico.
Um pouco de história da gastronomia em Lyon
Foi no século XIX que a gastronomia começou a fazer história em Lyon : período em que as pessoas começaram a viajar mais, devido ao desenvolvimento dos transportes e a seguir os guias turísticos. Os guias elogiavam a qualidade dos produtos locais da região de Lyon (castanhas, queijos, carnes, café, bolos, vinhos, chocolate e cerveja), e também o preço abordável destes produtos de qualidade. O ensopado de enguia da mãe Guy (uma das primeiras mères Lyonesas, precursoras da cozinha local) foi destaque em 1859, mas foi à partir de 1930 que outros cozinheiros começaram a se destacar com suas criações : as tripas, as quenelles, o poulet de Bresse, que continuam sendo pratos representativos hoje em dia da gastronomia de Lyon. Nesta época, com a crise da indústria da seda o governo viu no potencial da gastronomia local a possibilidade de atrair visitantes e investiu nas estruturas e divulgação da fama que começava a se instaurar.
Foi no século 20 que grandes restaurantes começaram a surgir : la Tour Pitrat, Toriani, Victor. Eles dividiam a cena com restaurantes mais acessíveis como o restaurante da mãe Guy, ou a Brasserie Georges .
Nos dias de hoje ainda é possível encontrar diversos restaurantes desta época, como é o caso da Brasserie Georges, verdadeiro ponto de referência em Lyon.
Os chefs tradicionais dividem a cidade com os novos, muitos deles, formados por escolas de gastronomia locais (como a escola de Paul Bocuse) que se implantam em Lyon. E entre todos estes nomes (a lista é enorme! Tem até uma brasileira : Tabata Mey, que foi a primeira chef mulher de um restaurante de Paul Bocuse. Hoje ela tem seu próprio restaurante em Lyon : LES APOTHICAIRES.
Algumas especialidades Lyonesas:
Grattons : o nosso famoso torresmo em versão francesa!
Quenelles : Uma espécie de salsichão feito de farinha, leite e manteiga, ele pode ser aromatizado e é servido acompanhado de um molho.
Os frios : Salsichão de Lyon, o famoso Jesus (que lembra o salaminho, mas mais saboroso) entre outros, geralmente derivados de porcos, as Andouilletes, etc.
As tripas : várias delas, fígados, estômago, cérebro, preparadas das mais diferentes maneiras.
Os queijos : o Saint Marcelin é o mais famoso dentre vários outros da região.
Os bugnes : Nossas famosas cuecas viradas.
O chocolate : A região reúne algumas das melhores marcas francesas e do mundo.
A cerveja artesanal : diversas fábricas fazem a reputação da cerveja local.
Os sorvetes : Receita dos nossos vizinhos italianos que fizeram parte da história de Lyon.
Selecionamos algumas boas mesas para vocês, mas saiba que a lista é injusta, pois é muito difícil não comer bem na capital da gastronomia francesa.
ALGUMAS DICAS DE RESTAURANTES
AUBERGE DU PONT DE COLONGE : PAUL BOCUSE
O famoso 3 estrelas no guia Michelin, é uma verdadeira instituição na cidade.
50 Rue de la Plage, 69660 Collonges-au-Mont-d’Or – Telefone : 04 72 42 90 90
Existem dois outros restaurantes mais abordáveis do BOCUSE, onde a cozinha é feita pelos alunos da escola de Paul Bocuse :
– L’INSTITUT BOCUSE – Localização central em Lyon. – 20 Place Bellecour, 69002 Lyon – Telefone : 04 78 37 23 02
– SEASONS – Localizado na própria escola – em um castelo. – 1A, Chemin de Calabert, 69130 Écully – Telefone : 04 26 20 97 57
(Para outros restaurantes da REDE BOCUSE : http://www.nordsudbrasseries.com)
JEREMY GALVAN
Chefe revelação, aos 33 anos acabou de ganhar uma estrela no guia Michelin.
29 Rue du Bœuf, 69005 Lyon – Telefone: 04 72 40 91 47
AUX TROIS MARIES
Bouchon chique localizado no velho Lyon. – 1 Rue des 3 Maries, 69005 Lyon – Telefone : 04 78 37 67 28
LES FINES GUEULES
Um bouchon tradicional de lyon, também no Velho Lyon.- 16 Rue Lainerie, 69005 Lyon – Telefone : 04 78 28 99 14