Guia de Londres
Este guia de Londres é feito em homenagem a um grande amigo, que simplesmente preferia Londres a Paris … E, como também adoro Londres, vocês podem imaginar como cada um se esmerava para convencer o outro de qual era o mais bacana! E isto em nossas inúmeras viagens através do canal da Mancha ! Mas o maior presente desse amigo foi de me deixar a sua listinha super exclusiva, que publico aqui. Em lembrança.
No entanto, durante os meses que morei em Londres há alguns anos, fiz uma listinha minha no google maps compilando todas as dicas dos amigos ingleses, franceses e brasileiros (para sempre ter as boas dicas doa amigos no meu celular em qualquer bairro). Assim, adiciono o mapa aqui para complementar essa listinha com meus endereços…Aqui vai o link: Restaurantes em Londres por Isabel Brossolette Branco
Aproveitem de nossa experiência: dois amigos em Londres e muitas saudades !
Guia de Londres, por PR
TRANSPORTE URBANO
O serviço de ônibus e metrô são perfeitos. O trânsito flui bem e, se não tiver muita pressa, vale a pena andar de ônibus para ver a cidade.
As tarifas de ônibus e metrô são diferenciadas pelo local onde você vai descer. Portanto é importante, ao tomar a condução, já ter bem definido o destino, a menos que tenha o passe que é só mostrar para o trocador.
Chegando no aeroporto de Heathrow, pode ir de trem para a estação de Paddington, que é super central, e leva 15 minutos apenas (em média 45 min de táxi, além de muito mais barato, ou combinar com antecedência, com o Anand, motorista que me serve a anos (ver no final deste roteiro).
PASSE
Se for passar longa temporada, levar uma fotografia 2X2 ou 3X4 para tirar, em qualquer estação de metrô, o passe Oyster Card pelo período que vai ficar na cidade. Se é para pouco tempo, não precisa de foto. Vale muito a pena, e tire apenas para as zonas 1 e 2 (a menos que voce vá para lugares mais afastados do centro), pois a diferença de preço para cobrir as outras zonas é muito grande ( a menos que você vá ficar hospedado fora destas zonas ). O passe vale para ônibus e metrô, ilimitadamente para o prazo de validade.
Nas grandes estações de metrô você pede um mapa turístico de Londres que é de graça.
Atenção: mesmo com passe, nunca pare em estação onde o preço da passagem seria maior pois dá multa na hora.
Se não tiver passe, tem que comprar a passagem na máquina que tem ao lado do ponto de ônibus. Para isso, tenha sempre moedas em mãos.
LIGAÇÕES PARA O BRASIL
Para evitar as altas tarifas dos hotéis, pegue a linha externa do hotel, ou usando um telefone público, ligue através da Embratel: 0800 056 7442 e siga as instruções da gravação (este número vale para todo o Reino Unido), ou, melhor e mais barato, ao invés de Embratel, compre em qualquer jornaleiro ou quitanda um cartão de ligação internacional para a America Latina (“telephone card to call Latin America”) e use do hotel ou de telefone público seguindo as instruções (com este, voce fala com o Brasil muitas vezes e muito tempo, gastando menos que as 5 Libras do valor do cartão). Aliás, compre este cartão em cada cidade que visitar. Um cartão dá para falar centenas de minutos com o Brasil< mas se ligar para celular, o credito acaba um poucos minutos.
NÃO COMPRA O CARTÃO AQUI NO AEROPORTO: DEIXA PARA COMPRAR LÁ!!!
Gorjetas
Restaurantes: se a conta não inclui o serviço, deixede 10 a 15%. Nos pubs não é comum deixar gorjeta.
Hotel: 1 a 2 libras por mala e para as camareiras. Em hotéis 5 estrelas, sobe para 5 libras.
Taxi: 10% do valor da corrida
FEIRAS DE ANTIGUIDADES EM LONDRES
Venho notando desde 2010 que as feiras de antiguidades estão acabando e os antiquários fechando para darem lugar às lojas de roupas caras. É o que aconteceu com o mercado de Camden Town nas 4as feiras que diminuiu drasticamente, ou de pontos estratégicos de Portobello Road que foram desocupados por inúmeras lojinhas para darem lugar a grandes lojas de roupas, ou da Alfie’s market, que agora só tem móveis e roupas vintage, das décadas de 50 a 70.
Sábado: das 10:00 às 14:00 h: – TENTA CHEGAR ANTES DAS 10:30 H!!!! Portobello Road – Estação Notting Hill Gate do metrô. Depois das 14:00hs já fica bem mais fraca a feira. É o melhor programa para sábado de manhã/início da tarde. Não perca. Onibus para Holland Park: 52 / 23 / 27 / 28 / 31 / 328
Checa nas feiras de antiguidades em que hotel (Park Lane na Piccadilly (Ave) ou no Rembrandt Hotel,(em frente ao Victoria and Albert Museum, Knotsbridge/South Kensington tem a feira no domingo. Tem também, alguns domingos por mês, a do Royal Hoticultural Hall, em Victoria, muito boa.
Segunda-feira: Covent Garden, na marquise lateral. Bom ir por volta de 10/11h da manhã. Nos outros dias tem outros tipos de mercadorias no local (artesanato, roupas, souvenirs,etc).
Terças a sábados: Alfie’s Antique Market – 13-25 Church Street – London – NW8 (fala para o taxi que é em Marilebonne). Fica a uma quadra da Edgeware Road, e a umas 8 quadras do Marble Arch: mais de 300 lojinhas em um labirinto de prédios de 2 andares, com todo tipo de artigos “vintage”, roupas, móveis, bijuterias, etc.
Quarta-feira: das 8:00 às 14:00 hs Camden Passage Antique Market ( não confundir com o mercado de Camden Lock queeh aos sábados e domingos, esta, enorme, mas de artesanatos e design, além de muita comida étinca- vale a pena para o domingo): fica na Islington High Street – Estação Angel do metrô. Tem lojas, feira na “passage”, galerias de antiquários. Em 2006 fecharam o “shopping” de antiquários que tinha no fim para construir um prédio moderno e em 2011 a passagem, antiga e cheia de antiquários art nouveau, deu lugar a uma loja de roupas modernas. Assim, não vale mais a pena ir.
Quinta feira: Spitafields Antique Market: Commercial Street – metro Liverpool Street- poucas barracas de antigüidades e muitas de roupas vintage, e no corredor do lado, feira de roupas artesanais e com design moderno.
Sexta-feira: Bermondsey Market – estação London Bridge do metro, continua mais uns 10 minutos a pé, saindo da etação pela St Thomas, à esquerda, entra na 4a rua à direita, Bermondsey St e anda mais uns 7 minutos até a praça onde tem a feira. Muita prata. Começava às 5:00 hs e termina às 11:00 hs da manhã. Até 2005 era enorme, mas a área foi se desenvolvendo e no lugar da feira construiram um prédio enorme, com a feira minguando, mas desde o verão de 2008 ela está sendo revigorada aos poucos, mas nunca mais será aquele mar de 700 barracas (stalls) que tinha antes. Chegar por volta de 9/10h..
Sábados e Domingos: tem a feira de Camdem Lock/Camden Town Fair: à beira de um canal muito bonito, local todo sendo revitalizado e se tornando muito “in”. A feira parece um “mercado árabe”, tem muito artesanato do mundo todo, roupas de designers desconhecidos, tendas de comidas de todo lugar do mundo, até do Brasil, tapet3es, antiguidades, objetos de design, tudo a preços muito acessíveis. Mas tem que dedicar algumas horas lá, pois é uma caverna de Ali Babá.
Domingos: vale a pena visitar ao Spitafields Antique Marquet pelas roupas e bijoux vintage e de design novos. Muitos restaurantes do “shopping” coberto onde tem a feira
PRATA: não deixe de ir ao “LONDON SILVER VAULTS”que é um porão cheio de caixas fortes. Cada um é uma lojinha com prataria de todos os preços. Fica numa ruazinha chamada Chancery Lane, estação Chancery Lane do metrô.
LUGARES PARA VISITAR
The London Eye: uma mega roda gigante, construida á beira do Tâmisa, em frente ao Big Ben (estação Westminster de metrô), para as comemorações do Milênio. Tem 40 “cadeiras”, cada uma sendo uma cabine do tamanho do bondinho do Pão de Açúcar, com capacidade para 30 pessoas. De lá se tem uma vista de toda a cidade de Londres, com mapas mostrando o que fica onde. Demora 25 minutos para fazer a volta e custa Libras 11,00. As filas parecem grandes, mas não demora mais do que 15 minutos para entrar. Vale a pena!!!
Duck Tour: um tour pela cidade num carro anfíbio que na 2ª Guerra Mundial serviu para desembarcar vas tropas americanas na costa britânica, adaptado para fazer o tour pelas ruas de Londres e pelo rio Tamisa. Muito bom para adultos e crianças. https://www.londonducktours.co.uk/
British Museum – tem obras de todos os tempos, a Pedra de Roseta, templos da antiguidade, pinturas renascentistas, etc.
Palácio de Buckingham e Clarence House (palácio onde morava a Rainha Mãe e a partir de 08/2003 o Príncipe Charles, abrindo para o público. Fica ao lado do Buckingham Palace): podem ser visitados internamente. Muito luxo, obras de arte, jardins, etc.
Tate Gallery – obras de arte moderna . Museu lindo, à beira do rio.
Tate Modern – é o novo museu de arte moderna de Londres. Sua fundação foi parte das celebrações do ano 2000. Tem muitas exposições ao mesmo tempo, 7 andares de uma antiga estação de geração de energia, do outro lado do rio, em frente a St.Paul´s Cathedral, de onde sai uma ponte para pedestres sobre o rio. Pode também pegar um ônibus na Tate Gallery que te leva para a Tate Modern ou para a National Gallery, na Trafalgar Square. Tomar café no Turbine Hall e ir para a Tate Gallery no Tate Boat, que parte a cada 40 min. Até o Embankment.
Hayward Gallery – excelentes exposições de obras modernas.
Royal Academy of Arts – fica na Piccadilly e sempre tem excelentes exposições.
Museu de Cera Madame Tussaud.
Torre de Londres e Tower Bridge – Lá estão as jóias da coroa e é um lugar muito bonito e turístico.
Museu de Design (do Sir Terence Conran)- vale pelo menos pela vista de Londres, que está do outro lado do rio e da torre de Londres. Fica em Buttler’s Wharf, na zona das docas que hoje é muito badalada em termos de apartamentos ( lofts ), restaurantes e design.
Houses of Parliament – é onde está o Big Ben, à beira do rio. Vale a visita e entrar, pois é todo gótico e grandioso.
Buckingham Palace – ver a troca da guarda ( chegue uns 15 minutos antes do horário marcado pois enche de turistas ).
Hampton Court Palace – construido em 1500 .
Vai de trem da estação Waterloo até Hampton Court ou saindo de barco de Westminster Pier.
Shakespeare Globe Theatre– foi reconstruido no fim dos anos 90, no mesmo local em que havia o original que pegou fogo séculos atrás. A reconstrução respeitou as características e técnicas de construção e de teatro originais. Tem encenações de obras de Shakespeare todos os dias, de dia e de noite, a preços populares, e vale a pena comprar um bilhete barato e assistir um pedaço da encenação (ou toda se tiver paciência para o inglês arcaico) para ver como é o teatro (na maior parte fica-se ao relento, e se chove não é permitido abrir o guarda chuva, mas com um bilhete um pouquinho mais caro fica num lugar que não chove. Vale a visita.
Covent Garden – é o antigo mercado de frutas que foi transformado em shopping. É perto dos teatros e vale passear por lá. Era lá que a Audrey Hepburn vendia flores no filme “My fair lady “ até ser descoberta pelo Richard Harris. Feiras de antiguidades ou curiosidades, roupas, etc a cada dia da semana. Muitos pubs, restaurantes bons (Jamie´s Italian, Ping Pong, Belgo Centraal (!!!!) , indianos, chineses, italianos, etc) e de todo preço , lojas de design, de roupas, na região. Na 17, Shirts Garden, ruazinha perto, tem tem a famosa e tradicional Neal´s Yard Dairy, com queijos deliciosos de todo canto do Reino Unido – vale a pena visitar, assim como comer um Fish and Chips (pede uma porção de mushy peas que é um purê de ervilhas) no The Rock and Sole Plaice (3 nomes de peixes fazendo trocadilho com “place”.
Região de London Bridge: do outro lado da ponte , quando for ao Bermondsey Market, passear pela beirada do Rio, perto da estação London Bridge do Metrô. Esta região fica entre as pontes London Bridge e Tower Bridge (que é onde tem as jóias da coroa, mas do outro lado do rio). A área era de armazéns do porto e está sendo re-urbanizada, os armazéns sendo transformados em escritórios e apartamentos de luxo. Tem um museu num navio da esquadra britânica, um mercado de legumes antigo em funcionamento (tipo feira, embaixo de uma ponte), um restaurante de peixe moderno muito bom e simpático chamado “ Fish” (é de uma cadeia de restaurantes) ao lado do Borough Market, que é o mercado de legumes. O teto é todo de vidro, como uma estufa.
TOURS
Tem uns tours ótimos, feitos nos ônibus de dois andares sem o teto, que saem das áreas centrais ( perto de Piccadilly Circus e da Leicester Square). São baratíssimos e dão uma boa noção do que tem em Londres, e se quiser visitar algum ponto especial, desce do ônibus, visita o lugar e depois continua o tour em outro ônibus com a mesma passagem. Saem a cada meia hora.
Há também tours de barco pelo Tâmisa que saem do Westminster Pier ( Kew Gardens – Jardim Botânico – Torre de Londres, Greenwich, ( onde está o “GMT” e o navio “Cutty Sark”), Hampton Court ( palácio luxuoso do rei William, com toda coleção de arte, Modiglianis, etc )) . Estes demoram de 30 minutos a 3 horas e pode-se voltar de barco a qualquer hora, até o último. E ainda os tour a pé “London Walks” – caminhos de Sherloch Holmes, Shakespeare, Jack the Ripper (O estrangulador de Londres), etc.
LOJAS DE DEPARTAMENTOS
Liquidação de Verão: como em Paris, começa dia 27 de Junho.
HARRODS: visita obrigatória. Atenção para o setor de comidas no térreo- salas e mais salas de comidas e apresentação fantástica!!!!- e para os diversos departamentos da loja.
Super luxo e bom gosto, exceto para o “mausoléu “ de Diana e Dodi, no subsolo, pelas “Egyptian Staircases” – tem que ser visitado!!!!. Tem até mercadorias acessíveis aos mortais. Fica em Knightsbridge, perto das lojas sofisticadas de Londres.
HARVEY NICHOLS – chic, mais “exclusivo”que a Harrods. Restaurante muito bom e “food hall”no 5° andar.
FORTNUM & MASON – fica na Piccadily, em frente à Royal Academy of Arts. Atenção para o relógio na frente quando está dando as badaladas. As pessoas que trabalham lá usam casaca para atender o público, e é dito ser a loja de departamentos onde a rainha se abastece. No térreo tem o “food hall” ( espécie de supermercado de hiper luxo ) com tudo de melhor do mundo todo ( frutas, chás, chocolates, patês, etc ). Mas cuidado para não pagar caro pelo que pode comprar em outro lugar. Por exemplo, em dez/2005, paguei 30% mais caro que no supermercado pelos mints Benedicks.
Atrás tem o salão de chá, ótimo para almoçar, lanchar ou jantar e tem entrada também pela Jermyn Street.
LIBERTY – linda loja de departamentos, foi lá que inventaram a estampa “cashmere”. Muito bom gosto. Fica na Oxford Street.
MARKS AND SPENCER – loja popular, mas com coisas excelentes como sweaters e cardigans de lã, cuecas, etc.
THE CONRAN SHOP – lojas de artigos para casa com design moderno, pertencentes ao designer inglês Sir Terence Conran. Vale a pena visitar a antiga fábrica de pneus Michelin, toda art nouveau, que no fim da década de 70 este designer (Conran) transformou em loja e abriu seu primeiro restaurante, o Bibendum, onde se come ótimos frutos do mar. Desde aquela época é um lugar transado para ir, tomar um drink, comer umas ostras, etc. Fica em Chelsea, perto da estação de metrô South Kensigton, e mesmo a pé da região do Harrods e do Museum of Natural History. O lugar é LINDO, para quem curte art nouveau ou design moderno.
Há outras lojas de design para casa também na Kings Road, perto do Old Town Hall, como Habitat numa esquina e outra (não me lembro o nome) na outra esquina.
Outlet : Bicester Village – perto de Oxford – trem de Marylebonne Station a cada meia hora, com transfer de ônibus da estação até o outlet. Aprox 50 minutos total – Libras 32 ida e volta.
Óculos: Ray ban, oakley, Tom Ford, Prada, etc, : David Clulow Opticians – 6 Neal Street – London – WC2H9LY – ao lado da Marks & Spencers, na ruazinha em frente à estação Covent Garden de metrô. Fazem EM 5 DIAS – as lentes de grau originais da Ray Ban, Okley para esportes, etc. Tel: 44-20-7240 8284 fax: 44-20-7240 8271 – info@davidclulow.com www.davidclulow.com Tem outras lojas em Londres.
TEMPEROS INDIANOS: tenho dificuldade de achar os relishes e os tandoori powder , mas nas lojas
“ Lords Food & Wine” – pequenos supermercados, sempre encontro o que quero. Tem uma em Knitsbridge, 2 ou 3 quadras depois do Harrods, indo no sentido de South Kensington.. Ali perto tem lojas de roupas de griffe e a Beauchamp Place (escrito em frances mas pronuncia-se “ Bítcham” place)), ruazinha charmosa só de boutiques e alguns pequenos restaurantes.
Queijos: lojas centenárias, lindas , pequenas e com os melhores queijos: Neal´s Yard Dairy – 17 Shorts Garden – perto de Covent Garden e na Jermyn Street, rua dos camseiros e “ artigos para gentlemen” tem uma loja maravilhosa. Borough Market: peixes, queijos (muitas “stalls” e lojas, como , também, a Neal´s Yard Dairy, restaurantes, geléias, verduras e legumes. Muito executivo da City a hora do almoço. Um dios mais tradicionais mercados da cidade, ao lado da London Bridge Partridge´s :em Chelsea,, Duke of York Square – SW3 – logo em frente à Peter Jones, na Kings Rd,, é um paraíso dos gourmets> E aos sábados, das 10 às 16h, arma as barracas na praça, como um mercado, com os mais variados queijos, tortas e delícias.
Produtos Naturais (sais, Goji Berry a L 20 o kilo em pctes de 75 gr, etc) : cadeia Holland Barret – muitas em Londres, inclusive uma logo depois da estação Notting Hill, ao lado do super Testo.
RUAS DE COMÉRCIO
BROMPTON ROAD – Lojas finas e além da Harrods, tem ainda a Harvey Nichols , na esquina com a Sloane Street, rua que também tem lojas muito sofisticadas. Descendo a Sloane Street você chega na Sloane Square, que é onde começa a famosa Kings Road, ponto dos punks na década de 80, e onde tem muitas lojas de roupa “casual” e de vanguarda. Ponto de “modernos”.
Na Sloane Street, antes de chegar na Sloane Square, do lado direito, tem uma loja de deptos pequena com coisas muito bonitas e de excelente qualidade para casa ( super design e muita coisa oriental ). Chama-se The General Trading Store e tem lá dentro um pequeno restaurante/ salão de chá muito bom.
BOND STREET – vai da Piccadilly, perto Ritz, até a Oxford Street. É onde estão as lojas dos grandes costureiros, e as grandes griffes, como Gucci, Hermés, Versace, joalherias como Bulgari, Cartier, galerias de arte, casas de leilões ( Sotheby’s, etc ).
JERMYN STREET – paralela à Piccadilly, atrás da Fortnum & Mason, é onde tem as lojas tradicionais para homens ( camisarias e sapatarias – sapato de até USD 2 mil o par…), perfumarias tradicionais como Crabtree & Evelyn, a Floris que agora tem filial na Madison Ave em NY, a loja Dunhill, etc.
OXFORD STREET – muitas lojas de departamentos ( Liberty, Marks & Spencer, etc ).
HIGH STREET KENSINGTON – lojas de departamentos.
RUAS PERTO DE COVENT GARDEN E COVENT GARDEN MARKET – muitas boutiques de roupas, design, galerias de arte, restaurante.
HAMPSTEAD – fica ao norte. É uma região muito bonita, onde moram diplomatas e artistas. Tem a rua de comércio muito badalada e termina no Hampstead Heath, que é um parque meio natural, um bosque.
Bairro: Clerkenwell : bares e restaurantes ótimos, visitar o Portão de São João, do Priorado de São João de Jerusalém, que prestava assistência aos cruzados, 1504,foi a casa de impressão da 1ª revista do mundo “Gentleman´s Magazine” e hoje é o Museu da Ordem de São João. O Pub Jerusalém Tavern ,de 1720. Se gostar de cerveja, tem o bar belga The Dovetail, na Jerusalém Passage. The Modern Pantry, restaurante para todos os gostos e bolsos, num belo prédio georgiano. E o Bistrot Bruno Loubet, que está fazendo o maior sucesso, no hotel The Zetter.- St Jonh´s Squae – 86-88 Clerkemwell Rd – EC1M 5RJ – tel: 20-734 4444
PARQUES
Dizem que você cruza Londres de norte a sul e de leste a oeste só passando por parques.
Os mais centrais são o Hyde Park, Green Park e o St. James Park.
No fundo do Hyde Park tem o Kensington Palace, onde morava a Princesa Diana. Tem no parque uma galeria de arte ( The Serpentine ), lanchonetes e um restaurante ótimo, perto da “serpentine”, que é o lago.
O Green Park é pertinho e liga o Hyde Park aos palácios de Buckingham e Clarence House ( neste palácio morava a Rainha Mãe – a velhinha e com sua morte em 2003, o Príncipe Charlçes o ocupou).
O St. James Park fica na frente do Buckingham Palace e atrás do St. James Palace. Ande por este parque depois de ver a troca da guarda, que tem umas vistas lindas.
Tem também o Regents Park, Holland Park, etc, todos muito bonitos e bem cuidados.
CASTELO
Na minha opinião, vale o passeio ao Leeds Castle, que fica em Maidstone-Kent ( não confundir com a cidade de Leeds que não tem nada a ver ). É um castelo lindo, inteirinho, com tudo que tem direito, ponte levadiça, fosso, etc. Ele foi construido em 1.119 por Henrique I, foi habitado por Eduardo ! e Eleonora de Castilha (1.278), Eduardo II (1.321), Ricardo II (1.395), Henrique VIII reformou para Catarina de Aragão e, em 1.926, Lady Bailie comprou, contratou um decorador francês (Boudin) e em 1.976, já doado à Fundaç]ão Leeds Castle, foi aberto a visitação pública. Tem obras de arte dos tempos medievais até a atualidade, colecionadas durante este tempo todo.
Tem um restaurante ótimo de comida inglesa, e vale o passeio.
Abre 3a, 4a, 5a, e domingo. Informações: tel.: ( 0622 ) 65400. Pode-se comprar o ticket de trem combinado com o tour pelo castelo na Victoria Station. Vai de trem até a estação Hollingbourne e ai vai andando para o castelo passando por uma vila muito bonita, ou até a estação Bearstead e toma um taxi.
HOSPEDAGEM
FLAT/HOTEL
Mandarin Oriental Hyde Park – em frente à Harvey Nichols, dentro do Hyde Park!!!!
The Grange Rochester Hotel – Excelente localização, em frente a uma praça muito tranquila e residencial, perto das estações Victoria e St James de metrô. Hotel pequeno, tradicional, muito confortável e bem arrumado. Paguei pelo apto executivo, de frente para a praça.
Citadines South Kensington – studio e 1 dormitório – (metrô Gloucester Road)
The Norfolk Towers Hotel: Convenientemente localizado entre as estações Paddington (trem expresso para Heathrow Airport e Edgeware Road), a umas 5 quadras do Hyde Park e Oxford Street . Quartos muito pequenos mas prêço acessível em termos de qualidade/localização.
Curzon Plaza – 56 Curzon Street – London W1 – (metrô Green Park ou Hyde Park Corner)- a 4 quadras de Bond Street, 3 da Park Lane e 2 de Piccadilly. Excelentes restaurantes e hotéis ao redor. Muito confortável, discreto e simpático. Preços excelentes.
Tem também no mesmo padrão o Berkeley Plaza, que fica na 39 Hill Street London W1 – reservas no mesmo tel. e fax do Curzon Plaza.
Kensington Park Apartments – 58 Kensington Court – Kensington – London W8 5DG – perto da estação South Kensington (déc de 90
Mayfair Hotel & Apartments : 7-12 Half Moon Street – London – W1Y 7RA – Mayfair – Verificar se tem alguma promoção com AMERICAN EXPRESS
The Lowndes Hotel: 21 Lowndes St – Hotel boutique, 5 estrelas- Localização excelente (atrás do Sheraton Park Tower-Knistsbridge e a uma quadra da Sloane Street – Gucci, Ferragamo, etc, e 3 quadras do Harrods). Serviço cordial, bem decorado, banheiro e quarto tamanho normal.
Apartamentos
Chelsea Cloisters – excelente localização, ao lado da Conran Shop, Bibendum, estação South Kensington, V&A Museum, boutiques, restaurantes, etc. Sloane Avenue (não confundir com a Sloane Street que fica a umas 10 quadras)- London SW3 #DH – WWW.chelseacloisters.co.uk
Millenium Hotel: “moderno” (1980´s)conveniente, localização nota mil (embaixo do prédio, na rua, tem Gucci, Prada, Dolce &Gabbana, Xanghai Tang, etc) e preços razoáveis: Sloane Street, a uma quadra do Harrods, meia do Hyde Park
RESTAURANTES
Gorjeta: já incluida no total da conta. E hoje os inglêses não deixam nada mais, só as moedas pequenas que vierem de troco.
Para almoço os pubs têm ótimos sandwiches e comida inglesa, como o roast beef que vem acompanhando de “yorkshire pudding” ( uma espécie de pãozinho feito com massa de panqueca, no forno, servido com o molho da carne ) e legumes; “steak and kidney pie” ( torta de picadinho de carne e rins, não é o meu “cup of tea” mas é prato nacional da Inglaterra), “fish and chips” ( também um dos pratos mais famosos da Inglaterra (tente o cod fish que é o bacalhau fresco, ou o haddock, que também é fresco) . Os peixes do “fish and chips” ( tem também cadeias de fast food com este nome ) são filets fritos, e acompanhados de batata frita, mushed peas ( espécie de pure de ervilhas) e molho tártaro. Nos pubs tem também o “ploughmans dinner” que são queijos e pães, sopas, “shepherds pie” ( torta de carne moida com purê de batatas ) e outros pratos, e os preços são bastante acessíveis.
Nos pubs você senta em qualquer mesa que tiver lugar vago. Não estranhe se desconhecidos se sentarem ao seu lado enquanto você estiver comendo, pois se tiver lugar vago à mesa, no pub é costume ocupar.
A cerveja inglesa é a “beer”, que é mais escura do que a nossa e é quase morna. A cerveja mais parecida com a nossa é a “lager”( pronuncia-se “Láguer”), que pode ser de garrafa ou “draft”, que é tirada do barril como chopp. Eles bebem também a “shandy”, que é a lager misturada com lemonade ( um tipo de soda ), e as moças gostam muito. Quando pedir a cerveja especifique se quer a “pint” ( copo de quase meio litro) ou “half pint”.
Além dos pubs e fish and chips, os de comida chinesa e indiana são bem acessíveis e populares.
Dos indianos eu gosto muito do “KHAN’s” , fica na Westbourne Grove (ao lado do número 23), estação Queensway do metrô. O tandoori chicken é excelente, e os curries de carneiro e de vegetais, o pão naan, o cucunber raita, os chutneys, são deliciosos. Peça a cerveja Cobra, indiana, para acompanhar. É muito boa e parecida com a nossa.
Tem também a cadeia de restaurantes indianos “Masala Zone” que é excelente, com prêços bem acessíveis, como a maioria dos restaurantes indianos. Para uma “degustação boa e barata, peça o Thali num restaurante indiano: é uma porção individual composta de uns 5 pratos pequenos que você ´pode escolher. Tem para quam é vegetariano, com frango, com peixe, carneiro, ou o que você escolher, mais os acompanhamentos. Não esquecer de pedir os “chutneys” para acompanhar.
Outra dica de comida oriental bastante acessível, e muito freqüentado pelo pessoal de teatro, cinema e TV é o “MELATI RESTAURANT”, especializado em comida da Malásia e Indonésia. É bom fazer reserva e mesmo assim se preparar para esperar em fila. Fica na 21 Great Windmill Street, Soho, perto de Picadilly Circus, tel.:7727-4818. Sugiro a soup Santan de entrada ( frango com caldo feito com leite de côco, muito temperado e “hot” ) e depois o Nasi Goreng Istmewa ( arroz com tempêros, espetinho de frango ( vem uns quatro espetinhos pequenos ), molho de amendoim, e uma saladinha por cima, e uma salada Pecal Lontong ou uma Pacri Nenas. As sobremesas são decepcionantes para nós do país tropical, mesmo a “Surprise”recomendada.
Bicester Village
Gastronômicos Latymer (chef Michael Wignall), L ´Enclume e Sketch.
Restaurante The Ledbury – Notting Hill – chef Brett Graham, um dos mais criativos de Londres (ou/2011) 127 Ledbury Road – W11 – (off Ledbury Rd, perto da pracinha do correio) – 20-7792 9090
Pollen Street Social – do chef Jason Atherton – 1 estrela Michelin. 8 Pollen St – W1S 1NQ – metro Oxford Circus – perto da Regent Street/ Hannover Street. Tel:20-7290 7600
Breakfast na região de Portobello Road: Granger &Co na Westbourne Grove a 2 quadras da Portobello Road – aos sábados e domingos as filas para o brunch (a la carte) são grandes. Gente bonita da região.
Sketch`s – moderno, chic, badaladíssimo, em Mayfair – Conduit Street – bonito e recentemente (2013) figurando entre os melhores de Londres.
The George: pub delicioso, antiqüíssimo, simples, num beco quase em frente ao Borough Market (atravessa a avenida e anda uns metros a direita). Ambiente ótimo para almoço, comida muito boa, Fish and Chips !!!!
PING PONG – dim sum – moderno, delicioso, preços razoáveis: 74/76 Westbourne Grove (imediações de Portobello Road e 45 Great Marlborough Street (paralela à Oxford St, a 1 qudra da Carnaby St, perto da Liberty´s e Oxford Circus)
LE CAPRICE – perto do Ritz Hotel ( se não for na rua da esquina do Ritz, é na próxima, indo para Piccadilly Circus pela Piccadilly ), um restaurante bastante badalado e não muito caro tel.: 20-7629-2239. Precisa reservar. É bastante cheio, e dá pra ir lá depois do teatro, mesmo indo a pé. Se não me engano fica na St. James, perto da entrada do palácio da rainha mãe. Vai pela Piccadilly ou pela Jermyn Street, que é paralela, e se não for onde termina a Jermyn St. é na próxima rua. A comida lá é muito boa e as pessoas que freqüentam são “in”. Dá tranqüilo para ir depois do teatro.
CECCONI´S– 5 A Burlington Gardens – W1S – 20-7434 1500 – bem atrás da Burlington Arcade/Royal Academy of Arts, a uma quadra da Ralph Lauren da New Bond Street. Italiano, ótimo, animado e chic. Tanto para almoço como para jantar. Necessário reservar. (out/2011)
GORDON RAMSAY´s AT CLARIDGE´S – fica em Mayfair, bonito, chic, caro. Comemos muito bem em 2010. Cozinha francesa. 3 course dinner (mais todos os amuse bouche e entre pratos – L 70 – 7 courses dinner L 80) . UM dos mais estrelados de Londres, pelo Michelin.
Agora ele tem também um outro, no shopping center que fica bem nos fundos da St Paul´s Cathedral, na City. Mais casual mais barato, na hora do almoço tem os executivos do mercado financeiro londrino. 20, New Change Passage –EC4 – City.
BREAD: também do Gordon Ramsay, mas muito mais barato e casual, na City, atrás da St pauls Cathedral . Excelente. De dia frequantado pelo pessoal do Bancos e Bolsa de Valores e à noite mais informal. 20, New Change Passage – EC4 .
ESPELETTE AT THE CONNAUGH – no Connaugh Hotel, tradicionalíssimo, formal (paletó) e chic – Carlos Place –W1 – Mayfair – 20-7107 8861 (out/2011)
THE WOLSELEY: Piccadilly – super recomendado para breakfast, lunch ou dinner. Moderno, “very trendy”, mesmo proprietário do The Ivy e Le Caprice. Eu sempre vou jantar lá, para não cortar o dia. Precisa reservar. Na 6ª feira tem uma “fish stew” (quase uma bouilabaisse) que nunca comi igual (11/2011). Ao lado do Hotel Ritz. 160, Piccadilly (entre a Estação Green Park do metrô e da Fortnum and Mason. – tel: 20-7499 6996
OXO TOWER – 20-7803 3888 – oxo.reservations@harveynichols.com – Do mesmo grupo do Fifth Floor Restaurant da Harvey Nichols, este restaurante fica do outro lado do Tamisa, atr´s da roda gigante, no alto da Oxo Tower (Oxo é a marca de caldo de carne tipo Maggi). Excelente, comida contemporânea, vista linda da cidade e frequência moderna e trendy. Casual. Tem o restaurante, bar movimentado ao lado, também com a mesma vista e a Brasserie junto ao bar. De sobremesa peça a torta de maçã com sorvete de baunilha (Nov/2011). South Bank-One Tower Wharf – Barge House
CANTINA VINOPOLIS – em Borough Market (tradicionalíssimo mercado de fruitas, geléias, queijos e carnes e muito na moda para restaurantes de peixe e frutos do mar, almoço me jantar – o mercado fecha lá pelas 15 h) . Vale a pena visitar o mercado e almoçar num dos restaurantes de peixe ou na Cantina Vinoplois que é especializada em vinhos e comidas harmonizando. Muito grande e popular para quem gosta de vinho ou não curte os de peixe. (out/2011) . Despojado e preços acessíveis.
LA FONTANA: 101 Pimlico Road – SW1W 8PH – tel: 0202 7730 6630 / 3187 – italiano, muito bom, o melhor lugar para saborear as trufas brancas em Londres (“from Oct to Jan”). Em dez/2005 estava a Libras 2,5 / grama. Um prato de fettuccine com queijo e manteiga custava Libras 16, e com as trufas (umas 20 raspadinhas) subia para Libras 35. Mas valeu a pena (e o próprio fettuccine sem as trufas também é ótimo, mas tem que avisar que não quer as trufas, senão, quando voce menos esperar, já estão raspando em cima do seu prato. Fica na Pimlico Road (sai da Sloane Square, desce a Lower Sloane Street e entra a esquerda onde tem “Chelsea Barracks (do outro lado a rua se chama Royal Hospital Road).
KAZAN MEZE RESTAURANT: 93-94 Wilton Road – Victoria – SW1 – 20-7233 7100 – www.kazan-restaurant.com – Turco- excelente. Ambiente bonito e comida deliciosa. Para 4 pessoas, pedir só um meze misto de entrada pois o prato prioncipal é farto. Fui em 06/2012
Manoush : árabe, muito bom. Tem diversos em Londres, em shoppings e a loja principal fica na Edgeware Road a uma quadra da Oxford Street/Marble Arch. Tem, nas 4 esquinas, uma lanchonete, um empórium/rotisserie, um fast food e um restaurante formal. Comida deliciosa, pratos grandes , portanto, pedir uma entrada para 2 pessoas e um prato para dividir. Os grelhados e tudo o mais são fantástcos. Serviço atenciosíssimo.
TOM AIKENS: excelente para jantar. Elystan Street – Chelsea
Meat Licquor – òtimo Hamburger no Covent Garden
Veeraswamy – Uma descoberta bacana, Indiano
DINNER– do chef Heston Blumenthau, o mesmo do Fat Duck. Ganhou uma estrela Michelin em out/2011. Excelente, comida contemporânea. Casual chic, precisa r3eservar com antecedência. Fica no Mandarin Oriental Hyde Park em Knistbridge, em frente à Harvey Nichols, e Sloane Street.
Bar Bouloud – embaixo do Mandarin Oriental Hotel , em frente à Harvey Nichols e de costas para o Hyde Park, a uma quadra do Harrods, não poderia ter localização mais privilegiada este restaurante do Daniel Bouloud, de NYC. Comida excelente e um prix fix menu muito acessível para almoço (em abri/11, comi entrada e prato principal, mas água, pagando Libras 24, ou seja, R$ 70. Frequencia bonita e ambiente legal. Casual e bom para almoço e para levar criança, pois tem múnus infantis.
MARCUS WAREING AT THE BERKELEY – no hotel Berkeley – Wilton Place, London, SW1 esq com Brompton Road – a 2 quadras do Mandarin Oriental e da Harvey Nichols, “atrás” do Sheraton Park Tower – 20-7235 1260 – www.marcuswareing.com. Restaurante estrelado, muito chic e formal, cozinha francesa contemporânea. Excelente e fácil escolher o que comer (na maior parte das vezes, a escolha é difícil em restaurantes “gastronomique”. (Nov/2011)
5th. FLOOR RESTAURANT: fica no 5o. andar da Harvey Nichols, uma das lojas de departamentos mais sofisticadas de Londres, na Brompton Road esq. com Sloane Street, Knitsbridge, a 2 quadras do Harrods.
Comida européia moderna, e também um restaurante japonês ótimo e modernos, daqueles que os pratos ficam circulando nma esteira rolante no balcão e voe vai se servindo. Excelente para break nas compras para almoçar.
Mr. CHOW – restaurante chinês super tradicional e ainda muito trendy em Londres. Conheço-o desde 1980, e sempre foi muito bom e bem freqüentado. Quase em frente ao Mandarin Oriental em Knistbridge, ao lado do Chicago Rib Shack.
MONTPELIANO RESTAURANT – 13 Montpelier Street – SW7 (na ruazinha quase em frente ao Harrods) – tel: 020 7589 0032 / 2753 – italiano tradicional de Londres. Chic e ótima comida. Pode optar pelo (dez 2005) almoço executivo (“set menu”) em que se pode escolher entre 3 entradas e 3 pratos principais a Libras 16,00 , o que é muito barato para Londres. Com sobremesa aumenta mais Libras 3,50. E os pratos, apesar de individuais, são muito fartos. Vantagem também, de o almoço ser servido até mais tarde que os demais restaurantes.
CROSS KEYS – pub muito charmoso,´perto de Chelsea e do rio. Tem o restaurante no jardim nos fundos, com teto de vidro. Comi o melhor salmão da minha vida. Melhor para almoço: 1 Lawrence Street – SW3 – tel: 20-7349 9111
CHEYNE WALK BRASSERIE (Chelsea, by the river) : excelente para almoço, fashionable.
THE BLUE BIRD – também do Sir Conran ( ver The Blue Print Café abaixo ). Abriu em 1997. Super bom e “in”. Kings Road, depois da Kensington Garage/ Chelsea Town Hall.
THAI food – THE BLUE ELEPHANT – Fulham Road – delicioso, muita comida ( não almoçar neste dia).
BIBENDUM -também do Sir Conran, fica na antiga fábrica de pneus Michelin,, perto da estação de metrô South Kesington
BRASSERIE St.QUENTIN – 243 Brompton Road – SW3 2EP – tel: 020 7589 8005 – francês, a 2 quadras do Harrods, indo para South Kensington. Local agradável e comida muito boa a prêços razoáveis (em termos de Londres).
THE GORE HOTEL – gourmet – Restaurante “190”e Bistro “190” – especializado em peixes.
LA BOUCHÉE – bistro/ café – ótima comida e “fun”. Não é caro. É bom reservar. 56 Old Brompton Road – SW7 – South Kensington ( meia quadra do metrô ). Tel.: 20-7589 1929
BOMBAY BRASSERIE – Indiano fino e transado. South Kensington.
THE RIVER CAFÉ – Thames Wharf – Rainville Road – W6 (fica em Fulham, meio longe de Knitsbridge), à beira do rio. Moderno e casual, comida moderna e muito gostosa, gênero Spot (maior e com comida melhor), serviço excelente. Preços razoáveis. (Nov/2011)
HUNAN: chinês ótimo, situado na Pimlico Road (entre Sloane Square e Victoria Station – desce a pé a Lower Sloane Street a caminho da Chelsea Bridge e vira a esquera na Pimlico Road. Super movimentado. Precisa de reserva. Servido pela família de chineses. Pedir a seleção de pratos (vem uns 15 pratos pequenos, incluido o pato de Pequim – ou lacquered duck) e voce sai se sentido leve depois deste banquete.
WRIGHT BROTHERS – perto do Borough Market (frutas, peixes e legumes), serve frutos do mar fresquíssimos, ostras, fish soup (tipo bouillabaisse). Tem brunch, à base de peixes e ostras no domingo. Preços bem razoáveis. Vale a pena experimentar. – 11, Stoney Street – SE1 9AD – tel: 20 7403 9554 – Estação Borough ou London Bridge do metro. www.wrightbros.eu.com.
FRANKLINS: comida inglesa . East Dulwich
FIFTEEN – Jamie Oliver – restaurante italiano gourmet no subslo e no térreo, uma trattoria. Fica no lado Norte, perto do Leste, numa ruazinha escura que sai de uma avenida deserta à noite, parecendo cenário de filme do “Estripador de Londres”. Não é caro ( L 36 o jantar de 4 pratos) nem bonito, precisa reservar para o gourmet, onde comemos , mas a comida é apenas regular, para quem está acostumado aos restaurantes italianos de SP (não precisa nem comparar com Fasanos ou Parigis, mais para Lellis…) ou NYC. Enfim, não vale a espectativa. 15, Westland St, N1 7LP – perto de Old St roundabout – metro Old Street – tel: 20-3375 1515
JAMIE´S ITALIAN – Jamie Oliver, em Covent Garden. Não faz reserva . Muito bom, sem a pretensão do restaurante gourmet e faz parte de uma cadeia que ele abriu, de restaurantes mais “affordable”, tipo cantina. Fica a umas 2 quadras acima da Leicester Square Tube Station, bem na região dos teatros. Unit 33, 10-12 Upper Saint Martin´s Lane – tel: 0203-326 6390. Em 2011 comi maravilhosamente bem por R$ 73 (Libras 27 – uma entrada, 2 massas e 2 águas ). E um outro almoço com 2 carnes deliciosas e uma entrada, por Libras 32, ou seja, R$ 83. São Paulo está muito cara até para ingleses!!!!!
E dá para ir a pé para o teatro, pois, de 2a a sábado fica aberto até as 23:30, e no domingo, até as 22:30.
Tem também em Canary Wharf – 2, Churchill Pl – tel: 20-3002 5252. A 5 min a pé da estação Canary Wharf do metrô. E , bem em frente, tem o restaurante do Gordon Ramsay, Bread, excelente e acessível!
Também do Jamie Oliver, aberto em 2011, tem o BARBECOA, steak house e hamburguers, na City, num shopping bem atrás da St Paul Cathedral. – 20-New Change Passage – EC4. Lotado de executivos na hora do almoço e bem casual à noite. Mas não vale a pena, pois o serviço pode ser muito ruim e a carne não é o que os ingleses falam… Muita fama e pouco a oferecer. Ele tem também um açouge no lado de fora do shopping com cortes de carne lindos.
Spice Market – filial do de Meatpacking District-NYC, este fica no W Hotel – 10 Wardour St – entre Piccadilly Circus e Leicester Sq, logo atrás da loja da M&M (mesmo prédio) de Leicester Square.
Reserva: 20-7758 1088
ARBUTUS– 63/64 Frith Street – W1 – tel: 20-7734 4545 – fica no Soho, peto de Mayfair. Comida ótima (ganhou uma estrela no Michelin) e, apesar de caro, os linch/pre-dinner menus são muito acessíveis (entrada, prato principal, e sobremesa por Libras 15!!!! Excelente vitela com molho de legumes e purê de batatas)
MR WU HOT BUFFET – 58-60 Shaftesbury Ave – W1 – buffet chinês de boa qualidade, e super barato ((Libras 8 o self service). Ambiete agradável, peto do portal de Chinatown e de Piccadilly Circus.
WAMAGAMA – chinês da linha fast food elaborado, serve bons e diferentes yakissobas a excelentes preços. Tem diversos espalhados pela cidade.
FISH AND CHIPS – ótimo e bem localizado (2006): “The Rock Sole Plaice” (rock sole é o nome de um peixe e Plaice é outro peixe). Endell Street, esq. com Shorts Gardens, a 2 quadras da estação Covent Garden (indo uma quadra depois do Marks & Spencers de Covent Garden e entrando à esquerda, sentido norte, mais 2 quadras). Mesas ao ar livre, excelente para almoço e uma cervaja no verão. Sugiro o Cod (bacalhau freco) ou Haddock (também fresco). www.rockandsoleplaice.co.uk
THE IVY – badaladissimo – West End – 20- 7836 4751 – West Street / Cambridge Circus, perto da Tottenham Court Road, bem atrás da Pizza Hut que tem na esquina). Tem que reservar. Ponto de celebridades tipo Paul McCartney, Elton John, Angie Dickinson, Sarah Ferguson, etc.
BELGO CENTRAAL – Mariscos!!!!! comida Belga (carnes, aves, peixes, muito bom e preços bem razoáveis. – very trendy, moderno, freqüência jovem, descontraido. Mais de 100 tipos de cerveja belga. Desce por um elevador de carga em cima da cozinha enorme e as mesas coletivas de um lado e comuns do outro, servido por garçons com roupa de monge trapista.. – 50 Earhan Street, Covent Garden – Tel.:20 -7813 2233.
SOHO SOHO – fica no Soho, Frith Street. Comida boa afrancezada e freqüencia jovem ( 15/ pessoa). Também perto do “Soho Soho”tem os restaurantes das ruas Beak ( Delicious Bleu, Delugo – bar restaurante e café – Tratoria da Aldo ( Greek St ), Ronnie Scotts – bar de jazz tradicionalíssimo na Frith Street ( pronuncia-se “Firsth Street”).
KETTNERS – champagne bar – todas as marcas de champagne vendido em garrafa ou copo. “Trendy”, era freqüentado por Oscar Wilde – 29 Romlly Street – Soho – W1 – tel.: 20 -7734 6112
“THE OAK ROOM” – Restaurante do hotel Meridien Piccadilly, perto do Piccadilly Circus: almoço “chic”. Fix menu para almoço maravilhoso, 25,00/ pessoa bebida 15% de serviço ( 35,00/ pessoa). Mesmo dono do “Mirabelle”.
LE CANTEEN – Charlotte Street – tente pegar mesa no lado de fora. Muito barato e muito bom (curry a L 3,50)
DRAGON CASTLE: chines, excelente – Elephant and Castle
ROYAL CHINA CLUB: chines, excelente, tem Dim Sum
MAGGIE JONES: um dos restaurantes mais antigos de Londres, e, dizem, que o nome é relativamente novo, pois homenageia a Princesa Margareth, pois é quase nos fundos do Palácio de Kensington, onde ela viveu, e o proprietário era amigo dela. Transado, casual, bem rústico, comida inglesa de qualidade. Muito bem localizado, perto de Knightsbridge/ Hyde Park/High Street Kensington (3 quadras da estação de metrô)/ Notting Hill. Fica num bequinho chamado Old Court Road, que sai da Church Street (que liga Kensington High Street a Notting Hill Gate). Vale a pena ir.
FISH WORKS – 188 Westbourne Grove – London – W11 – tel: 20-7727 0060 – pertinho da Portobello Road, numa rua cheia de lojas e antiquários. Especializado em peixes, moderno, pequeno, delicioso, com uma banquinha de venda de peixes na entrada. Os barmen são jovens e muito simpáticos. Comi muito bem em ago/07, e a preços razoáveis.
THE RIVER CAFÉ – Lindo, perto da Hammersmith Bridge.
CAFÉ DES ARTS – Francês, muito charmoso e despretencioso. Comida muito boa e preço acessível, freqüentado pelos “descolados” de Hampstead, bairro “in”, habitado por artistas, diplomatas, etc. 82 Hampstead High Street – London – NW3 – tel.:20 – 7435 3608.
CHINA GARDEN – Restaurante chinês, sem charme, mas limpo e EXCELENTE comida. Experimente: Soft shell crab ( siri mole frito com spices ) e Crispy duck with pancakes ( mais ou menos igual ao pato de Peking , mas vem com a carne e a pele), Sissling lamb ( que vem na chapa ) e ao invés de arroz, peça o Singapore Noodles. Delicioso!!! 5 – 6 New College Parade – Finchley Road – Swiss Gtlage – London – NW3 –20 -7722 9556 / 2216.
MAHARANI – ótimo restaurante indiano, lugar simples, sem turistas, comida deliciosa.. Além dos pratos tradicionais, tipo tandoori chicken, curry de legumes, curry de carneiro, cucumberaita (salada de pepino com spices e coalhada, neste restaurante eu comi de entrada um coquetel de camarão super indiano, delicioso e spicy.. Para um jantar para 2 a 4 pessoas, péça estes pratos todos acima mais uma porção de arroz e um nan (espécie de pão indiano que pode ser pedido recheado –stuffed – ou plain). Fica no bairro de Clapham, (diz “ Clápam” ), do outro lado do rio, não muito distante. 117 Clapham High Street – SW4 – tel- 20- 7622 2530 / 7720 9154. O bairro é uma área antiga que vem “ do” nos ultimos anos, e a rua está enchendo de restaurantes, além de um ótimo cinema.
LA PORTE DES INDES – luxuoso (cafona, ao estilo chic indiano), comida maravilhosa, pertinho do Marble Arch : 32 Bryanston Street – W1H – ( a uma quadra da Oxford Street e do Marble Arch) tel: 20-7224 0055. Se puder, experiemnte o Sunday Brunch, mas chegue antes de 13 h.
RESTAURANTES BÁRBAROS
Pela comida e principalmente pela localização e a vista de cartão postal: “LE PONT DE LA TOUR” ( tem o restaurante e a Brasserie, ao lado do restaurante, que é ótimo e bem menos caro ). Telefone: 20 – 7403-8403 / 9403 – Fax: 20 – 7403-0267. Fica do outro lado da Tower Bridge, à beira do rio. Vai de taxi. Ao lado deste restaurante e brasserie tem também o “THE BLUE PRINT CAFÉ” , telefone: 20 – 7378-7031, também caro e badalado, e com a mesma vista linda da city, da ponte e da Torre de Londres . Pertence ao Sir Conran designer e dono do “Bibendum” ( oyster bar em South Kensington, na fábrica de pneus Michelin – toda art deco, restaurada ) e do ‘Blue Bird”. Vale pelo menos o passeio para um drink à noite, e ficam abertos até um pouco mais tarde que a média. Endereço : 36 Shad Thames – Buttlers Wharf – SE1.
“LE GAVROCHE”: é o restaurante mais estrelado de Londres a muitos anos. Super tradicional, caro, e as estrelas do Guia Michelin são merecidas. Fica em Mayfair, perto da embaixada brasileira.
TEATRO
No Criterion Theatre, em Piccadilly Circus, e dentro da estação de metrô Leicester Square, tem os “discount booths”, onde se compra os tickets com bons disciontos. Na própria Leicester Square e imediações, tem umas lojinhas que vendem também, mas eu prefiro comprar neste oficiais.
Ticket master: 20 – 7344 4444
First call: 0870 840 1111
Internet: www.ticketmaster.co.uk
MISSA
The Holy Trinity Church: ao lado do Victoria & Albert Museum, a 4 quadras do Harrods- Knitsbridge/South Kensington: Sábado: 18h Domingo: 10 / 11h
Westminster Cathedral: perto da Victoria Station: sábado: 12 / 18h. Domingo: 10:30 (solene)/12 / 17:30 e 19h.
St Mary of the Angels – Notting Hill- Moorhouse Rd – W2 – off Westbourne Grove e Chepstow Rd – via Artesian Rd – missas sábados 18h/domingos 9:30 (português)/12:30/18h
TAXI
Antigamente dava-se 10 a 15% de gorjeta no fim da corrida. Atualmente, apenas se tiver bagagem.
MINICABS
Em 2011 usei o Airport Executive International –
bookings@airportexecutive.co.uk
44-20-8838 3333
Fiz a reserva por email dando o numero do voo, data, horario e o destino em Londres: deu tudo certo, por Libras 30 mais a gorjeta.
Airport Transfer:
De Holland Park/Notting Hill, Libras 23 a 28 (dependendo do terminal) para Heathrow Airport mais gorjeta.
Gatwick- Libras 45 – nncars@hotmail.co.uk 20-7624 5000 7625 3500 7625 3600
Pronto Radio Cabs
Heathrow Term 1 a 4 + Libras 27 / Term 5 – Libras 30 – 20-7286 8888 – 7289 8888 – 7286 2227
Classic cars
www.londonclassiccars.com – 20-7229 1234 7229 0011
Mais barato que taxi de rua:
Plaza Cars – tel: 20-7724 0000 Se tiver muita bagagem, pedir taxi maior. O preço é fixo neste serviço, pergunta no telefone quanto é, do lugar que você estiver hospedado até o aeroporto que for (Gatwick ou Heathrow).
Eu uso sempre o serviço do Sr. Anand, um paquistanês recomendado anos atrás por uma amiga minha que mora a muitos anos em Londres. É muito simpático (e talkative), e confiável, apesar de o carro ser um carro de passeio destes japoneses. Aliás, estes radio cabs são carros comuns, não aqueles tradicionais carros pretos enormes de Londres, que eu uso em corridas curtas na cidade. Tel cel: 00 xx 44 0771 031 7586 – res: 00 xx 44 20 8991 228. Email: nvanand@hotmail.co.uk
O Dan, do hotel, recomenda o seu amigo Mr Inu Choudhury 00 XX 44 (0) 7930 165 102
Oasics Cars Ltd – excelente ! – 020-8749 9918 –www.oasiscars.co.uk bookings@minicabservice.com
Tem também o Airport Service – tel : 44-20-8838 3333 – que custa nais barato uns L 10 que o Anand (mas é de bom tom dar uns L 5 de gorgeta para o motorista) . Diz que foi “indicação da Universidade de Chicago” (não sei por que…) e a empresa de radio cabs “Langham Taxi” (Mercedes only), pelo prêço melhor que os taxis de rua, para as idas para o aeroporto ou viagens. Tel: 020-7603 2000 (dar uns L 5 de gorgeta).
PAULO RUAS