Metz é uma cidade que merece ser conhecida em um passeio de um dia, considerando-se que tem o Centre Georges Pompidou – Metz. O Beaubourg de Paris abriu uma filial nessa cidade, com belas exposições de arte moderna e de arte contemporânea ao longo do ano. Aproveitaram, também, para mostrar uma importante parte do enorme acervo dos arquivos do Centre Georges Pompidou.
Visita de Metz
Comece o dia fazendo um tour a pé pela cidade e conheça a Catedral de Metz, exemplo do gotico francês. Além de bonita, tem maravilhosos vitrais, entre os quais os vitrais feitos por Chagall.
A cidade fica na confluência dos rios de Seille e Moselle. Aproveite para visitar o centro histórico de influência arquitetônica francesa da época medieval e clássica. Esse centro tem toda uma area sem carros, com muitos restaurantes e lojas.
Pode-se, também, observar a influência germânica na arquitetura, em função da anexação à Alsácia e Lorena no início do séc. XX, em particular no bairro imperial.
Centre Pompidou – Metz
Depois, visite o Centre Georges Pompidou, que tem projeto original e arrojado, composto por três enormes galerias e um imponente espaço no térreo, onde se encontram um auditório, um café e uma livraria. O teto ondulado se tornou uma referência arquitetônica.
Detalhe da parte interna com sua bonita estrutura de madeira feitas pelo arquiteto Shigeru Ban em colaboração com equipes francesas.
Informe-se sobre as exposições temporárias e programe-se.
Centre Georges Pompidou – Metz
www.centrepompidou-metz.fr
Restaurantes
Selecionamos os seguintes restaurantes em Metz:
Restaurante A côté – 43, Place de Chambre tel 038766388430
Bar Bo Bourg – 67, rue Mazelle
La Cave des Trappistes – 20, Place de Chambre
Como chegar
A visita a metz pode ser feita em um dia, como uma ida e volta de PAris via o TGV. Pegue o TGV na Gare de l’Est que leva 1h23 minutos até a gare de Metz.