Sem dúvida, a marinière faz parte do imaginário francês e representa um icône de moda na França, utilizada de várias maneiras e estilos.
A marca mais emblemática de camiseta marinière francesa, originalmente as camisas dos marinheiros, é a Armor-Lux, que é feita na Bretanha (www.armorlux.com), região bem conhecida pelos espírito da marinha, com seus pescadores e velejadores.
Outra marca que é igualmente tradicional e conhecida é a Saint-James (www.saint-james.fr), fabricada na Normandia.
Ambas camisetas ou malhas misturadas com outros acessórios ficam muito bacanas, do tipo jaqueta, blaser ou sobreposição de camisetas ou malhas. Tudo é válido.
A Camiseta marinière
Pode-se encontrar várias versões e adaptações feitas por designers de moda, como as da Agnès B (http://www.agnesb.fr/mariniere-malo), , as da Isabelle Marant (www.isabelmarant.com), as do Petit Bâteau para crianças e adultos (www.petit-bateau.fr) ou as da Claudie Pierlot (http://fr.claudiepierlot.com). E, não podia deixar de ser, a Maje, também (http://fr.maje.com).
E, na alta Costura, as do Jean-Paul Gauthier (www.jeanpaulgaultier.com), que levou ao extremos sua utilização, em decoração, perfumes, roupas…
Convencida que deve ter uma em seu guarda-roupa ? Se ainda não veja abaixo.
Antes:
E agora:
Nossa versão brasileira de shorts com a Alessandra Ambrósio:
Ou a da Charlote Casiraghi na PFW de 2018:
E as esportivas de Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, num estilo mais esportivo e descontraído:
Ou ainda, como inspiração:
Assim, esta peça é considerada na França como um básico indispensável ! Já tem a sua ???