As Calanques são localizadas às portas da segunda maior cidade da França, Marselha. É uma espetacular área situada ao longo de 20 quilômetros da costa mediterrânea. Nessa região, passagens semelhantes a fiordes são conhecidas como calanques, estruturas escavadas em despenhadeiros de calcário que se debruçam sobre o mar turquesa.
Les Calanques, perto de Marselha
Declarado oficialmente parque nacional em 18 de agosto de 2012, Calanques é o mais novo parque nacional da França desde 1979.
Ao todo, 140 espécies de plantas e animais ameaçados de extinção contam com proteção em terra, junto com 60 espécies marinhas.
Mesmo com 1,3 milhão de visitantes que desembarcam na região durante o todo ano, ainda assim ela oferece descanso da agitação da cidade. Os alpinistas seguem a trilha de Les Goudes (perto de Marselha) até o lindo pequeno porto de Cassis.
Além da emoção do surfe e das escaladas, tem os adoradores das praias localizadas em abrigos onde os barcos flutuam, e os que alugam caiaques para explorar os recantos e fendas. D
entro do parque, os visitantes podem colher cogumelos e ervas aromáticas como tomilho, erva-doce e alecrim para uso doméstico. E assim, por meio do turismo sustentável, a coabitação pacífica pode continuar. Aconselho a exploração a partir de Cassis.