Para os que gostam de cozinhar e que se interessam por aprender a cozinha francesa podem escolher entre vários livros. Dos mais tradicionais aos mais recentes, compilei abaixo os que ma ajudaram nesse caminho: escolher os pratos que prefiro da gastronomia francesa e cozinhá-los para receber os amigos em casa.
Na realidade, na França, o hábito é receber em casa em jantares sentados, normalmente com o numero ideal de 8 pessoas e, de preferência, feito por suas próprias mãos …. muito mais valorizado por seus convidados ! Raramente um francês que confirma sua presença a um jantar não comparece ou anula no ultimo momento. Isto é considerado muito mal educado. E, uma das “politesses” é de sempre retribuir o convite.
Cozinha Francesa
Desse modo, quando comecei a convidar, tive que aprender os rudimentos da “cuisine française” … Aqui o meu percurso de aprendizado e dicas de livros que me ajudaram !
Iniciação à Cozinha Francesa
Às vezes nos deparamos com filmes que mudam nossa percepção sobre um assunto. Aconteceu comigo com relação a saber cozinhar … Na França a vida social que conta passa pelos pequenos jantares sentados e o empenho pessoal é realmente valorizado !
O “Festin de Babette” é um lindo filme pela maneira como mostra a importância de saber receber e a de retribuir, de oferecer algo de si próprio e dar prazer aos que descobrem algo novo ou ao connaisseur, a amizade … E, tudo isso, via o “art de vivre” e a gastronomia franceses !
Tendo uma mãe francesa que cozinha extremamente bem, decidi aprender ! Assim, escolhemos suas 10 melhores receitas e começamos. Momentos maravilhosos de cumplicidade, sobretudo quando o molho virava e os convidados chegando…
A tradição em familia
Existe uma série de novos livros de grandes chefs nas livrarias, todos certamente muito bons. Quais são aqueles livros que recebemos em herança desse patrimônio francês ?
A infância é recheada de pratos do Pellaprat, que foi um dos fundadores da Escola Cordon Bleu. Inevitável e, sobretudo, fácil de fazer quando começamos a nos interessar … Uma vez Pellaprat, sempre Pellaprat. Reeditado várias vezes e em inglês, um clássico… Que deve ser acompanhado pelo livro do Pasquet para as sobremesas:
É um bom começo, mas a aventura continua …
Um grande clássicoda cozinha francesa
Um pouco de receitas de um grande Chef, que fez escola ! Auguste Escoffier e seus livros: Ma cuisine e Le Guide Culinaire:
O manual básico de culinária
Com os livros de Pellaprat e Pasquet já em mãos, a segunda etapa de meu aprendizado se realizou quando recebi o famoso livro de cozinha Je sais Cuisiner da Ginette Mathiot! Um must nas cozinhas francesas … Prático e mais atual, com o passo a passo …
Passo a passo Ilustrado do Larousse
Faltava na minha prateleira um terceiro tipo de livro, mais didático e obrigatório no canto da cozinha é o Le Larousse de la Cuisine ou o Petit Larousse dela Cuisine, com 1800 receitas. Uma mini enciclopédia, com todas as explicações possíveis de como fazer, passo a passo. Sempre ajuda nessa fase.
Outra opção, mais elaborada, é o Le Grand Livre de la Cuisine Larousse:
Sem falar, é claro, da série feita por temas:
Bom, já em possessão dos 3 livros vitais, agora …
Complicando um pouco mais.. a arte de receber
Quando você pensa que já conseguiu avançar bem, você descobre que é só o começo, de repente aparece o guia supremo, aquele que você olha e se dá conta: esse nunca será meu nível ! Consequência, você chama uma amiga que cozinha bem, coloca ela com sua mãe que te deu o livro, elas discutem os detalhes exotéricos dessas receitas e você ? Cool, come o que elas cozinharam …
Mas o livro é vintage e só se acha usado: Le Livre de cuisine de Madame Sainte-Ange, a bíblia da “Haute Cuisine” familiar francesa, do século XX.
Então, tinha que achar o qual seria o seu substituto atual. Indaguei e achei é o da Marie Blanche de Broglie, Cuisiner pour recevoir, Editions Solar, com 350 receitas atuais ! Se quiser aulas de cozinha ou de “art de vivre”, confira o seu site, clique no seguinte link: www.cuisinemb.com
A cozinha de hoje, simples e fácil
A última novidade, que fez um ENORME sucesso na França, é o livro de cozinha Simplissime – Le Livre de Cuisine Le + Facile du Monde do chef J.F. Mallet. Uma bíblia para quem não sabe cozinhar e quer receitas fáceis e didáticas, além de rápidas ! Sinais dos tempos …
Outro grande sucesso recente é o livro de receitas “On va déguster” de François-Régis Gaudry .. Um passeio pela historia da cozinha francesa revisitada !
Bom, agora não tem desculpa de não aprender a cozinha francesa e saber receber à la francesa !