Montreuil-Bellay é uma gratificação justificada : Suas ruas e monumentos são ecos do seu patrimônio medieval excepcionalmente preservados. A cidadela revela em suas alturas o seu castelo, suas muralhas e portões fortificados. Nada parece deixado de fora. A rica herança é cuidadosamente mantida, as paredes, os edifícios, mas também a casa de Charles Dovalle jovem poeta que morreu em 1829. Sua casa é um dos lugares para descobrir ao andar na rua.
Montreuil-Bellay
A história de Montreuil-Bellay é definitivamente atípica. Datado de 160 milhões de anos, é o resultado de um enorme depósito de amonites conhecidos em todo o mundo. O famoso castelo surge em 1025 com Foulque Nerra, também chamado de “o Falcão negro”. Hoje, o homem ainda está gravado na memória e na história da cidade.
Para além do seu aspecto histórico, Montreuil-Bellay é cheia de surpresas: a natureza circundante oferece um refúgio de serenidade para todos os visitantes. Os moradores concordam mesmo que dizer que o cenário muda com as estações do ano, a luz é linda! Este é o caso das margens do Thouet, onde passeios de canoa são uma inconfundível visita neste vilarejo perto de Saumur (região do Pays de La Loire), onde não apenas os famosos castelos se visitam.