Museu do Louvre
O Museu do Louvre recebe vários milhões de visitantes por ano. É, com certeza, uma das instituições culturais mais visitadas da cidade e do mundo. Mas antes de ser um museu, este palácio gigantesco com mais de 350 000m2 foi a residência dos reis da França.
O local foi uma fortaleza construída pelo Philippe Auguste em 1190. Somente em 1546 que François I decidiu construir umpalácio da renascença, o que foi continuado nos reinados de Henry II e Charles IX. Henry IV decidiu em 1594 o Louvre ao Palácio das Tulleries, construído por Catarina de Médici.
Porém, o Louvre deixou de ser a residÊncia oficial dos reis da França quando Louis XIV escolheu mudar-se para Versailles em1678. O Louvre tornou-se um museu em 1678,
As obramais importantes e visitados do museu são : o casamento em Cana por Veronese, a Vitória de Samotrácia, a Vênus de Milo, Liberdade Guiando o Povo de Delacroix, A jangada do Medusa por Géricault,entre outras. Mas. sem dúvida, obra mais famosa de museu é A Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
Com um ideia criativa de aliar modernidade à tradição , a Pirâmide do Louvre, toda de vidro, foi construída pelo arquiteto sino-americano Ieoh Ming Pei e inaugurada pelo presidente François Mitterrand em 1989. Essa pirâmide se encontra no eixo direto de todos os monumentos até A pirâmide do bairro La Defense.
Planeje sua visita com antecedência,escolhendo seus períodos na história da arte ou as obras favoritos, pois o Museu é enorme com várias alas.
Acessos a Museus e lugares de turismo em Paris
Musée du Louvre
Para evitar as enormes filas para entrar no museu, aqui vão nossas dicas:
– Compre seu pass ou bilhete por internet antes de ir;
– Chegue cedo por volta das 9 horas da manhã, no final da tarde ou escolha os dias com noturnas (quarta e sextas até 22 hrs) e evite os horários de maior frequência (de 11 às 16hrs);
– Não use a entrada principal na pirâmide, onde fará 2 filas, a de espera para entrar e a de compra dos bilhetes. Escolha de entrar pela Porte des Lyons (menos nas sextas e à noite, pois está fechada) que se encontra no Jardin des Tuileries, na altura do arco do Carroussel, na ala do museu do lado do Sena. A entrada é quase imediata ! Para encontrá-la procure ver dois os leões na entrada;
– Entre diretamente pelo metrô, Palais Royal/Musée du Louvre, procure a plataforma que vi em direção de La Défense e dirija-se à saída do Carroussel du Louvre.
Museu du Louvre
Horários: Segunda-feira, quinta-feira, sábado e domingo : 9 h – 18 h / Terça-feira: Fechado / terça-feira e sexta-feira: 9 h – 21h45
www.louvre.fr
Restaurantes no Louvre: com vista para a pirâmide ou para os jardins?