Nice, a capital da Côte d’Azur
Estava em Nice neste verão e visitei vários lugares na cidade e nos arredores. Fiz um roteiro, que publico agora. Nice é a maior cidade do sul da França, mas guarda um aspecto pitoresco. Na realidade, o centro muito antigo foi todo arrumado e tem muitos restaurantes, bares e lojinhas simpáticas. Um passeio à noite é muito gostoso.
Mamac – Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea
Um dos programas mais interessantes é ir até o Mamac – Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea (Mamac Nice).
Hotel
Para se hospedar existem os hotéis 5 estrelas tradicionais como o Negresco, mas sugiro o Hotel Windsor****, que está num bairro residencial mas acessível facilmente à praia e ao “Vieux Nice”, com um mix de quartos contemporâneos e muito charme.
Restaurantes em Nice
Claro que passear no Cours Saleya é um must, mas fuja dos restaurantes dali, são todos para turistas, com raríssimas exceções !
La Petite Maison
O restaurante mais conhecido é o La Petite Maison, que faz parte da lista dos preferidos de muitos famosos. Como dizem os franceses um “incontournable” (www.lapetitemaison-nice.com).
Merenda
O Merenda é um bistrôt simples e quase rústico, não aceita pagamento em cheque ou cartão, não se reserva. Dominique Le Stanc teve já teve 2 estrelas no passado e com este restaurante apresenta uma cozinha local e provençal. Muito difícil ter uma mesa. Assim, chegue bem antes, ou no dia anterior, peça uma reserva e volte. Se ele for com sua cara funciona ! (http://lamerenda.net)
Le Bistrot d’Antoine
O Le Bistrot d’Antoine (27, rue de la Préfecture) é simpático e sem pretensão, boa cozinha e bons preços, de longe o meu preferido. Aliás, abriram dois outros restaurantes o Bar des Oiseaux (5, rue Saint-Vincent), que tem ótima pasta e o Comptoir du Marché (8, rue du Marché).
Carré Llorca
Outra excelente opção é o Carré Llorca (3, rue de la Préfecture), que é um restaurante moderno e clean do conhecido chef provençal Llorca, que tem seu restaurante estrelado em St Paul de Vence. Anote que os preços são acessíveis para o nível de cozinha que é !
Para quem é saudosista da velha Nice dos anos 30, a opção é La Reserve de Nice, com vista para o mar e preços interessantes, ou o L’Universe que é uma instituição de Nice, uma típica brasserie, sóbria e clássica. (www.christian-plumail.com)
O Bistrôt du Port de Nice do chef Orsini, é a melhor escolha se quer ficar no porto. (www.lebistrotduportdenice.fr)
A cidade é muito central e de fácil acesso para todos os outros vilarejos e praias da Côte d’Azur.