A cada Natal na França, os “chef-pâtissiers” franceses apresentam suas versões da sobremesa de Natal tradicional: o doce é a Bûche de Noël, criada pelo pâtissier Pierre Lacam. A versão tradicional é um rocambole sofisticado em forma de tronco de árvore, com recheio de « crème au beurre » (creme de manteiga) de café, de chocolate, de “marron glacé” (castanhas cristalizadas), etc..
Bûche de Noël – o bolo de Natal na França
Na minha família, temos duas opções: fazemos nós mesmos quando temos tempo e utilizamos a receita familiar:
https://www.parismania.com.br/receita-tradicional-francesa-de-natal-buche-de-noel/
Ou procuramos um lugar que faça o estilo tradicional e, em geral, encontramos numa doceria não conhecida, que guarda a ideia do rocambole. Neste ano, tive uma ótima surpresa com a bûche de um chef Patissier Stéphane Gaudard, que tem um salão de chá pertinho da rue de Rivoli e do Louvre (www.sebastiengaudard.com).
Este chef tem como objetivo revalorizar os doces tradicionais franceses, respeitando os aspectos essenciais das receitas. Ou seja, suas bûches são rocamboles e os recheios são “crème au beurre” com um toque moderno, em referência a outros doces clássicos. Assim, a de chocolate é a Bûche Fôret Noire, a de marrons é a Bûche Mont Blanc, a de chocolate e côco é a Buchette e, por fim, a Bûche Merveilleuse é inspirada pelo seu criador Roger Mouille com baunilha e creme de chocolate. Bom, a deste ano vai ser uma das três abaixo (e não por falta de tempo…) São realmente deliciosas !
Os designers pâtissiers e suas bûches
Outra Bûche que gostei muito foi a Yule Log do chefs Jérome Banctel e Marc Lecomte do Hotel La Réserve Paris, que criaram a massa do rocambole com castanhas e pedaços de peras caramelizadas e o recheio com baunilha e pedacinhos de “marrom glacé” e envolto em chocolate. Imperdível !
Para os que procuram sabores e consistências criativas com design mais modernos, tem para todos os gostos. Selecionamos algumas Bûches deste ano, abaixo. A da doceira Dalloyau, sempre um must:
O bolo de Natal de frutas do Gérard Mulot:
Um verdadeiro tronco relembrando as origens do doce, do chef Angelo Musa do Plaza Athenée:
A do Lênotre, linda e saborosa:
A do Pierre Hermé, pelo exotismo:
E, a bûche Rubik do chef Cedric Grolet, pelo lado divertido e lúdico …
Desejamos a todos um Natal na França acompanhados de um dessas Bûches de Noël maravilhosas !!