Bayonne é localizada no sudoeste francês, na costa do Atlântico Norte e há alguns quilômetros da fronteira com a Espanha, Bayonne, está no coração do país Basco francês.
Bayonne
Banhada na língua e na cultura basca, ela acolhe todos os anos em julho uma tradicional festa com músicas e danças típicas. Durante cinco dias a cidade para. Milhares de pessoas saem às ruas vestidas de branco com lençõs vermelhos para essa grande manifestação popular que envolve shows e corridas. O traje é obrigatório, melhor não arriscar sair nas ruas com outras cores nessas datas. A foto por outro lado mostra o colorido das suas edificações.
A Catedral Sainte-Marie, construção gótica do século XIII –XIV, inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco é uma das paradas da rota que leva ao Caminho de São Tiago de Compostela, na Espanha.
Outra tradição secular local é o famoso presunto de Bayonne, que tem sua área e maneira de produção protegidos para garantir que todos os elementos sejam idênticos para preservar seu sabor característico. Curiosidade : a “baionnnette” é originária desta cidade, daí seu nome.
Durante o século 17, os camponeses revoltados inventaram uma arma nova. Sem pólvora, eles tiveram a ideia de acrescentar uma longa faca na ponta do fusil. Invenção que as Forças Armadas francesas recuperaram rapidamente.