A parte da cidade de Lyon considerada como Vieux Lyon fica na na margem oeste do rio Saône, a antiga área restaurada do atual centro antigo de Lyon, segunda cidade da França. O “Vieux Lyon” um agradável emaranhado de ruas de paralelepípedos, “traboules” (famosas passagens cobertas de um prédio ao outro), palácios renascentistas, fachadas medievais nos tons rosa e ocre, restaurantes de primeira classe, animados “bouchons” (bistrôs) e lojas sofisticadas. É também o local da cidade romana Lugdunum , capital comercial e militar da Gália fundada por Júlio César em 44 a.C.
Vieux Lyon
Vestígios desta próspera cidade pode podem ser notados no soberbo museu gallo-romano no alto da colina Fouviére. Dois teatros romanos que foram escavados ainda servem de palco para apresentações de ópera e rock. No pé da colina, encontra-se o melhor em mansões renascentistas da França –provas da riqueza trazida à cidade pelos bancos, tipografias e comércio de sedas.
Pontos imperdíveis numa visita rápida : Teatros romanos, Musée de la Civilisation Gallo-Romaine, Basilique Notre Dame de Fouviére, mas também : Basílica e a La Croix Rousse, a vida cultural (Bienal de artes, a ópéra nacional entre outros), os museus (Fine Arts, Cinema-Lumiére, Textiles), e os muros pintados (trompe l’oeil)