Vinhos frescos para aproveitar o calor
Quando o verão chega, qual vinho escolher ? Em geral, optamos vinhos que podem ser servidos em temperaturas mais baixas. O vinho rosé sempre foi o primo pobre dos Bougogne ou Bordeaux… No entanto, a apreciação dos experts esquece que o consumidor escolhe o que gosta!
Assim, para os que persistem em vinho tinto, a opção tradicional é o Brouilly, um Beaujolais servido fresco; para os que gostam de vinho branco, a pedida é, em geral, é o da Borgonha, o Chablis ; e, os mais pedidos são, claro, os diversos rosés !
Abaixo, sugiro algumas opções de vinhos e indico a temperatura na qual devem ser servidos.
Vinhos tintos
Os vinhos de Bourgogne, Bordeaux, da Valée du Rhône e, em particular, os “grands crus” são sempre servidos em temperaturas levemente superiores de 16 à 18°, em vez de 14 à 16° no caso dos Côtes du Rhône, Bourgueil, Chinon, Bergerac e Languedoc. Já os “crus” Beaujolais (Saint-Amour, Juliénas e Brouilly) são servidos entre 12 e 13°. Os vinhos ainda “jovens” se tomam mais frios, entre 11 e 13°, como por exemplo: Beaujolais, Savoie, Saumur Champigny e o Gaillac.
Minha escolha, para os dias quentes, é o Brouilly, destacando o Laurent Matray Vieilles Vignes, o Château de la Pierre (2011) e, claro, o top Château de Thivin.
Vinhos brancos
Os vinhos mais doces e licorosos devem ser servidos “frappés” (bem geladinhos) entre 5 e 6°C (Sauternes, Quarts-de-Chaume), os brancos secos são servidos bem frios de 6 à 10°C (Muscadet, Sauvignon de Touraine, Quincy, Picpoul de Pinet).
Minha escolha para o verão é o branco da Bourgogne Chablis, que deve ser servido com uma temperatura de 10 à 11° (os “grand crus”, estes devem ser servidos à 12-14°), detacando os do Domaine de la Motte, do Domaine de la Meulière e os do William Fevre. Outra opção, com preços mais acessíveis, é o Petit Chablis, que é servido mais frio à 8°.
Vinhos rosés
São servidos, normalmente, entre 7 à 10°C , incluindo os da Touraine, Côtes de Provence, Coteaux d’Aix, Vins de pays e os vins de cépage (Cinsault, rosé de Syrah). Minhas sugestões são os Côtes de Provence Miraval, Château Saint-Anne Cimay e Château Minuty e os Bandol Domaines Ott Romassan Coeur-de-Grain e Tempier.
Assim, você pode escolher seus vinhos geladinhos, qualquer que seja sua preferência !