Orléans
Jeanne d”Arc é a heroína da França por excelência, pois sua campanha com ajuda divina expulsou os ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. O que mais atrai os turistas é o vínculo da cidade com o passado e com a vida de Jeanne d´Arc. Foi aqui que a Donzela de Orléans salvou a França dos ingleses em 1429. Desde o seu martírio em Rouen em 1431, ela é uma presença forte em Orléans. Todos os dias 29 de abril, 1º, 7 e 8 de maio, a libertação da cidade é reencenada com espetáculo cívico e benção na catedral.
O centro histórico de Orléans foi muito atingido durante a 2ª Guerra, mas grande parte reconstruída e uma certa grandiosidade permanece no Vieille Orléans, o quarteirão limitado pela catedral, a place du Martroi ( com a estátua equestre da heroína ).
A Maison Jeanne d’Arc foi reconstruída em 1961 de acordo com as casas da época, no lugar onde se hospedou em 1429 ( audiovisuais reconstituem sua vida ).
A visitar também o Hotel Groslot, a grandiosa mansão do século 16 na qual vários reis se hospedaram. O local funcionou como Câmara Municipal e ainda hoje é usado para eventos.
A ver também o Musée des Beaux Arts e a imponente catedral do século 13, reconstruída em estilo gótico entre os séculos 17 e 18.