O chef Christophe Saintagne
Ex-chef executivo e braço direito do Alain Ducasse, Christophe Saintagne abre seu primeiro restaurante no 17 ème, o Papillon. Depois de ter conseguido 3 estrelas no Plaza Athénée e no Le Meurice, feito uma carreira brilhante nos palácios da capital francesa, Christophe Saintagne decidiu abandonar as formalidades, as exigências e a busca contínua da perfeição e do sucesso para abrir sue próprio restaurante, mostrando sua verdadeira identidade com toda liberdade. Uma verdadeira cozinha de ator. E com muito talento!
Essa semana, fui prestigiar o talentoso chef e com muito prazer quero compartilhar com vocês, quem me acompanha sabe que eu trabalhei em restaurantes estrelados, vivi na pele a experiência da busca constante da excelência. Nada fácil, é um trabalho duro, várias horas em pé, carregar panelas pesadas, correr contra o tempo e a pressão que vem de todas as partes, parte do cliente, do chef e de nós mesmos. É por isso que hoje vários grandes chefes tem deixado o prestígio de trabalhar em grandes restaurantes para abrir um conceito que hoje chamamos de ” bistronomique”, uma mistura de um bistrô com uma cozinha gastronômica também dizemos “alta gastronomia do cotidiano”.
O restaurante Chez Papillon
Chez Papillon é um autêntico bistronomique, ambiente descontraído, poucas mesas, cozinha semi-aberta e garçons simpáticos. Christophe Saintagne sempre presente, muito amável e sorridente, sempre recebendo os clientes; sentimos realmente como se estivéssemos em casa.
Comecei minha degustação com aspargos brancos, servidos crus com um molho de estragão, molho cítrico, parma e um ovo mole. Várias texturas e sabores diferentes, uma delicia!
Meu cheri pediu o filet de maquereau (seria a cavala no Brasil) com erva-doce, molho de mexerica e bottarga.
Como prato principal optei pelo peixe que no Brasil seria o linguado servido com tapenade de azeitonas negras, coração de alface, rabanetes e aneis de cebolas.
Uma grande surpresa foi este prato, mistura terra e mar, porco confitado, algas e ostras e batatinhas cozidas. Uma loucura, perfeita harmonia e explosão de sabores e sensações.
Pedi de sobremesa uma brioche com peras, ameixa e erva- azedinha, bem leve e equilibrada.
Uma salada de frutas revisitada, com abacaxi com calda de banana e manjericão
Tirei a foto do cardápio para mostrar em primeiro lugar as criações do chef e os preços, que são bem razoáveis comparando as grandes mesas gastronômicas. No almoço tem a fórmula, entrada-prato ou prato e sobremesa a 28€ ou entrada-prato-sobremesa a 36€
Ao lado temos o espaço ” traiteur“, ótima opção para aqueles que preferem fazer uma “marmita” e comer em casa.
Espero que voces tenham gostado da dica !
Informações importantes
Reserva obrigatória, aberto de segunda a sexta no almoço e no jantar. Fechado sábado e domingo.
Endereço: 8 rue Meissonier – 75017 Paris
Telefone: 01 56 79 81 88
Eu fui, por indicação da Fernanda e amei!
Decoração moderna e chic,serviço simpático e comida divina e original!
Merci Fernanda por sempre nos dar excelentes dicas