Paris vai ser invadida nesta semana de vernissages e eventos em torno da feira Paris Photo. Assim, para se programar, fiz abaixo uma lista do que considero os locais e galerias mais interessantes para os amadores de fotografia !
Fotografia em Paris
Paris Photo
Em primeiro lugar, claro, a tradicional exposição no Grand Palais, reunindo uma seleção de obras das mais importantes galerias de fotografia francesas e internacionais, que em e muitos casos são também focadas em arte contemporânea. Veja os detalhes e a programação aqui: www.parisphoto.com
Estarei fazendo meu tour no dia 9/11, via stories do Instagram @parismaniaofficial e do Snapchat @ibbranco. Por outro lado, farei um artigo com minha seleção logo em seguida !
MEP – Maison Européenne de la Photographie
Em segundo, não podia ser outro que o MEP – Maison Européenne de la Photographie. Vários andares, sempre com exposições e com temas diferentes e originais. É, sem dúvida, o ponto central da fotografia em Paris, tendo como característica a de expôr tanto mestres consagrados da fotografia mundial, como novos fotógrafos talentosos. Assim, Sebastião Salgado ou Caio Reiseweiz. Varias exposições simultâneas serão inauguradas em 9/11, confira no site: www.mep-fr.org.
Centre Georges Pompidou
O Centre Georges Pompidou inaugura uma exposição de Brassaï, com o tema Graffiti, nas Galeries de Photographies (no sub-solo do Beaubourg)
Fundação Henri Cartier-Bresson
Claro que visitar a Fundação Henri Cartier-Bresson é um must ! Ali não somente são expostas obras do grande fotógrafo, como também os trabalhos de alguns de seus contemporâneos e de outros fotógrafos que nele se inspiraram e o sucederam, como por exemplo, William Eggleston ou Emmet Gowin. A Fundação cuida também dos arquivos de Martine Franck. – www.henricartierbresson.org
Atualmente, a exposição é de Louis Faurer, fotógrafo americano que tem New York como um de seus temas de predileção. A exposição vai até dezembro.
Falando de Cartier-Bresson, devemos continuar com um dos seus projetos que se perenizou, a célebre agência Magnum Photos, que organiza exposições temporárias. Olhem o site deles: www.magnumphotos.com
A visita já começa bem pela sua localização, no escritório de Robert Delpire, um dos grandes nomes da fotografia na França. Outra particularidade, as gavetas-arquivos cheias de tiragens classificadas que podem ser vistas com a condição de estar munido de luvas de algodão. Ali encontram-se obras de grandes nomes, de Capa a Henri Cartier-Bresson.
Galerie Le Bal
Em seguida, acho que a galeria Le Bal é bem interessante, mais orientada para um mix de fotos e vídeos com uma verdadeira busca e pesquisa de assuntos variados. Diria que tem um aspecto mais “intelectual” no foco de suas exposições, sempre tentando organizar conferências relacionadas aos temas, encontros com personalidades, projeções de filmes ou documentários. Confira no site : www.le-bal.fr.
A exposição do momento é focada na Provoke, com “Entre contestation et performance – La photographie au Japon 1960-1975, que vai até dezembro.
Galerie Polka
A Galerie Polka se consagra mais ao foto-jornalismo, ou seja, procura montar exposições com temas de sociedade, política ou outras diferentes realidades. O espaço é bem bacana e já expuseram fotógrafos como Marc Riboud ou Ethan Levitas. – www.polkagalerie.com . Atualmente, estão com duas exposições interessantes :
Camera Obscura
Não posso deixar de falar da Camera Obscura, uma galeria com uma visão tradicional da fotografia, mas com um olhar mais contemporâneo: muitas fotos preto e branco e menor presença de fotos digitais. Bem interessante. Vai apresentar vários de seus fotógrafos na Paris Photo. Na galeria, e exposiçao é Ghana – “We shall Meet again” de Denis Dailleux.
Galeria Les Douches
A galeria Les Douches, perto do Canal St Martin, é outra parada imperdível, pela qualidade de alguns de seus fotógrafos como Vivian Maier, Bruce Wrighton e Tom Arndt. www.lesdoucheslagalerie.com
La Galerie Particulière
La Galerie Particulière é indicada para os que gostam de se surpreender com fotógrafos e temas inusitados ou intimistas. Tudo muito contemporâneo. www.lagalerieparticuliere.com. Este ano, expõem Todd Hido.
Galerie Vu’
Mais uma galeria com excelente e talentosos fotógrafos, a Galerie Vu’, com a particularidade de ter um grande mix internacional. Estarão expondo no Paris Photo, com fotógrafos como Israel Ariño, Bruno Boudjelal ou Nolwenn Brod, entre outros. Na galeria, estão com uma exposição de Pieter Ten Hoopen e Yann Morvan. (Hôtel Paul Delaroche – 58, rue Saint-Lazare, 75009 Paris França – www.galerievu.com)
Para os fashionistas e amantes de fotografia, tem duas exposições neste momento. A do BnF (Bibliotèque Nationale de France – François Mitterrand) que retraça a fotografia de Richard Avedon relacionadas com a França. Veja mais qui: www.bnf.fr
Galerie de l’Instant
E, a outra exposição, é na Galerie de l’Instant, com o tema “Fashion”. Veja mais : www.lagaleriedelinstant.com
Galerie du Jour
Ainda uma galeria a destacar, a Galerie du Jour, da Agnes B, que alem de estilista lançou muitos fotógrafos nesta galeria. Com vídeos, instalações, graffitis, desenhos num grande espaço próximo do Centro Georges Pompidou. (44, Rue Quincampoix 75004 Paris França – www.galeriedujour.com). A exposiçao atual é “Mauvais Genre”:
Jeu de Paume
Para finalizar, sempre deve-se checar o que se passa no Jeu de Paume, as exposições e retrospectivas de fotografia são espetaculares e de qualidade única. São raros os fotógrafos icônicos que ainda não passaram por ali: Ai Weiwei, Diane Arbus, Claude Cahun, Berenice Abbott, Lee Miller, Richard Avedon, entre outros. Fique atento. – www.jeudepaume.org
Enfim, com todos esses endereços em Paris, você deve poder satisfazer seu amor ou sua curiosidade em fotografia !