Côte d’Azur
Nos últimos anos, tenho escolhido minhas férias na Côte d’Azur ao norte de Nice em direção à Mônaco e, mais especialmente, fico em Cap Ferrat. Certamente, uma das razões é que tenho amigos franceses nesse canto e, também, por que os lugares são menos lotados e têm muitos vilarejos bacanas. Assim, vou me concentrar nessa região, onde fui de férias há pouco !
O “arrière-pays” da Côte d’Azur
A primeira dica é reservar um dia para ir no “arrière-pays”, para visitar os vilarejos charmosos e são vários, mas somente acessiveis por estradas estreitas e em caminhos com altos penhascos altos.
St-Paul de Vence
Um programa imperdível é visitar St-Paul de Vence e, em particular, a Fondation Maeght que sempre tem exposições temporárias acontecendo. Uma verdadeiro museu no meio da natureza, feita pelo arquiteto catalão Josep Lluís Sert, que integrou ao seu projeto obras de artistas : a cour Giacometti, o labirinto de Miró, os mosaicos murais de Chagall et de Tal-Coat, o bassin et vitrais de Braque, a fonte de Bury, o stabile de Calder…
Fondation Maeght
Colombe d’Or
O hotel e restaurante mítico de Saint-Paul é o Colombe d’Or. Se não der para se hospedar, visite para um drink ou almoço. (www.la-colombe-dor.com)
La Table de Pierre
Uma outra opção bacana é o restaurante La Table de Pierre, no Mas de Pierre, do chef Michel Rostang (2 estrelas). O brunch é gostoso e à noite tem o menu gastronômico. (www.lemasdepierre.com). Para um restaurante mais acessível em pleno centrinho de Saint-Paul, recomendo o Le Tilleul (www.restaurant-letilleul.com).
Allain Llorca Restaurant
Um pouco fora, no campo, tem uma das melhores opções gastronômicas, com bela vista e excelente “cuisine” é o Allain Llorca Restaurant, que tem 1 estrela. (www.alainllorca.com)
Grasse
Uma alternativa muito charmosa é dar uma esticada até Grasse, não muito longe.
La Bastide Saint-Antoine
Nesse caso, um jantar ao por do sol no La Bastide Saint-Antoine do chef Jacques Chibois que tem um terraço muito bonito. Propõem também cursos de cozinha e degustação de vinhos. (www.jacques-chibois.com)
Bastide St Mathieu
Ou, passe a noite na Bastide St Mathieu (www.bastidestmathieu.com)
Villefranche
No trajeto entre Nice e Mônaco, passe pelo pitoresco centro de Villefranche e, além de visitar a Citadelle e a Chapelle St Pierre decorada por Cocteau, aproveite para ir norestaurante Carpaccio na frente do porto ou no Restaurante La Mère Germaine e sua conhecida “Bouillabaisse”, que é o prato de peixes típico da região.
Saint-Jean du Cap Ferrat
Um dos lugares mais elegantes da Côte d’Azur é Saint-Jean du Cap Ferrat. Muito discreto, pois nessa parte da Riviera não tem praias com areia (somente algumas pequenas “criques” com “galets”), nem restaurantes baratos ou de acesso fácil e, em consequência, não atrai multidões. O Cap tem três praias: a Paloma Plage, Les Fosses e sua mini Les Fossettes e do outro lado do Cap, a Passable.
Hotéis
Um dos hotéis mais espetaculares da Riviera fica no alto do Cap Ferrat, o Grand Hôtel Cap Ferrat***** e é muito luxuoso, com vista linda, num enorme parque. Um clássico.
O Hôtel La Voile d’Or**** se situa na beira do porto, com bonita vista da marina e do vilarejo, conhecido por seu restaurante bem romântico.
Restaurantes
Se prefere um pouco mais demovimento o melhor restaurante na marina é o Voilier do Cap, mas tem também os aficionados do Le Sloop. No alto do vilarejo, aproveitar para tomar o café da manhã no descontraído Café Civette, do lado da banca de jornais, onde todos os “habitués” vêm comprar sua leitura matinal (e tem um enorme vai-vem durante o dia e à noite).
A Paloma Beach é programa para o dia todo, incluindo o almoço, mas reserve com antecedência para não esperar muito. Mesmo se disserem que está lotado por telefone, se chegar por volta do meio-dia e meia, eles encontram um lugar nos “matelas” (espreguiçadeiras) ou para almoçar…
Tente, também, o restaurante da Plage de Passable que é bacana, mas um pouco caro para o que oferece. A praia é simpática e tem a vista de Villefranche.
Villa et Jardins Ephrussi de Rothschild
Dois lugares imprescindíveis a serem visitados, que são monumentos históricos e pertencem ao “Institut de France”, a magnífica Villa et Jardins Ephrussi de Rothschild:
Villa Grecque Kerylos
E a surpreendente Villa Grecque Kerylos, construída no inicio do séc. XX, em plena Belle Époque, mas totalmente inspirada pela Grécia antiga.
Villa Santo Sospir
Visitar a célebre “Villa Tatouée”, a Villa Santo Sospir, que pertenceu à grande amiga do poeta e artista Jean Cocteau, Francine Weisweiller. Durante o verão de 1950, Cocteau decorou todas as paredes com frescos à tempera com inspiração da mitologia grega ou da região da Côte d’Azur. E, posteriormente decorou a casa com mosaicos. A visita deve ser reservada com hora marcada no telefone +33 (0)4 93 76 00 16 ou confira o site da Villa : http://villasantosospir.fr ou o dos passos de Cocteau na Côte d’Azur: www.le-sud-jean-cocteau.org
Beaulieu
Uma dica bacana e ir almoçar na marina de Beaulieu no badalado African Queen e, para uma boa carne, experimentar o Fabuleux Destin.
Èze Village
Pegando a estrada mítica que liga Nice à Mônaco, pela “moyenne corniche” chega-se a Èze Village, o vilarejo medieval no topo de uma colina com uma vista imperdível e uma delicia de se visitar. Aproveite, também, para passear de carro na estrada da Alta Corniche, que é a mais espetacular !
Château de la Chèvre d’Or
Um dos hotéis mais lindos e chics da Côte fica em Èze é o Château de la Chèvre d’Or (www.chevredor.com). O restaurante é gastronômico e com uma vista única, mas você pode ir no terraço para uns drinks … no final da tarde.
Château Eza*****
Outro hotel charmoso é o Château Eza*****, lindo hotel com vista, charmoso e elegante – www.chateaueza.com
Em Èze-sur-Mer, o vilarejo à beira do mar tem uma praia muito bonita. A praia privativa se chama Anjuna, que ainda não conhecia. Foi a melhor surpresa destas férias. No estilo rustico e chic, poucos “matelas” e um restaurante absolutamente delicioso (e bom preço pela qualidade !). Esta é “a” dica para quem gosta de lugares descontraídos e charmosos !
Cap d’Ail
Minha última dica destas férias é uma outra praia que fica no Cap d’Ail, a La Réserve de la Mala. Já tinha ido de barco para tomar uns drinks, mas nunca tinha passado o dia. Esta “plage privée” é muito badalada, pois tem um lounge bacana com DJ e fica aberta até tarde. O restaurante se espalha pelo espaço com um terraço mais calmo em cima, um restaurante coberto e mesas espalhadas pelo lounge para grupos de no mínimo 10 pessoas, prevendo as reservas dos barcos que vêm almoçar …