O Sudoeste da França é repleto de cavernas. Embora algumas delas tenham sido ocupadas por homens pré-históricos, não parece ter sido esse o caso de Gouffre de Padirac.
Gouffre de Padirac
O lugar lembra um poço gigantesco, parecendo-se um pouco com os “cenotes” guatemaltecos. Esse buraco no chão é resultado do desabamento de uma parte do teto de uma gigantesca caverna (esta imensa cratera tem 35 m de largura e 103 de profundidade) abrindo uma entrada para um verdadeiro labirinto subterrâneo com passagens, formações calcárias de estalagmites e estalactites (que parecem obra de Salvador Dali), salões, cachoeiras, lagos, e um rio, que pode ser navegado.
Deve-se tomar três elevadores diferentes para chegar até o rio subterrâneo a cem metros de profundidade (sucessão de galerias) onde se embarca num bote para 11 pessoas e se navega até um salão conhecido como Le Lac de la Pluie (Lago da Chuva), onde o grupo desembarca e inicia o passeio a pé, com um guia, de aproximadamente 2 km, cerca de 1h30.
Com passarelas seguras e boa iluminação, esse é um passeio que pode ser feito por pessoas de todas as idades e sem um especial preparo físico. Uma sugestão para quem estiver em Rocamadour (25 minutos).