Cahors é a principal cidade do Quercy rural, de 2.000 anos, cercada pelas defesas naturais do rio Lot. Este pequeno centro comercial é famoso por suas trufas, uma feira nas manhã de sábado e o vinho Cahors, escuro e inebriante, produzido desde a era romana.
A principal rua de Cahors é o boulevard Gambetta, uma via típica do sul da França, ladeadas por árvores, cafés e lojas. A catedral fortificada, atrás das ruas estreitas da cidade velha de Cahors, data de 1119 e apresenta belos detalhes medievais.
Vale a pena também procurar na área da catedral a ornamentada Maison de Roaldés, do século 16. Mas o ponto de referência da cidade é a Pont Valentré, uma ponte fortificada, com sete arcos pontudos e três torres sobre o rio. Foi construída entre 1308 e 1360, e resistiu a diversos ataques desde então. A ponte é uma visão de tirar o fôlego e, provavelmente, um dos monumentos mais fotografados da França. Uma maneira alternativa de aproveitar é pegar um barco lento no ancoradouro perto da ponte e fazer um passeio de 90 min. pelo lago.