Esqueça os oceanos e os cruzeiros convencionais, a grande aventura é embarcar num barco-hotel (existe até de 5 estrelas) e usufruir a possibilidade de navegar pelos canais da França – que são inúmeros – numa viagem que mistura gastronomia, arte, cultura e natureza exuberante.
Os canais da França
Canal do Midi
Um dos mais conhecidos circuitos é o que é feito no sudoeste da França num trecho do Canal du Midi: canal que foi construído para ligar o oceano Atlântico ao mar Mediterrâneo e projetado no século 17 como solução econômica, militar e política.
Este passeio permite conhecer: Béziers, cidade-museu a céu aberto, com sua arquitetura de Belle Époque, conhecida pelas arenas romanas; Toulouse, a cidade-rosa, que muda de tom ao longo do dia; e a cidadela de Carcassonne, mais bem preservada cidade medieval, com suas fortalezas que atestam a passagem dos povos celtas, galo-romanos visigodos.
No quesito gastronomia francesa, o cassoulet é a especialidade da região do Languedoc-Roussillon, e é na passagem da cidade de Castelnaudry que é protagonizado o título de “capital mundial do cassoulet”.
Veja nosso artigo aqui:
Canal da Borgonha
Um outro circuito é o do canal da Bourgogne, a 150 km a sudeste de Paris, que reúne paisagens exóticas, rodeadas de vinhedos a perder de vista.
Neste percurso fluvial que começa em Saint Jean de Losne, segue os contornos do vale Ouche, Dijon, até Pouilly, encontramos castelos medievais que abrigam o néctar dos deuses. No programa visita aos domínios vinícolas, regados com boa gastronomia.
Conheça mais sobre Dijon, leia aqui:
Canal de Rouen
Assim como o circuito que sai de Rouen capital da Normandia, construída no século 14, cidade onde Joana D´Arc foi condenada e martirizada, em direção ao Havre (maior porto depois de Marselha).
Aproveite para conhecer o Museu com umas das melhores coleções dos impressionistas, parada não muito longe. ainda pode curtir a pitoresca Honfleur na margem do Sena, extremamente apreciada pelos turistas com suas vielas estreitas e floridas, seus charmosos restaurantes ao longo dos cais, e o museu dos pintores normandos.
Ou então, um programa de luxo na Provence que combina 6 noites num peniche-hotel com outras noites em terra (3 em Aix-en-Provence, 2 em Nimes) ?
Opções não faltam para esta experiência única na França !