Saint-Émilion, inscrita no patrimônio mundial da Unesco, é um encantador vilarejo medieval no topo da colina rochosa e no meio de um mar de videiras ( 5.000 hectares ), apelação mais vasta de Bordeaux, na prestigiosa região que produz o vinho tinto do mesmo nome.
Saint-Emilion
Saint-Emilion, inscrita no patrimônio mundial da Unesco, é um encantador vilarejo medieval no topo da colina rochosa e no meio de um mar de videiras ( 5.000 hectares ), apelação mais vasta de Bordeaux, na prestigiosa região que produz o vinho tinto do mesmo nome.
Imperdível na rota dos vinhos de Bordeaux
O visitante será seduzido pelo charme deste vilarejo, um autêntico museu ao ar livre, onde a história é desenhada no passeio pelas ruelas empedradas, monumentos e igrejas góticas, pequenas praças inseridas, muralhas cobertas pela vegetação, e partes das fortificações do século 12 ainda preservadas. Seus olhos serão atraídos pelo ocre claro das pedras calcarias e telhas vermelhas em contraste com as folhas dos vinhedos e pelos proprietários de vinícolas que fazem sua fama. Seu paladar se deliciará com os aromas do vinho e o cheiro dos “macarons” fabricados na pura tradição.
O mágico interior da maior igreja monolítica da Europa, escavada na rocha calcária pelos seguidores do monge Santo Emiliano após sua morte ( a partir do século 9 ), infelizmente foi arruinado por colunas de concreto colocadas para evitar o colapso da estrutura, mas evidenciando além da igreja a presença de 200 km de galerias subterrâneas.
A Irmandade de vinhos St Emilion, chamada Jurade, mantém a tradição da autenticidade e qualidade de seus vinhos e organiza o Festival anual da Primavera. Saint Emilion é ponto de partida para visita dos famosos “chateaux”, adegas e vinhedos da região, assim como para um roteiro pela Dordogne.