Sapatos feitos à mão com um toque de alta costura para os pés. Bordados preciosos, ráfias tramadas com delicadeza e detalhes tão ricos que lembram verdadeiras obras de arte: essa é a exuberância que promete marcar os calçados do Verão 2017. Para a estação, os designers apostam em peças statement, verdadeiras jóias feitas à mão que transitam entre a extravagância e o aspecto rústico dos materiais naturais.
Na grife italiana Kallisté os detalhes se transformam nos protagonistas da coleção, que brinca com cores vivas, formas e materiais inusitados. As ráfias são transformadas em pompons delicados, emprestando um charme clássico ao mule bicolor. Nas sandálias, uma cascata de bordados em degradê que vai do vermelho ao laranja ajuda a quebrar a monotonia do pretinho básico.
Definindo seu trabalho como um footwear de luxo, a designer paquistanesa Meher Kakalia buscou inspiração nas tradições artesanais de seu país natal para criar peças únicas e repletas de memórias afetivas. Cada par pode levar até três dias para ficar pronto, executado pelas mãos talentosas dos artesãos de seu ateliê. As sapatilhas e babouches combinam tecidos em tie dye, bordados minuciosos e detalhes em ráfia, unindo técnicas ancestrais e uma riqueza de detalhes que é um deleite para os olhos.
Com um mix de referências dos anos 40 e 70, a coleção Primavera Verão 2017 de Robert Clergerie une a natureza ao artesanato, com shapes arquitetônicos e cores vibrantes. O ponto alto são as ráfias: multicoloridas e tramadas inteiramente à mão, elas transformam os oxfords e babouches em pequenas obras de arte, dando um toque fun ao design tradicional.
Para as moderninhas, a marca norte-americana Loeffler Randall oferece opções irreverentes, combinando calçados de shape minimalista com detalhes ultra coloridos, feitos à mão. Pompons de ráfia e bordados felpudos trazem uma pegada effortless chic para as mules e os chinelos slide, em uma paleta de cores que flerta com os tons cítricos e promete elevar as temperaturas da estação