Você sabe quem criou o perfume que você está usando?
Um dos mistérios e boa parte do charme do mundo da perfumaria vem do fato dos perfumistas trabalharem historicamente com discrição, sem ter seu talento conhecido e reconhecido pelo consumidor final. Em parte, isso se explica pela valorização de outros aspectos do produto ao longo tempo, como a marca e o storytelling. Hoje, com os avanços tecnológicos que permitem acesso fácil e abundante à informação, vivemos um momento de revalorização da fragrância e a busca pela essência do produto, onde o curioso consumidor bem informado deseja saber todos os detalhes sobre o seu produto favorito, principalmente sobre o seu criador, o perfumista!
E quem é o perfumista?
Os primeiros perfumistas da história foram nomeados pelo parlamento no século XVI, no Sul da França. Eles eram mestres luveiros que dominavam a técnica de curtir e perfumar luvas de couro, moda que foi popularizada por Catarina de Médici, em Paris. A figura poética do perfumista evoluiu e hoje, além de criar perfumes, ele é responsável por selecionar os mais raros ingredientes, ele escreve livros, conversa com consumidores, cria perfumes para espetáculos culturais e até mesmo cria sua própria marca de perfumes.
Francis Kurkdjian, criador de Le Mâle da Jean-Paul Gaultier, perfumista da Takasago e possui a sua própria marca de perfumes que leva seu nome.
Cada vez mais, jovens talentos apaixonados pelo universo da perfumaria surgem e oferecem novas alternativas de produtos exclusivos. São perfumistas autodidatas que estudam perfumaria de forma obstinada e incansável e expressam sua arte diretamente para o consumidor final.
Olivia Giacobetti, Jerome Epinette e Bem Gorham, Byredo
Nunca as histórias reais conectaram e aproximaram tanto o público de seus autores, veja o exemplo da indústria cinematográfica. Na perfumaria não é diferente, consumidores querem conhecer não só quem criou o perfume, mas qual foi sua inspiração, como ele pensa e vive.
Conheça os 5 perfumes femininos e masculinos mais vendidos na França e seus perfumistas criadores:
Os 5 perfumes femininos + vendidos na França:
1º La Vie Est Belle, Lancôme, por Anne Flipo, Dominique Ropion e Olivier Polge
2º J’Adore, Dior, por Calice Becker
3º Coco Mademoiselle, Chanel, por Jacques Polge
4º La Petite Robe Noire, Guerlain, por Thierry Wasser
5º Nº5, Chanel, por Ernest Beaux
5 perfumes MASCULINO + vendidos na FRANÇA
1º Invictus, Paco Rabanne, por Veronique Byberg, Anne Flipo, Olivier Polge e Dominique Ropion
2º Bleu, Chanel, por Jacques Polge
3º Terre D’Hermès, Hermès, Jean-Claude Ellena
4º 1 Million, Paco Rabanne, por Christophe Raynaud, Olivier Pescheux e Michel Girard
5º Boss Bottled, Hugo Boss, por Annick Menardo
Se você ainda não descobriu o criador do seu perfume favorito, visite http://olfatheque.com/. Basta incluir o nome do perfume para encontrar a ficha completa do produto, inclusive o perfumista que o criou, gostou? Então deixe aqui seus comentários e conte quais outros temas da perfumaria mais interessam você.
Até a próxima!