Toulouse, a cidade mais importante do sudoeste da França ( 4ª maior do país ) com um patrimônio excepcional, reserva-lhe belas surpresas. Hotéis da idade de ouro do pastel (planta cultivada no século XVI pelo seu pigmento azul), edifícios religiosos adornados com tijolo e pedra, ricas coleções de museus situados nos monumentos notáveis ou em antigas áreas industriais hoje rejuvenescidos: de local em local, surpreenda-se!
Toulouse
Ao longo das ruas e seus monumentos, a “cidade rosa” revela sua história e todos os seus encantos. Ao cair da noite, as iluminações dão uma nova cara às fachadas, ao rio Garonne e aos monumentos da cidade.
Não deixe de visitar : a Praça do Capitole (e a sala dos Ilustres na majestosa Câmara Municipal (hôtel de ville), a Basílica de St Serein ( lugar de peregrinação para Santiago de Compostela ), o conjunto conventual dos Jacobinos ( fundado nos séculos XIII e XIV pela ordem dos dominicanos; este conjunto é uma das joias da arte gótica meridional ), o Velho Toulouse e seus hotéis particulares: Assézat (fundação Bemberg) e Bernuy, os museus como: o Museum de História Natural, os Augustins (belas-artes), Saint-Raymond, Les Abattoirs (arte moderna e contemporânea), Georges Labit (dedicado a Ásia), Paul Dupuy (artes gráficas e decorativas).
Famosa pela sua industrial espacial, como mostra a Cité de l´Espace, logo na saída da cidade, e o Canal do Midi ( classificado como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO ).
Aproveite a gastronomia generosa para saborear os muitos produtos regionais: foie gras, magret de canard (peito de pato), cassoulet (especialidade a base de feijão branco, pato e ganso), salsichas de Toulouse, vinhos (Fronton, Gaillac, Armagnac), queijos (Roquefort, queijo Tomme dos Pireneus), iguarias a base de violeta…