Um pequeno roteiro pelo Jardim da França
Uma região que mais parece ter saído de um conto de fadas. Assim é o Vale do Loire, um conjunto de cidades francesas que abrigam castelos imponentes em meio a paisagens magníficas. A região é considerada Jardim da França e já abrigou a corte francesa durante os séculos XV e XVI, época em que os castelos do Loire foram construídos.
Localizado a apenas 2 horas de carro de Paris – capital da França, o Vale do Loire é listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO e possui vários atrativos que te esperam para uma experiência turística única; veja a seguir o pequeno roteiro pelo Jardim da França que preparamos para você explorar ao máximo tudo o que essa região encantadora tem a oferecer:
Vale do Loire : castelos dignos de contos de fadas
O Vale do Loire possui um patrimônio arquitetônico rico, com traços do renascimento e do iluminismo. A região é formada por cidades que tiveram importância significativa na história da França como Orléans, Tours, Blois, Chambord, Villandry, Amboise, Chinon, Angers, Nantes, Cheverny, Saumur e tantas outras, que abrigam castelos e fortalezas medievais, como os famosos Castelos de Chambord, Amboise, Chenonceau, Villandry, Langeais e outros não tão conhecidos.
Estima-se que o Vale do Loire tenha mais de 300 châteaux (castelos, fortalezas) que possuem imensos e lindos jardins que dão cor e vida às paisagens medievais da região. Como em um único post não conseguiremos mencionar todos os castelos e fortalezas medievais do Loire, a seguir destacamos as principais edificações dignas de contos de fadas e que merecem a sua visita:
Blois, um dos châteaux mais histórico do Vale do Loire
Localizado em Loir-et-Cher, no Vale do Loire, o Château de Blois possui uma grande importância histórica, pois já foi residência de reis e rainhas da França. Trata-se de uma edificação com influências renascentista, clássica e gótica que passou por várias ampliações durante as ocupações da monarquia francesa. Em Blois, Joana D’Arc foi abençoada pelo arcebispo de Reims no ano de 1429.
Entre as atrações do castelo destacam-se a escada octogonal de Francisco I localizada na parte externa do edifício, a Torre do Foix e os aposentos reais secretos. Atualmente o Château de Blois abriga o Museu de Belas Artes, com um acervo de mais de 35000 obras, das quais podemos destacar tapeçarias e peças arqueológicas.
Como chegar no Château de Blois partindo de Paris
O Castelo de Blois fica localizado no coração da cidade de Blois, no Vale do Loire, distante de Paris cerca de 185 km. Trens da empresa SNCF realizam o trajeto até Blois partindo de Paris e de Tours, em viagens que duram 1h30m e 35 minutos, respectivamente.
Por ser uma cidade de tamanho e infraestrutura consideráveis, Blois costuma ser um ótimo ponto de partida para visitas ao Castelo de Chambord.
Château de Chambord, o maior Castelo do Vale do Loire
Um dos castelos mais visitados no Vale do Loire é o Château de Chambord, uma edificação renascentista construída entre os anos de 1519 a 1547. Chambord foi inicialmente criado para ser um pavilhão de caça do rei Franscisco I e por isso não possui características luxuosas nem mobiliário esplendoroso, mas o seu tamanho (mais de 440 quartos) e seus elementos arquitetônicos atraem turistas de todas as partes do mundo.
As grandes atrações do Castelo de Chambord são a escada de dupla-hélice cuja projeção é dada a Leonardo da Vinci, o quarto do rei – luxuosamente decorado em veludo e as mais de 280 torres e chaminés do Château.
Como ir de Paris para o Castelo de Chambord, na França?
Há pelo menos três maneiras diferentes de visitar Chambord partindo da capital francesa. Localizado a uma distância de 180 km de Paris, você pode pegar um trem da empresa SNCF nas principais estações da capital com destino à cidade de Blois. De lá, será necessário pegar um ônibus da companhia TLC com destino a Chambord.
Outra forma de se deslocar de Paris até Chambord é reservar um passeio com um motorista guia em português, em uma viagem que dura cerca de 2 horas.
A terceira forma – e a mais barata – de visitar o Castelo de Chambord é de ônibus, em uma viagem que dura cerca de 3 horas até a cidade de Tours e de lá se deslocar para Chambord. Na alta temporada, de maio a setembro, a prefeitura disponibiliza diariamente um ônibus especial (navette) para o château.
Château de Azay-le-Rideau, símbolo da arquitetura renascentista na França
Às margens do Rio Indre e cercado por belos jardins está o Castelo de Azay-le-Rideau, uma belíssima edificação renascentista construída no século XVI por Gilles Berthelot. Durante a Guerra dos Cem Anos, o Château de Azay-le-Rideau foi queimando e posteriormente reconstruído sob o comando de Francisco I, dando início a uma série de reformas que preservaram a história do castelo e de seus antigos donos.
Azay le Rideau é considerado um dos mais bonitos castelos do Vale do Loire, apesar do seu tamanho pequeno. Os vários donos do castelo conseguiram ao longo dos anos preservar a arquitetura e a história do local, transformando-o em um verdadeiro tesouro francês. Os cômodos do château são decorados luxuosamente. Destaque para a escadaria central do castelo, para o café e a loja de souvenirs localizados na parte externa do château.
Como chegar em Azay le Rideau?
Azay le Rideau fica distante de Paris cerca de 260 km de distância e fica localizado dentro de um parque arborizado. Partindo de Paris, na estação Gare Montparnasse pegue um trem de alta velocidade até a cidade de Tours e de lá um trem regional ou ônibus até a estação de Gare de Azay le Rideau. A viagem dura em média 2 horas.
Com um motorista – guia em português, saindo de Paris, você pode fazer a visita da região durante um ou dois dias, saindo e retornando para Paris.
O Château de Villandry e seus jardins
O Castelo de Villandry é uma edificação renascentista construída em 1536 às margens do Rio Loire. Famoso pelo seu jardim ornamental de três andares, Villandry possui como principais atrações uma galeria de arte, o salão oriental e a torre de menagem.
O Castelo de Villandry conta ainda com um espaço especial para crianças no jardim, uma área recreativa para que os pais possam visitar o château com seus pequenos. Além disso, os visitantes do castelo podem descansar diante de um lindo jardim de água, cercado por fontes e de uma horta decorativa composta por flores e legumes.
Como chegar em Villandry
Distante de Paris cerca de 255 km, para chegar em Villandry partindo da capital é necessário pegar um trem TGV até a cidade de Tours. De lá pegue um ônibus da companhia Fil Vert (linha V) e desça na parada de Villandry.
Também é possível ir de Paris para Villandry em um passeio privado, com motorista guia em português, em uma viagem que dura aproximadamente 2h30m. Entre em contato para saber mais.
Onde ficar hospedado no Vale do Loire
Na hora de buscar por acomodações no Vale do Loire, analise os prós e contras de cada hotel. Leve em consideração se está a viajar de carro próprio ou alugado, se o local é servido por transportes públicos, se há comércio próximo do hotel.
Apesar de ser uma região repleta de fortalezas medievais e castelos magníficos, o Vale do Loire possui acomodações para todos os gostos e bolsos – das econômicas às hospedagens de luxo. Há ainda a possibilidade de se hospedar em um château-hotel e passar a noite em edificações renascentistas, camas com dossel e acordar com vistas para jardins deslumbrantes. Veja a seguir onde ficar por uma ou mais noites no Vale do Loire:
Château De Verrières, hotel cinco estrelas em Saumur
Estadia e serviços de primeira classe em um castelo localizado na cidade de Saumur. No hotel é possível hospedar-se em meio a móveis de época e ao mesmo tempo desfrutar da modernidade de suas instalações luxuosas.
O hotel possui um centro de SPA, Wi-Fi gratuito aos seus clientes, e 10 quartos decorados individualmente, que custam a partir de 255 euros.
O hotel 4 estrelas Domaine Les Hauts de Loire
Exterior do hotel-castelo Domaine Les Hauts, no Vale do Loire – França. Foto: hautsdeloire
Pertencente à rede hoteleira Relais & Châteaux, o Hotel Domaine des Hauts de Loire fica localizado na cidade de Amboise, no Vale do Loire. Relativamente pequeno se comparado a um castelo, o hotel possui 25 quartos e uma área de lazer composta por piscina, jardins e um campo de tênis.
O hotel possui um restaurante 2 estrelas no Guia Michelin e apesar de ser um 4 estrelas, possui acomodações a preços bem acessíveis, a partir de 130 euros.
O Château De La Bourdaisière, hotel três estrelas em Montlouis-sur-Loire
Château De La Bourdaisière, um hotel com preços acessíveis no Vale do Loire.
Não menos charmoso, em uma edificação do século XV construída em uma área de 140 hectares e que possui acomodações confortáveis à partir de 150 euros. O Château De La Bourdaisière também oferece aos seus hóspedes um restaurante gastronômico e uma piscina aquecida.
Château de Chambiers, em Durtal
O Château de Chambiers é uma propriedade privativa acolhedora, onde a reserva do quarto pode ser feita diretamente com os donos do local, que recebem cada hóspede com muito carinho. Esta hospedagem fica localizada em um parque de 6000 hectares e oferece café da manhã e wi-fi inclusos na diária.
Os seis quartos do Château de Chambiers possuem decoração do século XVIII e custam a partir de 155 euros.
Além dos castelos, o Vale do Loire possui uma natureza única e outras atrações imperdíveis, como seus vinhos, rica gastronomia local e patrimônio histórico de suas cidades. Com um pouco mais de tempo, ou em uma ida e volta de Paris, não deixe de explorar esta rica e linda região.
O PARIS MANIA em parceria com a GIMtravel organiza o seu passeio pela região. Saindo de Paris, ou diretamente no local, com guias em português. Entre em contato conosco para mais detalhes.
Priscilla, gostaria de montar um roteiro de viagem para França em até 10 dias, viajo sozinha, o que sugere?