Vannes é situada na cabeceira do golfo do Morbihan ( sul da Bretanha ) foi capital dos Vênetos, uma tribo de grandes navegantes que foi vencida por César em 56 a.C. No século 9, o primeiro duque da Bretanha fez aqui sua fortaleza.
Vannes
A cidade manteve sua influência até a assinatura da união com a França em 1532, quando Rennes tornou-se capital da Bretanha. Atualmente é uma ativa cidade comercial, com um bairro medieval bem conservado e serve de base para explorar o golfo do Morbihan (para apreciar os pontilhados de ilhas, os portos que vivem da pesca e os sítios megalíticos ).
As muralhas da cidade
As antigas muralhas orientais da antiga Vannes pordem ser vistas do passeio de la Garenne. Ainda existem duas das antigas portas da cidade ( uma com lavanderias do século 17 ). Um passeio a partir da Porte St Vincent leva ás velhas praças do mercado, ainda em uso. A place des Lices era antigamente o cenário de torneios medievais, e nas ruas próximas, casas muito bem conservadas.
Outros destaques
A catedral St-Pierre do século 13 ( totalmente reconstruída ), o mercado coberto La Cohue ( que foi o maior ponto de encontro da cidade ) e o chatêau Gaillard do século 15, onde fica o Musée Archéologique.